domingo, 1 de março de 2020

A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA...

    A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMOORRA

AS RUÍNAS DE SODOMA E GOMORRA

Pr. Juarin Pariglina – Editado em Israel – 2010.

A quatro mil anos atrás, a Babilônia era o país mais bem desenvolvido do mundo. Porém, era o mais idólatra, mais feiticeiro, o mais místico. A Babilônia é aquela região do mundo, onde hoje está o Iraque com o Rio Tigre como o Rio Eufrates. Para você ter uma ideia havia tantos deuses que se tinha uma comemoração para cada dia do ano (com é hoje a Igreja Católica com seus santos do dia). Ou seja, havia mais de 365 deuses.
Naquela Babilõnia havia um homem chamado Abrão. Ele não acreditava em nenhum daqueles deuses E não podia imaginar que o Todo Poderoso pudesse ser carregado, ou fabricado pelas mãos de um ser humano. E foi justamente este homem chamado Abrão que Deus o escolheu para dizer: “Abrão, saia desta terra onde tu vives; sai de tua parentela, sai da casa de teu pai, e vai para a terra que eu te mostrarei, e far-te-ei uma grande Nação e tu serás uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti será abençoada todas as famílias da terra.
E, naquele chamado Abrão havia ouvido somente uma voz. Mas creu que era o próprio Deus, o verdadeiro Deus, o Deus invisível. E ele obedeceu quase que totalmente. Eu digo quase totalmente, porque ao sair da Babilônia em direção da terra que Deus lhe apontara, ele levou o seu sobrinho Ló. A ordem de Deus era para ele sair de tua terra e de tua parentela, e ele levou um parente. Depois de muito tempo de viagem, Abrão e Ló chegaram a Canaã, que futuramente seria Israel. E alí, ele peregrinava, e vai suportando a aridez daquela terra crendo que Deus faria dele uma grande nação, já que ele estava em um grande país. Ele acredita nisso. E ali, Abrão começou a multiplicar o seu rebanho (de bois, cabras, bodes e ovelhas), porque Deus o abençoava, e Ló, seu sobrinho também era pastor de ovelhas (e outras criações, como Abrão), e o seu rebanho também crescia, se multiplicava. E eles, começaram a contratar homens, empregados, escravos, etc… E por causa do crescimento dos dois grandes rebanhos, começou a contenda entre os pastores de Ló e do seu tio Abrão.
Então Abrão chamou a Ló, seu sobrinho, e disse-lhe: “Ló, não vamos brigar, somos parentes; façamos o seguinte Ló, olha o tamanho desta terra. Escolhe! Isso mesmo, olhe e escolhe que direção você quer seguir. Se você preferir ir para a direita eu irei para a esquerda. Escolha Ló! Ele fez a escolha logo que depressa, Ló olhou e viu os pastos verdejantes de Sodoma e Gomorra. E se retirou de Abrão levando os seus pastores e seu rebanho.
Quando Abrão se viu sozinho, aquela voz, de Deus falou com ele novamente, mandou que ele caminhasse por toda essa terra, que agora era somente sua, dizendo, que: por onde ele pisasse a planta de seu pé, seria sua. E Ele lhe renova as suas promessas. Abrão apesar de aparentemente sozinho, na verdade ele está com Deus, e finalmente obedecendo aquela ordem original: “Sai da tua parentela”. Quando seu parente Ló se retirou Abrão estava sobre a submissão de Deus. Abrão passa a peregrinar naquela terra (de Canaã), e continua sendo abençoado e enriquecendo muito mais. Mas ele não tem filhos. Já se passava 24 anos desde aquele dia que ele ouviu pela primeira vez a voz de Deus e Deus havia lhe prometido um filho, alias muitos filhos, muitas nações.
Um dia, Abrão estava assentado assim, em frente a sua tenda, pensando na vida, e, de repente ele vê passando na estrada três varões distintos e bem-vestidos porém, sem nenhuma caravana. Abrão corre em direção àqueles três estranhos, inclina-se diante deles, em sinal de respeito, e oferece água para eles lavarem os pés, lavar as mãos, também água para beber, oferece descanso e alimentos…
E aqueles três varões aceitam a cortesia de Abrão. E Abrão nem imagina que ele está diante da Santíssima Trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo). Que o próprio Deus numa Teofania, havia descido À terra. E Abrão acolhe Deus, sem saber que era Deus.
E Abrão prepara um verdadeiro banquete, e traz muita água para eles lavarem os pés; e Abrão fica ali do lado dos três, como se fosse um garçom em prontidão. Então Deus diz para Abrão, “Abrão, daqui a um tempo de uma vida vai nascer o teu filho.” E Sara, mulher de Abrão, dá risada, secretamente dentro da tenda. E Deus diz para Abrão: “Por que tua mulher riu?” E ela diz: “Não, eu não ri não” Mas no íntimo ela havia rido sim. Porque ela pensou consigo mesma: “Como que eu, sendo uma mulher, de 89 anos, já velha, nem incômodo de mulher não tenho mais, poderei engravidar”? E Deus, alí mesmo, mostrou que para Ele nada é impossível.
E Deus pensa com ele mesmo: “eu vou contar a Abrão o quê, que eu vim fazer aqui na terra. Abrão vai ser pai de uma grande nação. Deixe, que vou contar para ele o quê que eu vim fazer! Abrão, o quê que eu vim fazer, e o quem que eu sou? E Abrão ouve Deus dizer, naquela mesma voz (que ele já conhecia) e Deus lhe diz:” Abrão, o pecado de Sodoma e Gomorra é tão grande que bateu nos céus! E eu desci para conferir tudo isso.
O Senhor, falou apenas estas palavras para Abrão. Ele não disse que destruiria o lugar (Sodoma e Gomorra) disse epenas que havia descido para confirmar o pecado de Sodoma e Gomorra. Mas não revelou a Abrão que simplesmente Ele devastaria a região onde estava plantada Sodoma e Gomorra. Mas Abrão, agora passaria a ser: Abraão, pai de multidões. Abrão era profeta, pois entrou no segredo de Deus.
E Abraão fica pesaroso, porque Ló sobrinho dele mora em Sodoma. Ló mora em Sodoma, e Abraão está preocupado com a família de Ló, isso prova que Abraão seria uma pessoa boa para abençoar todas as famílias da terra. Nesse momento ele está preocupado com a família de seu sobrinho Ló, mas isso já era uma vocação.
Então ele se aproxima de Deus, e a gente vai ver o relato bíblico, um dos mais sublimes de história de intercessão humana em favor dos pecadores. Vou narrar para vocês como esta contido na própria Bíblia (Palavra de Deus). Livro do Gênesis capítulo 18, a partir do verso 23: “E chegou Abraão a Deus, dizendo:””Destruirá tu também o justo com o ímpio? Se por ventura tiver 50 justos na cidade tu a destruir-la-á também e não pouparás o lugar por causa do 50 justos que estão dentro dela? Longe de ti sejas, não farias tal justiça, que mates o justo com o ímpio o Juiz de toda terra? Então Deus, creio que feliz, feliz com a atitude de Abrão, Deus lhe responde: Se eu, em Sodoma achar 50 justos dentro da cidade pouparei todo o lugar por amor a eles.
Então Deus sai andando como que fosse um homem. Isto é uma teofania, quando Deus, toma a forma humana para aparecer na Terra, e, ao dar esta resposta a Abraão Deus sai andando como que se fosse um homem a segue caminhando. Abraão vai atrás dele, e, como que pegasse Deus pelo braço, Abraão intercede: “Senhor, espere um pouco, eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinzas, se por ventura faltar destes 50 jutos somente 45, destruirá por aqueles 45 toda a cidade? Deus lhe diz: Não a destruirei por casa daqueles 45 justos.
E Abraão foi atrás de Deus E ele intercede mais uma vez, e ele continua a falar, ele interrompe Deus e diz: Se por ventura achares ali 40 justos apenas, o Senhor destruirá o lugar? E Deus diz: “Não o farei por amor aos 40 justos.” E Deus vai andando. E Abraão vai atrás. Ele segura Deus e diz: “Não se ires o Senhor comigo se ainda lhe falar” “Se por ventura achares alí 30”? “Não a destruirei se achar alí 30,” Diz Deus. E eis que ainda me atrevo a falar-vos: E se por ventura achares alí 20 justos?” E Deus diz: “Por amor destes 20 justos não a destruirei.” E Deus continua andando. Abraão interrompe Deus, ele está preocupado, e Abraão diz mais só uma vez: Ora não se ire o Sehor, ainda só mais esta vez eu vos falo: “E se por ventura achares 10?” E Deus responde: “Não a destruirei por amor destes 10”. E naquele momento era hora de Deus desaparecer. Se ele continuasse andando, Abraão, com certeza continuaria a interceder, pois o objetivo de Abraão era chegar a 4 pessoas, ou seja, a família de Ló, seu sobrinho. Porque Ló era casado e tinha 2 filhas.
Quando ele chegou a 10, Deus aproveitou a fala de Abraão para desaparecer, porque Abraão disse: “Só mais esta vez eu falo contigo, Senhor.” Se ele não tivesse dito isso, ele poderia continuar intercedendo. Mas Abraão colocou um limite naquela intercessão. Por isso que a nossa intercessão não pode ser limitada, porque nosso Deus não tem limites. Deus, ao desaparecer cumpriu somente a última fala de Abraão, honrando o que ele disse. “Só mais desta vez eu falo, se em Sodoma tiver 10 justos, o Senhor destruiria o lugar”? Então Deus disse: “pelo amor dos 10 eu não destruirei e simplesmente desapareceu, simplesmente sumiu. E Abraão ficou sozinho e preocupado! E agora, o meu sobrinho lá, o que vai ser do meu sobrinho, o que vai ser de sua família? E Abraão foi dormir preocupado!
