domingo, 17 de novembro de 2019

DEVEMOS PEDIR PARA DEUS?

DEVEMOS PEDIR PARA DEUS?
     1 João  5, 14 – 15.
     “Se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que lhe pedirmos sabemos que temos o que a Ele pedimos”.
     Irmãos, devemos saber que temos uma grande fonte de sabedoria, que é o Espírito Santo. Ele, nos revelará as verdades do Pai quando a Ele nos dirigirmos em oração. Muitas vezes, vivemos duvidosos, quanto as respostas do que pedimos à Deus; ficamos, às vezes, aflitos quanto as transformações que gostaríamos que Deus nos fizesse. Para que as transformações de fato aconteçam é preciso que incluamos em nossas petições diárias, nos baseando nas 9 partes do Espírito Santo que estão lá em Gálatas 5, 23,23. Para que bem entendamos o que vamos buscar lá; “vejamos os frutos do Espírito Santo, conforme está escrito lá em Gálatas: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio. Contra essas coisas não há lei.”
     1—A gente pode buscar entendimentos nas fontes (a Bíblia) que temos à nossa disposição. Sobre o fruto do amor, vemos que Jesus mesmo declarou que toda a lei se resume ao amor (amor a Deus e ao próximo). A Bíblia nos ensina que a presença ou a falta de amor em nossas vidas irá nos provar se estamos vivos ou mortos. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos uns aos outros” (João 2, 14). Pois, aquele que não ama está morto. Pode comer, andar, falar, dormir, trabalhar, mas interiormente está morto, sem motivos para amar. Se realmente nos tornamos discípulos de Jesus (pelo batismo), todos hão de nos conhecer como tais se amamos uns aos outros” (João 13,35). Faça uma pergunta a você mesmo: --Existe amor em mim? Eu de fato amo as pessoas ou as odeio?
     Devemos colocar em nós esse entendimento: --Deus é amor e nos ama como ninguém jamais nos amou ou irá nos amar. Jesus nos mostra a mais perfeita expressão do amor.
     2—Fruto da Alegria, que no grego lê-se “chara”, é uma satisfação profunda e permanente que pertence àqueles que estão em Cristo Jesus (João 15,11). A manifestação deste fruto (dom), faz com que a alegria do crente não seja ligada a situação ou circunstância, pois está segura na confiança de que a Sabedoria de Deus controla todas as coisas (Romanos 8,28).
     3—Fruto do dom da Paz, que no grego lê-se “eirene”, é também fruto da graça de Cristo (João 14,27). Ele produz tranquilidade e paz na alma, mesmo em meio às mais severas adversidades e tribulações; conforme vemos em Filipenses 4,7 “A paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.
     4—Fruto do dom da Paciência que no grego lemos: “makirothimia”, é a paciência que se mantem, mesmo diante de provação “Corroborados em toda fortaleza, segundo a força da glória, em toda paciência, e longanimidade com alegria (gozo)”. Mesmo desafiada, a pessoa não fica imaginando meios de como revidar.
     5—Fruto do dom da Amabilidade, ele está ligado ao encorajamento que o cristão dá ao outro, conforme vemos também em Colossenses 1,11. Este fruto irmãos, está ligado à bondade de Deus conosco. Pois através de seu Espírito e da sua Palavra, está a todo momento nos encorajando e animando.
      6—Fruto do dom da Bondade, que no grego lê-se: ”Chrestotes”, é a prática da bondade e da generosidade. É o mesmo que Deus manifesta em relação à humanidade, todos os dias. Ele nos concede vida e misericórdia, mesmo em meio às nossas transgressões (pecados). Podemos interpretar essa bondade como lê-se no grego “agastosyre” como graça. Dando o que é bom a alguém que merecia ou a uma pessoa má que não merecia.
     7—O dom da variedade de língua. Irmãos, a variedade de línguas é a expressão falada e sobrenatural numa língua nunca estudada pela pessoa que fala uma palavra, ou várias, enunciadas pelo Espírito Santo, não compreendida por quem fala.
