sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RIO DA VIDA

RIO DA VIDA

Leia em sua Bíblia: Apocalipse 22: 1 – 6.

“O rio da água da vida..., claro como cristal, fluía do trono de Deus” Ap 22:1).

As terras próximas do rio permanecem verdes, as flores desabrocham, as sementes nascem, crescem e frutificam exuberantes. Os pássaros descem fatigantes de seu vôo e banham-se nas águas límpidas e frescas; animais abrem suas tocas nas margens férteis e passeiam aqui e ali, satisfeitos com a amenidade das paragens. Ao redor de um rio existe vida abundante, rica dádiva que desponta da nascente e ecoa pelo seu leito, engrossando mais e mais, até a embocadura.

A vida de Deus que existe nos cristãos autênticos deve ser como um rio que nasce nas montanhas e ecoa para o mar: onde ele passa, vai transformando tudo em bênçãos e vitalidade. Será verdade? Seríamos eu e você este canal de bênçãos em meio aos desertos da vida? Permita que o Espírito Santo encha a sua vida de águas vivas a fim de saciar a sede febril da humanidade sem Deus, espalhando a mão cheia de bênçãos incomparáveis.

Se a sua vida estiver completamente cheia da graça e do poder do Espírito de Deus, ela transbordará para o seu ambiente. O Senhor Jesus cristo certa vez exclamou: “Se alguém tem sede, venha à mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7: 37-38).

O plano de Deus é transformar em canais aqueles cuja vida é dirigida por Cristo – verdadeiras correntes invisíveis através dos quais o seu Espírito – o Divino Consolador – opera soerguendo o mundo perdido. O cristão é apenas um instrumento nas mãos de Deus, e somente por meio dele sua obra misericordiosa é comunicada ao coração e à vida dos homens. A vida baseada em Cristo, a fonte de água viva, torna-se tão poderosa que, em toda parte onde ela passe, acabará deixando um rastro de vida e bênçãos – uma mostra do grande Rio da Vida que Deus nos promete na passagem bíblica que lemos hoje. O amor de Deus quer preencher-nos e transbordar para o mundo árido em que vivemos.

.........................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

...........................................

Fonte: Pão Diário.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OPROFESSOR

O PROFESSOR

Leia em sua Bíblia: Gálatas 3: 23 – 29.

“A Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé” (Gl 3:24).

Lembro-me de quando eu e meu irmão pegávamos ônibus para ir à escola. Ele estudava na segunda série primária e eu estava na primeira série do ensino médio. O ônibus nos deixava perto de casa e tínhamos que seguir à pé. Era quase uma hora da tarde. Eu estava com fome e cansado, meu irmão também. Mas ele sempre foi mais teimoso que eu. Eu dizia a ele: “Anda mais ligeiro, quero chegar logo em casa”! Ele então jogava a mochila no chão e se eu não a carregasse ficaria por lá mesmo. Outras vezes senta-se à beira do caminho e se recusava a caminhar.

É comum agirmos assim diante de Deus. Deus nos mostra o caminho, ensina, mas nós somos teimosos. Somos como estudantes. Deus nos manda para a escola para aprendermos a viver a vida de forma correta neste mundo. O professor dessa escola é a lei de Deus. O professor nos ensina, mas ele mesmo não faz nada em nosso lugar, apenas nos diz para onde deveríamos ir. Cada faz o que quer com o que aprendeu na escola. Alguns acham aquilo tudo uma bobagem inútil para a vida. Outros consideram o conhecimento adquirido muito importante e o praticam. Porém, nosso “professor” não é Deus. Ele quer levar-nos ao conhecimento de Deus. Quer que conheçamos a Jesus Cristo, pois ninguém ganhará, a vida eterna apenas obedecendo às regras dadas pelo professor. São apenas regras, não são a própria vida. Esta está em Jesus. Relembre a orientação da lei de Deus e deixe que ela o guie ao arrependimento e a uma vida por meio de Jesus. A lei é boa, pois quer nos conduzir ao Senhor Jesus Cristo. Só ele pode nos livrar da teimosia e nos transformar em filhos de Deus. Com Jesus na sua vida você terá garantia de vida eterna e certeza de que nada poderá separá-lo do amor de Deus, pois você se tornará livre de toda lei, livre de toda condenação e um filho amado e querido por Deus. Deus nos oferece uma vida de amor por ele, não de cumprimento de ordens.

..................................