Mas Deus retirou da cidade de Sodoma Ló, sua esposa e também suas duas filhas. E depois, que Deus retirou a família de Ló daquele lugar aconteceu uma coisa inacreditável; aconteceu uma coisa que os moradores desse região jamais poderiam acreditar ser possível. Repentinamente desceu fogo do céu, muito fogo! E devastou as campinas verdejantes de Sodoma e Gomorra! Tudo! Tudo foi destruído, ninguém sobreviveu! Todos os sodomitas pereceram.
Esta região de Sodoma e Gomorra está de frente ao Mar Morto, simbolizando que aqui é um lugar de morte. Esta paisagem outrora verdejante, agradável, aprazível tornou-se nesse deserto, neste palco de destruição, porque nessa região não havia Temor de Deus! Todos foram consumidos! Alguém poderia dizer, que injustiça! Sim, mas alí não havia nem dez justos. E Abraão disse: não faria justiça o Juiz de toda terra? Sim Deus fez justiça, Deus não foi injusto com ninguém! Pode ser que muitas pessoas não acreditem neste relato bíblico, da destruição de Sodoma e Gomorra. Mas eu acredito! Primeiramente porque está na Palavra de Deus (a Bíblia), e depois, porque o Senhor Jesus, sendo o próprio Deus, quando veio a este planeta, a este mesmo país, o Senhor referendou esta história quando disse assim para as multidões: “lembrai-vos da mulher de Ló; quando Jesus disse, lembrai-vos da mulher de Ló, ele estava exortando a seus discípulos a nunca olharem para trás. Porque o Deus de Abraão quando tirou a família de Ló da cidade de Sodoma, disse assim: corram para os montes mas não olhem para trás! E a mulher de Ló olhou para trás para ver aquele fogo que descia sobre Sodoma e destruía a cidade. E curiosa ela olhou para trás; talvez lamentando o que havia deixado ali, porque Ló era um homem rico, lamentando o conforte que ele tinha em Sodoma, lamentando tudo o que ela estava perdendo para subirem em direção do nada. Quando ela olhou para trás, a Palavra de Deus diz, que ela foi convertida numa estátua de sal.
Então Jesus disse: “Lembrai-vos da mulher de Ló.” Ora, Jesus nunca mentiu em toda a sua vida. Jamais houve engano em sua boca. Se ele nos exortou a lembrar da mulher de Ló é porque realmente a destruição de Sodoma e Gomorra aconteceu. E também a mulher de Ló foi convertida numa estátua de sal porque olhou para trás.
Podemos até conferir outra passagem de Jesus em Lucas 9,62, quando Ele diz: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, está apto para entrar no Reino de Deus.” Nesse momento eu quero incutir em você, que lê esta narrativa, o Temor do Senhor. Porque o Temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Como entender o que é o Temor do Senhor? Traduziremos assim: “O Temor do Senhor é um cuidado excessivo de não desagradar o Senhor em nada. Nada fazer ou pensar que desagrade a pessoa de nosso amado Deus.” E foi a falta do Temor do Senhor nos habitantes de Sodoma e Gomorra que lhes trouxe aquela tamanha destruição. Se você não tiver em si o Temor do Senhor não há futuro para você; porque se o Temor do Senhor é o princípio, vai faltar o fim. Você tem que ter o Temor do Senhor; tem que acreditar em Deus, tem que acreditar que ele é o Juiz de toda a Terra, e que um dia, todos nós teremos que comparecer diante deste grande Juiz. Mas, diferentemente de Ló, de Abraão e dos habitantes de Sodoma e Gomorra; nós agora temos um grande advogado que é Jesus Cristo. Porque ele mesmo quando estava aqui na Terra, antes de sua cruscjficação, na última semana de sua vida, ele disse: “No dia do juízo, os habitantes de Sodoma e Gomorra se levantarão e condenarão muitos; porque se em Sodoma e Gomorra tivesse acontecido a pregação de que os vossos ouvidos ouviram, se em Sodoma e Gomorra eles tivessem visto os milagres que vocês já viram, eles teriam se arrependido.
