quinta-feira, 20 de junho de 2013

QUANDO A DMOESTAÇÃO É NECESSÁRIA!

QUANDO A ADMOESTAÇÃO É NECESSÁRIA

TEXTO: 
I Coríntios 4.14 - BV
Não lhes estou escrevendo sobre estas coisas para envergonhá-los, mas para advertir e aconselhá-los como a filhos queridos.

OBSERVAÇÃO:
“Paulo está pegando pesado!”, diriam alguns. “É isso mesmo, tem que usar a vara”, falariam os que gostam de bater. O ministério pastoral deve ser exercido da mesma maneira como um pai cuida de um filho. É assim que Paulo está se colocando. Nisto fica evidente algumas coisas:
1.
Sua convicção do seu papelApesar das críticas que vinha recebendo, Paulo não deixou de cumprir seu papel, muito embora eles o tenham colocado no banco dos réus – v.1-5.
2.
Sua percepção da necessidadePaulo percebeu um grande desvio de caráter de algumas pessoas quanto ao orgulho e arrogância. Elas estavam se colocando em posição superior, inferiorizando ao próprio Paulo (v.6-13).
3.
Seu amor incondicional. Sua responsabilidade de pai espiritual fazia com que ele advertisse com palavras duras, movidos pelo amor que tinha por eles (v.14-15).
4.
Sua orientação e propostaSeu exemplo e seu ensino da verdade precisavam ser seguidos. Ele estava enviando Timóteo para ajudá-los no processo de correção (v.16-17).
5.
Seu método de ensino. Paulo usava o método benefício ou consequência. Se escolhessem obedecer haveria benefícios, se escolhessem desobedecer haveria consequências. Paulo demonstrou muita firmeza em corrigir e admoestar (v.18-21).

APLICAÇÃO:
Sei que preciso ser mais firme quanto a corrigir e admoestar os insubmissos. Sei que tenho dificuldade de falar duro e confrontar os erros. Esta atitude faz com que as pessoas pensem que eu não estou me importando.
Sei que tenho meu papel de “pai espiritual” e que a paternidade envolve responsabilidade de orientar, corrigir, admoestar, apontar o caminho do concerto, e apontar as consequências da escolha de obedecer ou não.
Sei que tenho crescido, mas preciso avançar ainda mais. Sei que amor e correção são dois lados da mesma moeda.

ORAÇÃO:
Senhor. Ajuda-me a seu um verdadeiro pai espiritual para aqueles que eu tenho responsabilidade de cuidar.
.........................................
Fonte: Devocional Pr Gedimar Araujo.

0 comentários:

Postar um comentário