Reflexão de: Erleu Fernandesmail:

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

..................................

Fonte: Pão Diário.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SABÃO EM PÓ

SABÃO EM PÓ

Leitura da Bíblia: Salmo 51: 1 – 19.

“Lava-me de toda a minha a culpa e purifica-me do meu pecado” (Sl 51:2).

A tarefa doméstica de lavar as roupas tem-se se tornado cada vez mais fácil graças ao sabão em pó. As propagandas deste produto são muito convincentes: prometem limpar todas as fibras da roupa com o mínimo esforço. Mas o que o sabão em pó tem a ver com a leitura de hoje?

Pois bem, este salmo foi escrito pelo rei Davi em um momento de grande angústia. Ele havia a acabado de ser repreendido pelo profeta Natã (2Sm 12:1-14) e sua consciência estava pesada. Sentindo-se culpado e não tendo mais como esconder o seu pecado, Davi resolve confessá-lo a Deus, pedindo que seja misericordioso. Após a confissão e o arrependimento, expressa a Deus o seu deseja de ser lavado e de se tornar puro novamente (V.2). Alguns versículos adiante ele repete: LAVA-ME! (v7). O que se deve ser levado em consideração aqui não é apenas a necessidade de limpeza, mas o modo como teria de ser feita. Davi está pedindo a Deus que o lave como se lava uma roupa, isto é, com profundidade, e não superficialmente como se lava um prato. Nos tempos bíblicos não havia sabão em pó para limpar todas as fibras. A sujeira era removida pela água ou esfregando muitas vezes as roupas nas pedras até ficarem limpas. Davi precisava de uma lavagem intensiva: Deus tinha de trabalhar nova e profundamente na vida do rei para que este fosse purificado.

Além de desejar a remoção da sujeira – seus erros e sua culpa – Davi também pede a Deus uma mente pura e um espírito inabalável (v 10) e pronto a obedecer (v 12). Somente então o Senhor se agradaria novamente dos sacrifícios sobre o altar (v 19), ou seja, dos atos de adoração de Davi. Deus está sempre pronto a nos perdoar e nos purificar. Quando demonstramos arrependimento e confessamos nossos erros a ele, o “sabão em pó divino” entra em ação. Então, seja qual for o seu pecado, peça perdão e acerte sua vida com o Criador. O perdão de Deus limpa e remove nossas manchas mais profundas.

....................................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.....................................

Fonte: Pão Diário.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CONSELHO CERTO

CONSELHO CERTO

LEIA EM SUA Bíblia: 1 Reis 12:1-14

“Roboão ... rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe tinham dado e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo” (1Rs 12.8).

O principal personagem do texto bíblico de hoje é Roboão, que herdou o trono de seu pai, Salomão – rei de Israel conhecido por sua sabedoria. A atitude do rei na ocasião narrada neste texto é lamentável. Primeiramente buscou o conselho das autoridades que colaboraram no governo de seu pai, e eles lhe disseram que deveria agir em benefício do povo - diminuindo os impostos e os trabalhos exigidos (corvéia). Mas Roboão rejeitou o conselho daqueles líderes idôneos e foi buscar a opinião dos jovens que haviam crescido com ele – por sinal, inexperientes e alheios à situação do povo. Ora, o conselho destes foi oposto ao anterior: aumentar ainda mais a carga imposta ao povo, tornando-se um rei mais rígido que Salomão. Quando os israelitas foram ouvir a resposta do rei, este foi áspero e não atendeu às suas reivindicações. Sua insensatez foi uma das causas da divisão de Israel nos reinos do norte e do sul.
Infelizmente, a mesma atitude se observa na vida de muitas pessoas que, à semelhança de Roboão, não seguem os conselhos certos, mas aqueles que parecem ser mais fáceis ou que possam trazer algum benefício – e acabam tendo de lidar com grandes fracassos. Você já passou por uma situação assim? Buscar conselhos é demonstrar humildade, mas também é preciso procurar os conselheiros certos. Antes de tomar uma decisão, peça a opinião de pessoas experientes, maduras na fé e que tenham um relacionamento íntimo com o Senhor. Elas podem ajudar no discernimento da vontade de Deus para sua vida. Busque também o conselho divino por meio da oração, da leitura da Bíblia e da orientação do Espírito Santo. Seguindo o conselho certo – aquele que vem de Deus – há maior probabilidade de sucesso em suas decisões.
Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio (Pv 19.20).

