domingo, 2 de junho de 2013

CRISTÃOS MADUROS 73

CRISTÃOS MADUROS – 73                                                                                                      
E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
Bloco 9: A PLENITUDE DO ESPÍRITO
..............................................
O DOM DE PROFECIA – 1Co 12:10.
Simplesmente traduzida, a palavra “profetizar” significa “expressar palavras inspiradas”. De acordo com o texto da Primeira Carta aos Coríntios, todos os crentes podem exercitar esse dom em determinadas ocasiões, conforme a vontade do Espírito (1Co 14:31).
Encontramos três propósitos para essas expressões proféticas:

1. Edificar a Igreja, ou seja, estabelecer os crentes.

2. Exortar os crentes, reativando-os, confortando-os e desafiando-os.

3. Consolá-los com palavras de consolo e encorajamento. 
Frequentemente, as profecias incluem todos esses três elementos.

1. TRES MAL-ENTENDIDO SOBRE AS PROFECIAS.
No que diz respeito ao dom de profecias, podemos identificar frequentemente algumas confusões. Essas confusões devem ser evitadas, por isso, passemos a entender cada uma delas.

a - O dom de profecia não é uma pregação – Muitos, hoje em dia, insistem que o dom de profecia é uma habilidade de se pregar bem. No entanto, a pregação e o ensino são geralmente o resultado da meditação, em oração, da Palavra de Deus, e de uma preparação meticulosa de nossa mente e espírito para ministrar um entendimento ao povo. O dom de profecia não é o resultado de um estudo meticuloso. É uma expressão verbal espontânea operada pelo Espírito.

b - O dom de profecia não é para predição do futuro – Esse dom é para “clarificar e encorajar no, presente”, não é para “predizer o futuro”. O seu propósito é para edificação, exortação e consolo. Sempre que há um elemento de predição numa profecia, em geral há outro dom (palavra de conhecimento e sabedoria) operando junto. 

c - O dom de profecia não é para uma direção pessoal – Se estivermos em dificuldade de uma direção pessoal, devemos pedir isso ao próprio Jesus (Tg 1:5). Também podemos buscar tal direção nas páginas da Palavra de Deus, a Bíblia. Se uma expressão profética vir a nós com instrução para o futuro, isso devia apenas confirmar o que Deus já nos mostrou pessoalmente. 

2. Ensinamento Bíblico Sobre o Dom de Profecia.
Uma vez que os equívocos a respeito do Dom de Profecia foram identificados, cabe agora uma apresentação mais apurada do que a Palavra de Deus ensina a respeito desse dom.

a - É para se falar sobrenaturalmente ao homem (1Co 14:3) – Isso transmite a mente do Senhor à Igreja. O profeta fala aos crentes, em nome de Deus para edificação, exortação e consolo.

b - Não requer nenhuma interpretação – Não é como o dom de línguas que, por se expresso em uma língua estranha, precisa de um intérprete. A profecia é expressa através de uma linguagem inteligível, de forma que aquele que a ouve a compreende. 

c - Convence os indoutos (1Co 14:24.25) - Pela citação aprendemos que pessoas desprovidas de conhecimento,  através da operação do dom de profecia: serão convencidas; serão julgadas; terão manifestos os segredos do coração; se prostrarão diante de Deus com humildade; reconhecerão que Deus verdadeiramente está entre nós; e adorarão a Deus.

d - Funciona para que os crentes possam aprender (1Co 14:31) – Isso não diz respeito ao ensinamento que normalmente vem  da exposição da Palavra de Deus, através de um ministério de um mestre. Pelo contrário, o texto está falando do aprendizado de verdades espirituais através da unção do Espírito. Tais ensinamentos deveriam ser provados pela Palavra de Deus escrita, antes de serem digeridos. 

e - Todos deveriam procurar com zelo esse dom (1Co14:1,39). – Por meio da manifestação desse dom podemos ser usados por Deus para o encorajamento do Seu povo.

f - A pessoa que estiver operando esse dom é responsável pelo seu uso ou abuso (1Co 14:32) - A profecia não é uma expressão verbal incontrolada. Nem tampouco está o profeta sobre sob qualquer espécie de transe ou controle mental. Ele também não está fazendo ou dizendo nada contra a sua vontade. O espírito de profecia está sujeito ao profeta. É o profeta que está falando em nome de Deus. Ele possui o controle, em todas ocasiões, de tudo o que estiver sendo dito. 

g - Porque o elemento humano é falível, as profecias devem ser julgadas (1Co14:29) – Não somente a falibilidade do homem, mas também a existência dos falsos profetas exige o julgamento da palavra profética (1Jo 4:1). 
........................................
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor? Afinal, os nossos pés se encontraram, dentro de suas portas, ó Jerusalém” (Sl 122:1,2).
.....................................
Continuaremos na próxima aula com os itens 3 e 4. Encerrando o item “DOM DE PROFECIA”.
............................................
Próxima Aula Nº 74 (Cont. da Nº 73)
3-Como Julgar Uma Profecia.   
4-Como profetizar.



0 comentários:

Postar um comentário