Você vê como o Senhor Jesus confirma a destruição de Sodoma e Gomorra? Um dia no juízo final você vai ver. Haverá uma multidão de um lado se levantando para condenar aqueles que hoje tem oportunidade de ouvirem a Palavra de Deus, de receberem Jesus como Salvado e não o fazem, apesar de tantas maravilhas e misericórdias que ele opera nos dias de hoje. E aquela multidão no dia do Juízo vai se levantar e dizer: nós somos moradores de Sodoma e Gomorra, os nossos corpos foram carbonizados, mas nossas almas estão aqui e nós reclamamos justiça porque, não tivemos oportunidade de ouvir uma pregação que nos levasse ao arrependimento, nós não tivemos a oportunidade que muitos tiveram, de ver sinais, prodígios e maravilhas através de nosso Deus! Nós queremos clemência, nós queremos perdão!
Eu não sei dizer se com esses argumentos, moradores de Sodoma e Gomorra livrarão suas almas de serem salvas, mas Jesus garantiu que eles com esse argumento condenarão a muitos.
Meu amado, minha amada, chegou a hora da verdade. Se aproxima a hora do juízo, e você vai ficar assim indiferente? Pecando cada vez mais? Os teus pecados, se acumulando cada vez mais uns sobre os outros? O que você está esperando? Que teus pecados batam no céu e deixe Deus indignado? Você está esperando o quê? Chegou a hora meu querido e minha querida, de você se arrepender, mudar o seu estilo de vida e receber o Senhor Jesus como teu único, suficiente, exclusivo e eterno Salvador. Para que, quando chegar aquele grande dia, o dia do juízo. Quando o Juiz de toda a Terra fará justiça e você seja absolvido, absolvida, pelo Sangue de Jesus!
O Livro da Vida será aberto e se o seu nome estiver ali registrado, então você não entrará em condenação, ainda que tenha praticado pecados tão terríveis quanto dos habitantes de Sodoma e Gomorra. Se você entregar a sua vida para Jesus agora, todos os teus pecados serão perdoados e teu nome estará registrado no Livro da Vida. Quer fazer isso agora? Quer receber Jesus como teu único, suficiente, exclusivo e eterno Salvador?
Então, aí onde você está, coloque a mão direita sobre o teu coração e ore assim comigo: “Meu Deus e meu Pai, o Senhor é o grande Juiz de toda a Terra, eu ouvi a Tua Palavra, sei que a minha alma eterna terá que prestar contas à Ti. E neste momento, eu presto contas a voz:” Eu (diga teu nome) sou um pecador (sou uma pecadora). Vamos, diga isso para Deus (aí mesmo onde você está, se em casa no teu quarto, se no banco da igreja, onde você estiver) diga (mulher) eu sou uma pecadora. Reconheço os meus pecados, a minha culpa; mas eu creio, que Jesus Cristo é o meu advogado e que ele intercede por mim. Eu creio e declaro: que Jesus Cristo é meu único, suficiente, exclusivo e eterno Salvador. Diga para Deus: “Escreva Senhor, meu nome no Livro da Vida e não permita que jamais dali meu nome seja riscado ou apagado”.
Me sustente Pai, nesta vida para que eu chegue até o fim. Para que eu persevere até o dia da minha morte corporal ou até o dia de tua volta gloriosa. Por Jesus Cristo, o meu único, suficiente, exclusivo e eterno Salvador, que eu vos oro.. Amem.
Continue assim, de olhos fechados. Quero fazer uma intercessão por você. É isso mesmo! (Mentalize que você esteja em Sodoma e Gomorra onde Abraão intercedeu pela família de Ló) eu quero interceder junto de Deus por você e pela tua família. Permaneça assim nessa atitude de oração: “Meu Deus e meu Pai todo Poderoso, não faria justiça tu ó Juiz de toda a Terra! Meu Deus nós não somos justos, porém justificados pelo Sangue de Jesus. E esta pessoa, por quem estou intercedendo, decidiu agora em receber Jesus como teu Salvador; eu vos peço meu Pai, escreva o nome dessa pessoa no Livro da Vida; e quando chegar o dia do Juízo final, e os livros das obras forem abertos eu quero que esteja registrado que hoje, esta pessoa recebeu o Senhor Jesus como teu único, suficiente, exclusivo e eterno Salvador. E quando abrires o Livro da Vida conferirás que lá estará escrito o nome desta pessoa por quem eu vos oro intercedendo por ela agora.
Meu Deus querido e amado eu termino esta mensagem e oração em nome de Jesus, que convosco vive na unidade do Espírito Santo. Amem.

É com grande alegria e imensa responsabilidade, que acabo de editar as palavras deste pastor, sem omitir e nem adicionar nenhuma outra palavra que não tenha sido editada (falada) por ele neste áudio.
Espero que todas estas palavras tenham surtido os efeitos necessários na tua meditação e quem sabe, na tua conversão. Amem?

Facebook: Erleu Fernandes da Cruz
Visitem meus blogues diários:

Curitiba, 24 de Fevereiro de 2020.

0 comentários:

Postar um comentário