sábado, 1 de dezembro de 2012

CRISTÃOS MADURO - 30



                          CRISTÃOS MADUROS
                 E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 30
                      ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                3º BLOCO: ANDANDO NO ESPÍRITO
                 ......................................
1º Ponto: DEUS COMO A VIDA DO CORPO.

Já vimos que, no futuro, Deus ressuscitará nosso corpo, mas hoje Ele dá vida ao nosso corpo mortal. Deus deseja nos conduzir à posse dessa vida de Cristo como nossa força. A Palavra de Deus é a vida do nosso corpo: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4). Alguns vivem apenas de pão, outros de pão e da Palavra de Deus. O pão, às vezes falha, mas a Palavra de Deus nunca. Quando comemos da Palavra, O recebemos como vida. Não apenas como vida para o nosso espírito, mas como vida para o nosso corpo.

1.As experiências dos santos do passado.

Era um acontecimento comum para os santos do passado conhecer a Deus com a força do seu corpo, ou experimentava a vida de Deus permeando o corpo deles. Abraão viu o poder de Deus sendo manifestado em seu corpo quase morto. Vemos aqui o poder de Deus naquele corpo, o de Abraão.
“Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor” (Dt 34:7).
O poder da vida de Deus agiu no corpo de Moisés. Calebe também experimentou o revigorar de Deus (Js 14: 9-11). Sansão foi poderosamente usado pelo Espírito Santo em proezas físicas. Há muitos exemplos de homens de Deus do passado que foram revigorados pela vida de Deus. A vida de Deus nos é adequada não somente para curar enfermidades, mas também para nos preservar fortes e sadios, capacitando-nos a vencer doenças e fraquezas.

2. A experiência de Paulo.

Como somos membros do corpo de Cristo, a vida naturalmente flui dEle para nós. Apropriamo-nos disso por fé. Paulo orou por três vezes para que o espinho de sua carne fosse tirado. Sem sucesso. Ele era muito fraco no corpo, mas permaneceu naquela situação por muito tempo? Não, pois ele nos informa que o poder de Cristo repousou sobre ele e o tornou forte. Nem o espinho, nem a fraqueza produzida por ele, deixaram Paulo. Como podia um homem fraco como Paulo realizar uma obra que exigia tão grande esforço físico? O seu corpo mortal era vivificado pelo Espírito Santo.
Como Deus nos cura e fortalece? Pela vida de Jesus. Hoje, nós, os  crentes, vivemos pela vida sobrenatural de Cristo. Seu poder de ressurreição está sustentando nosso corpo; por isso, somos capacitados a realizar as tarefas designadas.

3. O poder natural e o poder de Jesus.

O corpo de Paulo era frequentemente fraco, mas a força do Senhor Jesus fluía constantemente para ele. Ele vivia a cada instante pela vida do Senhor. Por isso, que certa vez, ele declarou: “Vivo, mas já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”
Somente através da obediência, experimentaremos a realidade da Sua vida para nós. Será que ele nos daria Sua força para nos rebelarmos contra Ele?

4. A bênção desta vida.

Se recebêssemos a vida do Senhor Jesus para ser a vida do nosso corpo, nós experimentaríamos hoje o fortalecimento do nosso corpo e também a prosperidade do nosso espírito por Ele. No tocante ao nosso conhecimento, já sabemos que nosso corpo é para o Senhor. Agora pertencemos ao Senhor completamente e nada pode, portanto,  nos acontecer, sem o Seu consentimento e permissão.
Para cada necessidade urgente sempre existe a provisão de Deus, o coração do crente obediente e confiante, consequentemente repousa tranquilo. Ele (o crente) não pede mais do que Deus proveu, mas também não fica satisfeito com nada menos do que Jesus prometeu.
...........................................................

2º Ponto: VENCENDO A MORTE.

A experiência de vencer a morte não é comum entre os santos da Bíblia. Davi foi salvo das garras do leão, do urso e também das mãos do gigante Golias. Sadraque, Mesaque e Abedenego não sofreram dano algum na fornalha de fogo. Paulo sacudiu uma cobra mortal dentro do fogo e não sofreu dano algum, e muitos outros exemplos. O alvo de Deus é levar Seus filhos a passar pela experiência de conquistar a morte.
A morte física é apenas a consumação da prolongada operação da morte que atua em nós. Ela pode atacar o nosso espírito, privando-o de vida e poder e pode atacar nossa alma, mutilando seu sentimento, pensamento e vontade, ou o nosso corpo, tornando-o fraco e doente.
Segundo Romanos 5:17, a morte não apenas existe, ela reina. O apóstolo Paulo diz que aqueles que recebem a abundância da graça, vão reinar em vida (isto é: já viverão as alegrias do céu, antes da morte do corpo). Mas os cristãos hoje estão tão ocupados com o problema do pecado que falham em vencer o resultado do pecado, a morte. A salvação de Cristo substitui o pecado pela justiça e a morte pela vida; “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus,  nos livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8:2).
O autor de Hebreus 2:14.15, nos diz  que a Cruz é a base da vitória sobre o poder da morte.  Existem três caminhos diferentes para o cristão vencer a morte:

*. Confiar que não morreremos até que nossa obra esteja terminada.

* Não ter medo da morte mesmo que ela venha, pois sabemos que seu aguilhão (estímulo) foi removido.

* Crer que seremos completamente libertos da morte, visto que seremos arrebatados na volta do Senhor.

1. Morte depois que nossa obra estiver terminada.

Um cristão, deve, por todos os meios, resistir a morte. Jesus resistiu por três vezes a morte, pois seu tempo ainda não havia chegado. Os patriarcas morreram cheios de anos.

2. Sem temor da morte.

Ao falar sobre vencer a morte, não queremos dizer que o nosso corpo nunca morrerá (1Co 15:51). Vencer a morte não significa necessariamente não passar pela sepultura. Ao passar pela morte, os crente assim como Jesus, não precisam temê-la, pois apenas estamos passando de um cômodo para outro. Imaginemos uma casa que nela moramos; a morte é como que mudássemos de uma casa cheia de problemas a serem resolvidos, para outra, muito melhor, sem reformas algumas e sem levarmos nenhum tipo de bagagens (objetos levados em mudanças) onde seremos felizes para sempre. Já que o síndico deste condomínio, chamado céu, é Jesus Cristo.
No início éramos aqueles que com medo da morte estavam por toda a vida sujeitos à escravidão (Hb 2:15). O senhor Jesus, entretanto, nos livrou e, por isso, não mais tememos a morte.

3. Arrebatados vivos.

Sabemos que na volta do Senhor Jesus muitos serão arrebatados vivos. O tempo do arrebatamento se aproxima. Se alguém deseja ser arrebatado vivo, deve aprender aqui e agora como vencer a morte. Na Cruz, o Senhor Jesus venceu totalmente este inimigo. Hoje, Deus quer que Sua Igreja experimente essa vitória de Cristo, que nos fará firmes contra a morte, proibindo que ela faça qualquer incursão em nosso corpo. Resista a tudo que possui disposição para a morte. Encare a doença, a fraqueza e o sofrimento com essa atitude.

4. Pecado mortal.

Observemos agora especificamente qual a essência do pecado mortal, mencionado em 1Jo 5:16. Fazendo assim, poderemos saber como nos manter longe dele, a fim de que nossa carne não seja corrompida e não venhamos a perder a bênção de sermos arrebatados antes da morte (do corpo). Com isso poderemos terminar a obra do Senhor a nós designada, antes que nossos dias sejam cumpridos e morramos, caso Ele demore e tenhamos que passar pela sepultura.
A Bíblia não deixa claro qual é esse pecado mortal. Entendemos que esse pecado varia de acordo com a pessoa. Um pecado para alguns é mortal. Todavia, para outros pode não ser um pecado para a morte e vice-versa. Para os cristãos, a característica da Era do Reino é que não existe mais fraqueza, doença ou morte, satanás está pisado debaixo dos pés.

Próxima aula, nº 31– 
Início do 4º Bloco: 
TÍTULO: O PLANO DE DEUS.
                                             

0 comentários:

Postar um comentário