....................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

....................................

Fonte: Pão Diário.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

GRATIDÃO

Gratidão

Leia em sua Bíblia: Filipenses 4:4-7

“Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu” (Lc 17.15-16).

Certo missionário conta que recebeu uma carta com más notícia
s. “Minha alma estava muito dolorida e triste”, escreveu. “Orei, mas a tristeza não desapareceu. Nisso, numa visita a uma casa no interior, vi na parede estas palavras: ‘EXPERIMENTE A ATITUDE DE GRATIDÃO’. Fiz isso e, num instante, a tristeza desapareceu para nunca mais voltar”. Paulo recomendou aos cristãos terem essa postura de gratidão. Espírito de gratidão o ano inteiro ao levantar-se, ao deitar-se, na madrugada ou ao meio-dia. Em tudo somos chamados a dar graças. Na realidade é um desafio que enfrentamos sempre. Jesus disse que teríamos aflições em nosso viver, mas prometeu estar conosco todos os dias.
A razão por que devemos ter essa atitude é que temos em nós o dom indescritível de que fala
2Co 9.15. Esse dom é a graça de Deus na pessoa do próprio Jesus Cristo, uma dádiva dada por Deus a cada cristão. Gratidão constante porque ele, Jesus, é a expressão do amor de Deus que está conosco, sempre presente. O cristão experimenta isso muito fortemente na família, na união que existe entre seus membros. É Jesus quem torna possível essa comunhão, razão de sobra para agradecer. Jesus caminha com seu povo.
O cristão é uma pessoa vitoriosa. Lemos na segunda carta de Paulo aos Coríntios que Jesus sempre conduz o cristão em triunfo
(2Co 2.14). Como cristão, você é vitorioso! Nada pode deter a sua marcha triunfante. Continue sua jornada com uma atitude de gratidão, apesar das dificuldades que possa ter. Você pertence a Jesus e deveria ter, portanto, uma postura de gratidão. Olhe sem medo para o futuro, pois o amanhã está repleto de vitórias. É a atitude de gratidão que faz do cristão uma pessoa radiante no meio das incertezas do tempo presente Mantenha sempre uma atitude de gratidão.

.........................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.........................................

Fronte: Pão Diário.

domingo, 25 de setembro de 2011

UM PERFUME DE APROVAÇÃO

UM PERFUME DE APROVAÇÃO.

“No meio da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.” (Atos 16.25.)

O capítulo 16 de Atos, mostra Paulo tendo uma visão (v.9) que o levou a concluir que Deus desejava usá-lo na Macedônia. Ele e Silas em obediência para lá partiram e durante o tempo em que lá estiveram se dedicaram a oração, pregação do evangelho e batismos (v.13-15). E ainda libertaram uma jovem (v. 16-23) de espírito de adivinhação. Este bem realizado gerou ira naqueles exploradores e o resultado foi Paulo e Silas sendo presos (v.16-23).

Prisão é uma palavra que eu resumiria em: um lugar (ou situação) que dificulta a movimentação e de onde não conseguimos sair sozinhos. Você se encaixa nisto? Você está em uma prisão?

A Bíblia traz muitas promessas. Uma delas é que neste mundo passaríamos por aflições (Jo 16.33). Entretanto, é melhor que soframos fazendo a vontade de Deus (1Pe 3.17). Paulo e Silas estavam totalmente no centro da vontade de Deus. E na prisão.

Eu já estive em muitas “prisões”. Mesmo fazendo a vontade de Deus. Situações que envolvem injustiça, calúnias, violência, difamação, solidão etc. Passamos por uma ou outra dessas prisões. Paulo e Silas viveram todo este mal em um único dia. O que me chama a atenção é o comportamento deles. Totalmente presos (até seus pés estavam amarrados a um tronco (v. 24), mas seus corações estavam livres. A limitação humana deles era total, mas suas almas estavam voando alto!

Dentro daquela prisão, o que eles fizeram? Oraram! Você tem orado em meio às suas provações? Podemos pedir oração a quem quisermos, mas precisamos pagar nosso próprio preço de clamar a Deus (1Ts 5.17). Também louvaram a Deus. Você tem conseguido cantar? A Bíblia nos encoraja a manter uma atitude contínua de adoração em períodos de espera (Sl 71.14). E mais, fica nítido que eles mantiveram a comunhão um com o outro. O que nos leva a refletir sobre o que eles não fizeram na prisão. Nós não vemos Silas dizendo “Paulo, sua boca grande nos trouxe aqui”. Eles não se acusaram, não murmuraram, não negaram Jesus, não blasfemaram. Eles não perderam a cabeça!

