sábado, 20 de junho de 2015

FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ - 02

Resumo do Livro Fundamentos da Fé Cristã        02
     Um manual de Teologia ao alcance de todos.
           James Montgomery Boice.
       A CRIAÇÃO DO HOMEM - Parte 02

Corpo: É a parte da pessoa que vemos, a parte que tem vida física. Conforme afirma Calvino: “Alguém com inteligência humana, poderia conjecturar que: quando Deus criou o homem (Adão e Eva) que andava pelo Jardim do Éden, (isso antes da queda) Ele o fez como a segunda pessoa da Trindade (Jesus Cristo), numa forma pré-encarnada, (como Jesus Cristo que nasceu de Maria de Nazaré) mas não corpórea”. Quando afirmamos que o nosso corpo é templo do Espírito Santos (Deus) estamos afirmando em espírito, pois Deus é Espírito e não possui forma humana. (1Corintios 6:19). (Por isso que não se pode criar uma imagem de Deus, como criam de pessoas, pois Ele é Espírito).
Alma – É a parte do corpo que chamamos de personalidade. Ela, está ligada ao corpo pelo cérebro e é uma parte do corpo. Ela, a alma, faz do indivíduo uma pessoa única. A alma se centraliza na mente e inclui as preferências, os desagrados, as habilidades, as aspirações e qualquer outra coisa que torne  o indivíduo diferente de todos os outros. (Por isso que alguns pensadores definem a pessoa humana como sendo uma impressão digital de Deus). Porque a gente tem alma podemos ter comunhão, amor, e comunhão uns com os outros. É a alma que possuímos em nós que nos faz bons, maus ou insignificantes. Ela é o nosso intelecto. E ele que tanto fala os evangelhos e cartas pastorais como sendo o nosso coração pensante e centro do ser humano.
Espírito – Para termos comunhão com Deus precisamos ter um espírito. Espírito é, em vista disso, a parte da natureza humana que se relaciona com Deus e partilha em si certa medida da própria essência de Deus (que é espírito). Deus, como já afirmamos, é definido como espírito. Bem vemos isso em João 4:24.
Eva – Foi feita a imagem do homem Adão com corpo, Alma e espírito. Mesma ela sendo diferente anatomicamente, com as formas mais delineadas do que a do homem, como Adão via isso nela (com seios e outras belezas mais), passou a amá-la e a fez sua companheira.
O homem e a mulher são a única e valiosa companhia pra Deus. Deus casou com o homem (Adão) e com a mulher (Eva). (Deus passeava com Adão e Eva no jardim do Eden). Adão pré-figura o Cristo que mais tarde nasceu da Virgem Maria de Nazaré. Por isso que podemos incluir a verdade sobre Cristo, que é citado como noivo, e a Igreja (os que O aceitaram e ainda O aceitarão são chamados de Sua Noiva.
Somos responsável pelos nossos atos. Podemos fazer grande coisas, e boas coisas, ou podemos fazer coisas terríveis, pela quais iremos responder diante do trono de Deus. Esse fazer isso, fazer aquilo, ter esse ou aquele pensamento, agir desse ou daquele modo, ser de boa índole ou ser de má índole. Isso se chama de liberdade. (Livre arbítrio) Porém haveremos de arcar com as conseqüências perante as leis dos homens e no julgamento frente a trono de Deus. Podemos até lembrar que o pecado não é ruim em si, mas, as conseqüências que arcaremos dele que nos poderão ter grande prejuízo do nosso corpo e do nosso espírito.
4 áreas as quais nossa  responsabilidade deve ser exercida: 1º - Exercida em relação à Deus. Deus exigirá uma satisfação de nós pelos nossos atos bons e maus (Gn 3:9,11,15; Ap 20:12d). 2º - As pessoas são responsáveis pelos seus atos em relação a outras pessoas. (Gn 9:6). Cuidados com a língua (Tg 3:9-10) (A boca (língua) fala e o corpo e espírito é que pagam). 3º - Temos responsabilidades em relação à natureza. Observemos a maneira como nos comportamos em relação à natureza, seja se a cultivamos e a aprimoramos para o próximo plantio, se devastamos as matas, retirando do eco sistema a fabricação do oxigênio, isso tudo não deixará de ter uma cobrança em nosso julgamento para entramos no céu.
Em relação aos mortos vemos lá em apocalipse 20:12d que os mortos (no corpo) foram julgados pelas coisas escritas (sobre eles) no livro da vida, segundo as suas obras, boas ou más. Há um outro alerta que Tiago faz em Tg 3:9,10 “Não amaldiçoar”. Evitemos de chamar um filho nosso ou de alguém de capeta, diabo, desgraçado, peste, mandar para inferno (o diabo adora quando alguém faz isso).
Cada um de nós tem um corpo, e devemos usá-lo como ele realmente é. Templo do Espírito de Deus. Não deixar que ele se corrompa por preguiças físicas, por comer em excesso, pelo uso de drogas, que causam dependência, pelo uso de álcool, ou qualquer outro tipo de bebidas (ser viciado nestas coisas) que tiram nossa honestidade e controle dos atos.
Cada um de nós tem um espírito, que devemos exercitar ao adorar e servir ao Deus verdadeiro. Devemos desenvolver a mente de forma reflectiva ou intelectual. “Sua mente é importante” (Jonh Scott). Certamente, os cristãos devem permitir que Deus os desenvolva intelectualmente, tornando-se conhecidos como homens pensantes, inteligentes e bons conselheiros. Assim como Jonh Scott continua demonstrando: “Sem respeito à mente, não há adoração verdadeira, fé, santidade, orientação, evangelismo ou ministério cristão”. Podemos conferir isso em Romanos 1:21-23.
Quando Deus salva alguém Ele salva a pessoa por inteiro; começando pelo espírito, continuando com a alma e terminando pelo corpo. A salvação do Espírito vem primeiro, Deus estabelece contato com aquele que se rebelou primeiro contra ele o homem Adão. (Todos nascemos com a culpa de Adão em nosso espírito) Essa é a regeneração, ou o novo nascimento. Deus começa a trabalhar na alma (intelecto) renovando-a até a imagem do homem perfeito, o Senhor Jesus Cristo. Esse trabalho é a santificação. Por fim, temos a ressurreição na qual o até o corpo é redimido da destruição. Além disso, Deus transforma a pessoas redimida em uma nova criatura, como bem vemos em 2ª Coríntios 5:17. Deus não remenda espíritos antigos, como se fazem com uma casa velha de paredes rachadas pelo tempo. Não! Na verdade, Deus cria um novo espírito conhecido como novo homem. Hoje somos salvos como cristãos, porém ainda num processo de santificação, no momento presente, quando ainda vivos nestes nossos corpos mortais.  Aí, quando passarmos pela ressurreição, é que nos colocaremos de modo perfeito diante de nosso grande Deus e Salvador, o próprio Jesus Cristo.
........................................
Ainda teremos mais estudos nesta seqüência. Fiquem na paz e que Deus vos abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário