sábado, 23 de março de 2013

CRISTÃOS MADUROS-63


CRISTÃOS MADUROS – 63                                                                                                      
E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
Bloco 8: ALIMENTOS E INIMIGOS DA FÉ.
                ...................................                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                ALIMENTOS DA FÉ
Continuação da Aula 62.
Item 4 – Redimidos por Cristo.
..........................................
4. Remidos por Cristo.

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar” (Gl 3:13).
O que significa Cristo nos resgatar da maldição da Lei? Resgate e maldição são mais bem ilustrados do que definidos no Antigos Testamento. Deus criou a Terra, formou o homem e entregou-lhe tudo nas mãos, para que ele desfrutasse das bênçãos da criação. O homem, por sua vez, cometeu alta traição contra Deus e entregou a autoridade da Terra a satanás, tornando-se assim, seu escravo. E porque Adão fez isso, satanás tornou-se o “deus do século”, o “príncipe deste mundo”, operando livremente no planeta. O resultado é que o homem, feito à imagem e semelhança de Deus, perdeu a comunhão com seu Criador, a santidade e a glória com que fora criado, sua personalidade entrou em desarmonia, transformando-se em um escravo e experimentando a morte. E a própria Terra, de onde ele retira seu pão, tornou-se hostil (inimigo de Deus).
Vejamos as várias formas que foram dadas para a redenção (libertação ou cancelamento de uma dívida).
Uma pessoa, ao tornar-se pobre, poderia vender sua propriedade ou a si mesma, mas no “ano do jubileu”, que acontecia a cada cinquenta anos, tudo poderia voltar ao proprietário original. Pessoas e propriedades seriam livres. O quinquagésimo ano, portanto, era santificado como o “Ano do Jubileu”, e a liberdade era proclamada. Cada um voltava a sua possessão e os escravos às suas famílias. Naquele ano, não haveria escravos e nem terras em mãos alheias (Lv 25:10).

Se porventura, alguém, por causa de um estado de pobreza, se vendesse como escravo ou vendesse sua terra, poderia ter esperança de voltar a ter liberdade e a ter de volta a posse de sua propriedade, mesmo antes do jubileu. Havia alei do resgate. Um parente próximo, que tivesse condições, poderia redimir/resgatar a pessoa ou a sua propriedade. Bastaria pagar ao senhor do escravo ou da terra comprada, o devido preço, e a pessoa voltava a liberdade ou à posse da terra. Aquele parente era chamado de remidor, ou redentor. Resgatar, portanto, era pagar o preço da liberdade do escravo, ou de uma possessão (Lv 25).

Para que houvesse resgate, três coisas eram necessárias. Primeiro: a presença de um remidor e parente próximo. Segundo: pagar um preço ao que tinha o domínio do era originalmente seu. Terceiro: o remido entrar na posse completa daquilo que perdera.

NOSSA SALVAÇÃO.

Isso mostra exatamente o que aconteceu conosco, por causa do pecado. Vendemo-nos a satanás, com tudo o que Deus nos deu e nos tornamos seus escravos. Perdemos a vida com Deus e a comunhão com Ele. Nosso corpo provou a morte, nossa personalidade entrou em desarmonia e a própria terra provou a maldição. Satanás passou a exercer autoridade sobre nós e sobre a ter, tornou-se “príncipe deste mundo” e o “deus do século”.

Mas Jesus Cristo veio em carne, tornando-se nosso irmão. Como tal, ele poderia ser nosso remidor ou redentor. Portanto, satanás não tem reivindicações sobre Ele, pois era um remidor capaz. Ele (cristo) pagou na cruz o preço do nosso resgate e deu-nos de volta tudo o que o velho senhor tomara. Isso significa que temos o direito de redenção, de voltar a ter plena possessão do que é nosso em Cristo Jesus. Podemos viver a vida de Deus, ter comunhão com Ele, ser restaurados e receber de volta a imagem de Deus.

Que pena! Há muitos vivendo como escravos, sem se apropriarem do direito de redenção. Se Jesus pagou o preço de seu sangue, tudo quanto é resultado do pecado em sua vida é ilegal. Você era de fato escravo do pecado, do diabo e de suas obras, mas Jesus já pagou o preço do seu resgate total. Não é mais necessário que você seja escravo de circunstâncias ou pecado algum, nem mesmo de satanás. Você tem um redentor, e o preço da sua redenção já foi pago pela Sua morte no Calvário. Cristo lhe resgatou de toda maldição, fazendo-Se maldição em seu lugar.
       
É dessa redenção que Paulo fala em Gálatas

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” (Gl 3: 13.14).

O preço já foi pago. A maldição já não mais legalidade sobre nós, os que cremos. Não temos mais que ser escravos de satanás, nem viver no seu território debaixo do pecado, da derrota e da maldição. Temos um novo Senhor. Ele (Jesus) é nosso remidor e nossa própria redenção.

“Mas vos sois dEle, em Cristo Jesus, o qual se tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (1Co 1:30). No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão de pecados, segundo a riqueza de sua graça” (Ef 1:7).

NB: Continuaremos na próxima aula (Nº 64) de ALIMENTOS DA FÉ, com o Item 5:

- Livres da Maldição da Lei.
.................................................
Que Deus vos guarde e vos abençoe. Que a paz que vem do trono da graça de nosso amado Deus esteja convosco.

0 comentários:

Postar um comentário