Jesus foi claro: Seremos provados. Provas são testes. E a exemplo da escola, espiritualmente elas têm hora para começar e terminar. Vamos sair de toda provação. A questão é se sairemos aprovados ou reprovados. E isso será determinado pelo fruto que produzimos lá.

Somos vistos por Deus e observados pelas pessoas. Os presos escutavam as orações e os louvores de Paulo e Silas. E não ouviam qualquer discussão entre eles. O que Deus (e as pessoas) têm escutado sair de nossas bocas nos tempos de provação? O que tem sido visto em nós nesses dias? Qual o cheiro que está subindo? Um perfume suave de uma vida que adora a Deus em espírito e em verdade ou um fedor de carne estragada?

Nossa vida é toda para Deus (Rm 14.8). Somos uma oferta constantemente entregue no altar. Ovelhas indo para o matadouro deste mundo todos os dias, por amor de Jesus (Rm 8.36). Se a oferta é boa, o cheiro é perfume agradável às narinas de Deus!

Sei que quando alguém nos faz qualquer tipo de mal, o impulso é esbravejar toda a ira. Que quando Deus parece indiferente às nossas dores, sobra até para Ele nossa amargura. Mas sei também que nenhuma tentação justifica nossa queda, uma vez que elas não vão além das nossas forças (1Co 10.13).

Você sairá da prisão. Sua provação terá fim. Mas qual será o saldo da sua experiência? Aquele que confia no Senhor, mesmo no “ano de sequidão” não para de dar frutos (Jr 17.7,8). Podemos frutificar nos dias mais difíceis da nossa vida!

Prova na escola é assim: não passou, tem que repetir. Re-estudar toda a matéria! Israel entende bem disso. Um percurso que poderia ter sido feito em meses, o foi em 40 anos por causa dos desvios de Deus a cada pequena dificuldade.

Quando o cheiro doce de nossa vida é agradável aos olhos de Deus e sobe em meio às lutas, mais do que receber a vitória sobre elas, recebemos a aprovação de Deus. Quanto à provação eu não tenho escolha, mas ser aprovado depende de mim.

Nos dias mais difíceis de sua história, não espante as pessoas com um mau cheiro de amargura e ressentimento. Seja como Paulo e Silas, faça subir uma fumaça de adoração como estilo de vida até os mais altos céus.

A resposta será poderosa: “E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” (Atos 16.26.)

Que Deus abençoe e guarde cada um de vocês.

...............................................

Contribuição;Thais Monteiro Brum.

................................................

Reflexão Dominical de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.................................................

“Se Deus é por nós quem será contra nós”?

sábado, 24 de setembro de 2011

TIAGO 2

TIAGO 2.

(Reflexão dos Sábados)

TÍTULO: O VALOR DAS PROVAÇÕES.

As fontes que promovem as provações são muitas e variadas. As provações podem vir diretamente de Deus, a exemplo do que ocorreu com Abrão em Gênesis 22; de Satanás, no caso de Jó (Jó 1:6-12);do nosso semelhante, como no episódio em que os irmãos de José lhe intentaram o mal (Gn 37:14-28; 50:20); e das mais diversas circunstâncias desencadeadas nos planos religiosos, políticos, sociais e econômicos, dentre tantos outros. Não obstante, uma coisa é absoluta e certa, Deus está monitorando cada uma delas visando a nossa edificação.

A seguir, apresentaremos três itens relacionados ao ensino de Tiago que dizem respeito ao valor das provações às quais, necessariamente, temos que responder.

I – O IMPERATIVO DAS PROVAÇÕES (Tg 1:5) .

Até o presente momento, ainda nao chegou nenhum irmão pulando de contentamento e em brados de alegria, confessando; “Pastor, estou imensamente feliz porque a minha vida está cheia de provações”! Imagine alguém chegar a você e dizer: “À medida que meus problemas aumentam, a minha alegria transborda”. Talvez ficássemos assustados; acharíamos estranho, por uma razão muito simples; não estamos observando nem obedecendo o imperativo do “ tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tg 1:2). Ficamos felizes quando recebemos “bênçãos”. Refiro por “bênçãos” tudo o que sacia o nosso desejo de possuir, além do que proporciona o bem-estar. Bênçãos de Deus me faz crer nas que produzem, prazer e nas que produzem dor. Não recordemos no “espinho na carne” de Paulo, que lhe causava dor e sofrimento, mas era bênção de Deus em sua vida? O desafio de encarar com alegria as provações foi vivenciado por alguns personagens da Bíblia. Destes, destacaremos três.

