terça-feira, 18 de setembro de 2012

PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO - 01


      CRISTÃOS MADUROS E INSTRUIDOS NA PALAVRA - 01
                   ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                     PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO-I

a)-DIFERENÇAS ENTRE ESPÍRITO, ALMA E CORPO. 
1)- Todo homem é espírito, alma e corpo. Na carta aos Hebreus lemos que “a Palavra de Deus é vivas e eficaz e penetra  até o ponto de dividir alma e espírito”. (Hb 4:12). Alma e espírito, portanto, não são a mesma coisa. “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo, e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor  Jesus Cristo”. (1Ts 5:23).

Porque que precisamos saber que o homem é: espírito, alma, e corpo? A Bíblia diz em João 4:24 que: “Deus é espírito”.
Matéria comunica com matéria, logo, para que possamos ter contato com Deus que é espírito, precisamos ser espírito.

2)- O novo nascimento ocorre inteiramente no espírito. “O que é nascido da carne, é carne; o que é nascido do Espírito (Deus) é espírito”. (Jo 3:6) O nosso nascimento é o renascer do espírito humano caído para Deus. O nosso espírito é como um rádio cuja função é sintonizar as ondas celestiais.

3)- Conhecimento espiritual se adquire no espírito. Todo conhecimento com algum valor na vida cristã é adquirido espiritualmente. As coisas espirituais se discernem espiritualmente, ou seja, pelo espírito. Quem não consegue discernir o próprio espírito, ao ler a Bíblia tirará pouco proveito dela.

4)-A adoração é feita no espírito. Deus é espírito e deve, portanto, ser adorado em espírito (Jo 4:24).

5)- Devemos orar sem cessar no espírito. (Ef 6:18; 1Co14:14). Escrevendo aos coríntios, Paulo explica que se orarmos em outra língua (oração e língua ou glossolalia), o nosso espírito é quem ora. (1Co 14:14). Nós não somos corpo, mas espírito. Cada um de nós é um espírito que possui uma alma, habitando em um corpo.



6)-  Somos exortados a andar no espírito. Toda a nossa vida consiste em aprendermos a exercitar o nosso espírito humano recriado para contatar o Senhor e sermos guiados por Ele. Deus habita em nós na pessoa do Espírito Santo, nos moldando e nos guiando na verdade.

7)- Servimos a Deus no espírito. Paulo diz em sua Carta aos Romanos (Rm 1:19) que ele serve a Deus no espírito. Exercitemos o nosso espírito, então, para servir a Deus e fazer a Sua vontade. O coração é o meio pelo qual podemos perceber o nosso espírito. Não devemos pensar que este coração, aqui falado, é aquele órgão físico que pulsa em nós. Quando a Bíblia fala de coração, ele está falando de algo íntimo, das profundezas do nosso ser, o nosso espírito. (alguns até o chama de âmago).
................................................................
2-FUNÇÕES DO CORPO, ALMA E ESPÍRITO.
Como já compreendemos o homem possui três partes e cada uma delas tem sua função específica.

CORPO: É a parte material onde estão os nossos sentidos físicos. Sua função básica é manter contato com o mundo material através dos cinco sentidos.

ALMA: Por sua vez, é a parte que nos permite contatar a nós mesmos. Nossa alma é o “EU” de cada um. É o centro da nossa personalidade.

ESPÍRITO: É a parte responsável para a comunhão com Deus. Por meio dele temos consciência de Deus. Dizemos ainda que o espírito é o centro, do nosso ser, porque Deus habita nele.
.............................................

Que Deus nos abençoe e nos guarde de todo mal. Amem!
...........................................

Próximo ponto: Como Exercitar o Próprio espírito.

0 comentários:

Postar um comentário