9—O dom da Profecia. A profecia irmãos, é uma manifestação do Espírito Santo de Deus e não da parte do homem, e é concedida a cada um usando um fim proveitoso: “Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil” (1 Coríntios 12, 7). Embora o dom da profecia nada tenha a ver com os poderes normais do raciocínio humano, pois é algo muito superior, tal fato não impede a que qualquer crente possa exercitá-lo, ainda que alguns o faça de maneira ilimitada. “Porque todos podereis profetizar, mas uns depois dos outros; para que todos aprendam e todos sejam consolados” (1 Coríntios 14,31).
     Recordemos outro dom, o dom da Fé. Este dom envolve uma fé especial, diferenciada da fé para a salvação, ou a fé que é mostrada por Paulo como aspecto do fruto do Espírito, quando ele diz: “Mas o fruto do Espírito é: Amor gozo (alegria), paz, longanimidade, bondade, mansidão, temperança (Gálatas 5, 22,23). O dom da fé traduz uma fé especial e sobrenatural, verdadeiro apelo a Deus no sentido de que Ele intervenha quando todos os recursos humanos se tenham esgotados. Em Hebreus 11, 1 e 6, vemos o que Paulo nos diz: 1“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. 6“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que realmente é galardoador do que o buscam”.
     Vou terminar com uma ilustração. Esta é a história de que Deus vem em auxilio daqueles que se aproximam dele na simplicidade de coração. Havia uma velhinha, muito alegre e pobre, que morava um humilde casebre retirado do centro da cidade. Tinha ela, sobre seus cuidados uma neta de seus 12 anos. E esta menina estava muito doente, e a vozinha dela não tinha dinheiro para ir na farmácia e comprar medicamentos. Daí, a velhinha deixou a sua netinha em casa, acamada com dores e com febre e foi para a cidade pedir ajuda. Ao passar em frente de uma igreja, a porta estando aberta, ela entrou. La estavam umas senhoras com um circulo de cadeiras e ali faziam suas orações de intercessões. Uma delas a convidou para sentar-se numa das cadeiras vazias. Por bons momentos ela ouviu as orações daquelas mulheres, uma por cada vez, fazia suas orações. De repente, uma perguntou a velhinha: “A senhor gostaria de orar a Jesus, também?” Ele disse que sim, porém explicou que não sabia falar tão bonito quanto elas mas falaria com Jesus em sua oração. E ela orou assim: “Meu bão Jesus, eu sei que o Sinhô sabe tudo que nós fala com você, mesmo antes da gente fala o Sinhô já sabe. Mas eu tô cum a minha netinha lá em casa cheia de dô pelo corpo e com munta febre. Nem cumê ela quer. Eu moro numa casinha munto humirde, bem distanti daqui. Não tenho dinheiro pra compra remédio pra mode dela milhorá. Eu quiria que o sinhô fosse lá onde eu moro e curasse minha neta. Oia, o Sinhô saindo daqui, logo dispois da cidade tem um rio com uma ponte, o Sinhô passa a ponte, a despois tem um pé de ginipapo na direita, o Sinhô segue, vai passá por um pasto de boi, do lado esquerdo. Mais lá na frente o Sinhô vai ver uma casinha, do lado esquerdo. Pode chegá sem medo, que o meu cachorrinho que tenho lá é manso. Na frente da porta tem um tapetinho vermeio. É debaixo dele qui eu dexo a minha chave da porta. O Sinhô entra e cura a minha neta e dispois não esqueçe de colocar a chave debaxo do tapetinho vermeio di novo, tá Jesus. Eu sei que o sinhô é que vai curá a minha neta. Munto obrigado Jesus. Agradeceu e saiu da igreja pra ir embora.
     Voltando para casa, a vozinha, após caminhar todo o caminho de volta, chegou em casa. Quando ela abriu a porta, sua netinha veio correndo e lhe abraçou sorridente, sem nenhuma dor e nenhuma febre. Ela disse para a vó: “Olha vó, escutei barulho da chave abrindo a porta e pensei que era a senhora. Mas quem entrou foi um homem todo de branco, que me chamou: “Menina vem cá”! Levantei e ele colocou a mão na minha cabeça e disse: “Menina você está curada. Espera sua vovó chegar e diga a ela que eu estive aqui”.
     Irmãos, termino desejando um domingo feliz para cada uma de vocês. Tenham uma bela semana e que Deus vos abençoe. Deixo com cada um o meu abraço, a minha oração, e lhes desejo muita saúde, muita paz e muita fé. Amem.

Erleu Fernandes da Cruz.
Em cada dia tenho uma mensagem nova para todos.

0 comentários:

Postar um comentário