1.O exemplo de Habacuque.

A disposição do coração do profeta era louvar o Senhor a todo custo (Hc 3:17-19). Ainda que a esterilidade prevalecesse, paralisando toda fonte produtiva, Habacuque louvava o Deus da sua salvação. Especialmente o verso 18 nos revela o segredo do profeta: o motivo da sua alegria está fixado em Deus. Quando a fonte de nossa alegria consiste nas bênçãos que Deus oferece e não no Deus que oferece as bênçãos, a nossa alegria esta fadada na instabilidade; a nossa fé, a nossa fraqueza; e o nosso relacionamento com Deus à confusão. Muitas pessoas vão às igrejas com um único objetivo: receber as bênçãos de Deus. Não digo que está errado buscar as bênçãos de Deus. Mas erramos quando buscamos as bênçãos de Deus, mas não queremos seguir, obedecer e servir ao Deus das bênçãos. Deus deve ser a razão de estarmos no culto em sua casa.

2. O exemplo de Paulo.

Paulo, que entusiasticamente fez a seguinte confissão: “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para conseguir a Cristo” (Fp 3:8). Demonstrou em seu ministério que realizava a missão pela qual foi chamado com muita alegria, como um presente que recebera do Senhor, e não como um fardo a ser suportado, apesar das provações que lhe sobrevinham. Ainda em Filipenses, encontramos a razão por que Paulo transmite tanto entusiasmo e contentamento: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp 4:11). Tiago nos deixa o mandamento da alegria diante das provações e Paulo nos ensina o caminho para vivermos o princípio. O caminho é o aprendizado.

3. O exemplo de Jesus.

“Homem de dores e que sabe o que é padecer”, assim era Jesus de Nazaré. Sofreu rejeição. Padeceu por fazer a vontade de Deus. Foi perseguido e desprezado. Mas não perdeu a doçura em meio às lutas. As provações não deixaram Jesus amargurado. Continuava sereno. Mesmo tendo uma “agenda apertada”, atraía as crianças e lhes dispensava atenção. Apesar das dificuldades, contemplava e ensinou seus discípulos a contemplar os lírios do campo e as aves do céu. Instruiu-os a cultivar a arte da contemplação. Ensinou-lhes a vencer as inquietações do cotidiano tirando lições da natureza. Jesus tinha motivos para amargura, para o ódio. Foi traído pelo preço de um escravo, trocado por um homicida e crucificado como um malfeitor. Senhor das Suas ações e fiel guerreiro contra o ódio e a amargura, Jesus optou pelo amor. Mesmo crucificado, sofrendo as mais terríveis dores, não Lhe faltou ternura para transmitir graça e perdão àqueles que só lhe causaram males. Seguimos os passos do nosso Mestre quando temos alegria, serenidade e ternura nas provações.

II – PROPÓSITO DAS PROVAÇÕES – (Tg 1: 3 – 4).

É muito comum, quando estão em meio às aflições, as pessoas dizerem que não sabem o porquê de tudo isso que lhes está acontecendo. É verdade que nem sempre sabemos o motivos das experiências desagradáveis pelas quais passamos. A dor e o sofrimento quase sempre nos tiram a capacidade de perceber a razão dos fatos. Jó não tinha a menor idéia do que estava passando por tamanho sofrimento; por que ele estava sendo tão provado. Nada acontece por acaso. Não estamos à mercê da História. Somos servos do Todo-Poderoso, Aquele que age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito (cf Rm 8:28). As provações visam produzir dois resultados, como veremos a seguir.

1.Fé provada.

Abraão é considerado o pai dos que tem fé. Para que ele recebesse esse honroso título, sua fé foi provada até as últimas conseqüências. Quando chamado, obedeceu (Hb 11:8); quando posto à prova, ofereceu Isaque (Hb 11:17). Sua fé esteve sobre o altar da provação. Fé provada é aquela que produz perseverança. A fé genuína, resultado direto dos testes de que Deus faz uso para promovê-la, induz o crente a continuar caminhando mesmo quando as circunstâncias não lhe são favoráveis. Fé genuína é aquela que faz o crente crer na palavra mesmo quando a dor não passa, quando a doença prevalece sobre a saúde, quando o emprego não vem; embora haja perdas e danos, sua fé permanece abalável.

2.Caráter aprovado.

A nossa experiência vai comprovar que a maioria das grandes mudanças que ocorrem em nosso caráter se deram por meio de provações. O sofrimento, muitas das vezes, age como um verdadeiro instrumento da graça para reduzir a nada o orgulho do soberbo e a autoconfiança do arrogante. Quanta gente que se achava o dono da situação, supremo e intocável, só se aproximou da cruz devido ao rigor das provações a que foi submetido? As provações tem como objetivo, também, polir o caráter, ainda que seja a ferro e fogo. Evidentemente o poder transformador não está na dureza das tribulações, mas no Espírito Santo que age. Este, sabiamente, faz uso das circunstâncias e dos acontecimentos para nos instruir e nos moldar.

A dureza de coração, provocada pelo pecado, após uma queda, nem sempre nos faz ouvir a voz de Deus em situações normais. Seja num leito de enfermidade, na tristeza, do luto, pela perda de alguém que nos era importantíssimo, na dor e no sofrimento de uma crise existencial, entre outras, constituem a oportunidade onde a voz de Deus é ouvida com clareza e os nossos valores e conceitos são mais bem avaliados.

III- O ESSENCIAL DAS PROVAÇÕES – (Tg 1:5-8).

Todos os frutos que as provações visam produzir podem se tornar nulos se nos faltar o essencial – a sabedoria para passar por elas. A sabedoria é o ingrediente que, quando nos faz compreender o porquê da dor, por exemplo, nos ensina a aceitá-la com paciência. A sabedoria nos faz perceber que, apesar das provações, Deus é nosso aliado.

A falta der sabedoria, que seria a falta de compreensão das realidades eternas e do governo de Deus em todas as coisas, nos impede a não aceitar a provação e a duvidar da bondade de Deus. A instrução é clara: aquele que tem sabedoria deve aplicá-la; e quem não tem deve pedir com, resistindo a toda dúvida.

E quanto a você, cuja fé esta sendo severamente provada, pergunto-lhe: como está sendo a sua reação? Como você está se comportando enquanto sua fé esta sendo testada? Em meio às suas lágrimas é possível perceber alegria, ou apenas murmuração? Atos 16: 19-26 relata um interessante episodia. Paulo e Silas já estavam presos, depois de terem sido açoitados, com os pés no troco. Por volta da meia noite, começaram a orar e cantar louvores a Deus. Orar em uma ocasião como esta é difícil; cantar louvores, sim, soa estranho no nosso entendimento. Numa situação semelhante normalmente choramos. Paulo e Silas cantaram. Aí eu vejo sabedoria. Deus, para eles, era tão real quanto o sofrimento. Deus era maior que o sofrimento. Então, se Deus é maior que o sofrimento, rendamos a Ele o que lhe é devido, e quanto ao sofrimento, paciência! Recordemos três momentos na vida de Jesus que Ele reage com sabedoria ao ser provado.

1.Diante do príncipe das trevas.

Mateus 4: 1-11, quando é tentado pelo diabo, após 40 dias jejuando no deserto, com sede, exausto e com fome. O diabo o manda transformar pedras em pão e Jesus lhe responde: V. 7 “Não tentarás o Senhor seu Deus”. A Bíblia não oferece respostas de Deus para todas as indagações.

2.Diante das autoridades judaicas.

Os principais sacerdotes e autoridades do povo indagaram de Jesus com que autoridade ele realizava o seu trabalho de ensinar. Jesus lhe responde com outra pergunta, conforme vemos em Mt 21:23 “Donde que era o batismo de João, do céu ou dos homens”? Porque eles criam que João Batista era um profeta, foram obrigados a calar.

3. Diante das autoridades romanas.

Em Lucas 23:8–12, vemos, que Jesus levado perante Herodes, que o indagou. Porém, Jesus permaneceu calado, nada falou. Não quis lançar pérolas aos porcos. A sabedoria se manifestou sem palavras.

CONCLUSÃO.

Uma vez que as provações estão no plano que Deus arquitetou para nosso benefício e crescimento espiritual, só nos resta encontrar o caminho da alegria, da sabedoria e da confiança de que Ele está usando todas as circunstâncias para imprimir na nossa vida, no nosso caráter, as indeléveis marcas de Cristo. Aceitemo-las com alegria!

..................................................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

Estudo sobre a Carta de Tiago, Todos os sábados. Espero que seja de crescimento para os seguidores de nosso blog.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

...................................................

Fonte: Tiago Fé e Ação.

Formação de Adultos.

GRANDES COISAS

GRANDES COISAS

Leia em sua Bíblia: Salmo 66: 1 – 12. 20)

“Coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres” (Sl 126:3).

Imagine em rota de fuga. Você não tem muito tempo e um exército poderoso está prestes a alcançá-lo. Junto com você há outras centenas de pessoas, igualmente aflitas. Alguns se desesperam, outros reclamam. Logo todos parecem estar num beco sem saída, quando um escape aparece, salvando a todos e acabando de uma vez por todas com o exército que vinha tentando pegar você. Ufa! Você está livre e agora pode gozar de tranqüilidade e paz num lugar seguro e farto.

Esta é a história da fuga do povo de Israel do Egito, atravessando o Mar Vermelho e estando diante da conquista da nova terra onde iria morar. O salmista que compôs o salmo da leitura de hoje relata a ação de Deus em livrar o povo naquela fuga. Ele se maravilha diante da ação de Deus. Está feliz, por isso canta para adorar a Deus! Chega de ficar assombrado com a grandeza das ações dele. Louvá-lo é pouco, é preciso que a terra toda cante com ele em adoração. E ainda convida outros para virem e verem o que Deus tem feito.

Como é importante parar um pouco para reconhecer o quanto Deus já fez em nossa história da vida. Cada um tem a sua. Alguns com mais dificuldades, outros com pouca, mas sobre todos Deus faz cair sol e chuva. A todos Deus deseja abençoar e cuidar. Por que não conhecer isso, então, e ficar maravilhado com as pequenas e grandes coisas que ele faz?

Deus nos conhece muito bem e sabe que, muitas vezes, em vez do louvor e do sentimento de encantamento diante das maravilhas que ele faz nos sentimos mesmo é tédio e irritação diante da vida, o que gera reclamação e mau humor, não é verdade? Apesar disso tudo, Deus é bendito e continua atento à nossa voz. Por isso, vale a pena viver em comunhão diária com ele, deixando-se surpreender sempre, diante de seus maravilhosos feitos. Às vezes não vemos o grande amor de Deus tal como aquele que não enxerga a floresta por causa das muitas árvores.

............................................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

..............................................

Fonte: Pão Diário.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONSOLO

CONSOLO

Leia em sua Bíblia: Jó 2: 11 – 13.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação” ( 2Co 1:3).

Muitas tragédias tem acontecido nestes últimos tempos – toda hora ouvimos falar de algum novo acidente ou desastre natural. Elas atingem igualmente ricos e pobres, doutores e analfabetos, cristãos e pessoas sem Deus. Só consegue entender a dor daquele momento e da vida subseqüente quem já passou por algo semelhante – apenas Deus. Alguns acham que precisam falar alguma coisa e pronunciar palavras bonitas, óbvias ou acusadoras, ditas apenas para não deixar aquele momento “passar em branco”. Porém, isso só aumenta dor da pessoa que já está sofrendo. Se quisermos consolar de verdade, precisamos pedir a Deus que nos dê as palavras certas, pois ele é o Deus de toda consolação. Hoje lemos sobre os amigos de Jó, que vieram consolá-lo depois que souberam da tragédia que se abateu sobre a sua vida. A melhor atitude que tiveram foi quando ficaram sete dias sofrendo com ele, sem dizer nada. Quando começaram a falar, em vez de consolar e confortar, só causaram mais dor e perturbação. Quem sofre precisa ter alguém junto de si para ter amparo e ser fortalecido. Há, também, outro propósito em ser consolado. Leia novamente o versículo em destaque. Em seqüência, Paulo escreve que Deus “nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” (2Co 1: 4). Este texto nos ensina que a pessoas que está passando por algum problema ou circunstância adversa será consolada por Deus para também consolar outras pessoas que estão passando por situação semelhante.

O Senhor é Deus de toda consolação, não só de alguma; por isso, se você está passando por um momento difícil em sua vida, busque consolo em Deus. Exponha o que está sentindo e ele responderá com as palavras que você precisa ouvir – ou usará outra pessoa para isso. Deus transforma males em benefício: consola para que possamos consolar também.

.............................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.............................................

Fonte: Pão Diário.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ANIVERSÁRIO

ANIVERSÁRIO

Leia na Bíblia: 2Coríntios 5: 1 – 5.

“No tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus” (1Pe 4:2).

Festejar “mais uma primavera” é registrar um ano a mais em nosso corpo, a temporária habitação terrena, e um ano a menos nesse planeta, caminhando para eternidade. Infelizmente muitos não gostam de refletir sobre estas coisas, pois se sentem incomodados. Achamos que não existe maior presente em nossa comemoração, por mais um ano de vida que estamos unidos com a família, desfrutamos de saúde e vivermos na presença do Senhor. Há, porém, um presente ainda melhor que só Jesus Cristo pode dar: a vida eterna. Este não é passageiro nem pode ser roubado ou estragado pela ação do tempo. Nem mesmo toda riqueza do mundo poderia comprá-lo, e assim mesmo Jesus nos oferece seu presente de graça. Além da vida eterna, Deus nos dá outros belos presentes. Quando reparei no céu com o seu azul tão bonito, enfeitando o infinito, e no sol e na lua que não posso tocar, mas que brilham para mim, passei a questionar quem havia feito tudo isso de modo tão perfeito. Foi Deus, que também criou a minha nova maneira de ser, de refletir e de agir com prudência. Estas informações foram obtidas no maior e melhor manual que existe – a Bíblia, escrita por homens inspirados por seu Espírito Santo. Ela é mais um presente dado por Deus.

Comemorar o aniversário com festa, mas sem Deus, é o mesmo que encerrar uma peça de teatro e a platéia aplaudir por apenas alguns segundos. Recebemos “aplausos”, alguns abraços e presentes e nada mais. A realidade volta depois que a festa acaba e os convidados vão embora. Esta vida é temporária – você está preparado para o dia em que sua habitação terrena for destruída? Onde você passará a eternidade – na habitação celestial, com Deus, ou eternamente longe dele? Convide Deus não apenas para a festa de seu aniversário, mas para ficar com você para sempre! Não permita que mais um aniversário passe sem a presença de Jesus. Me mande um E-mail me dizendo a quanto este blog tem sido importante para você. Abraços e que Deus te abençoe.

..............................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

..............................

Fonte ; Pão Diário.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JESUS

JESUS

Leitura Bíblia: Marcos 4:35-41.

“Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem”? (Mc 4.41).

Jesus descansa enquanto uma terrível tempestade ameaça a embarcação; despertado pelos discípulos assustados, repreende o vento e o mar, e o temporal se aquieta. Impressionante!
Quando criança, aprendi um cântico que resume o que muita gente entende desta leitura:
“Com Cristo no barco tudo vai muito bem... e passa o temporal”.
Cresci e não tenho a menor dúvida de que Cristo está
“no meu barco”. Mas mesmo assim enfrentei tempestades terríveis, e nem sempre o temporal cessou quando eu quis – e não faltou orar. Em verdade esta expectativa não resiste a uma análise mais séria, como testemunham os milhares de mártires e suas mortes trágicas, ocorridas não só apesar, mas também por causa de terem “Cristo no barco”.
A ênfase do ensino neste texto não é Jesus ter solucionado a circunstância “tempestade”, mas a pergunta: quem é este com tal poder? Não é à toa que os discípulos ficaram apavorados, não mais pelo vento e o mar, mas por estarem diante daquele com poder absoluto sobre a criação – o próprio Criador, pois é assim que este sinal identificou Jesus de Nazaré.
Se a ênfase é a solução do problema imediato, acalmada a tempestade tudo volta ao que era. Mas se compreendo que aquele que está comigo não é outro senão o Criador do Universo, deixo de precisar de alguém “de plantão” removendo cada pedra do caminho, pois sei que ao meu lado está aquele que não só me torna a colocar em pé quando caio e ameniza o sofrimento, mas que me dá um sentido maior para a caminhada – viver para quem é tudo em todos, que um dia enxugará toda lágrima e inaugurará novos céus e nova terra, onde seu poder e justiça prevalecerão para sempre.
Então, os problemas circunstanciais incomodam ainda, é verdade, mas não têm, nem terão, poder para me tirar das mãos de Jesus.
Jesus comigo: o que mais eu preciso?

.............................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

..............................

Fonte: Pão Diário.