terça-feira, 18 de agosto de 2020

PODEMOS AGIR FORÇADOS PELA CIRCUNSTÂNCIAS?

 

...forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos.”

1SAMUEL 13:12b

Podemos agir forçados
pelas circunstâncias?

Erleu, aos seguidores do Blogue Jerusalem-e aqui.

Esta fala foi do Rei Saul. Ao desobedecer uma ordem de Deus, Saul justificou seu erro dizendo que tinha sido pressionado pelo povo a oferecer holocaustos por conta própria, quando ele deveria ter esperado o profeta Samuel para fazê-lo.

Desde o Jardim do Éden é assim. Adão também quis colocar a culpa de ter comido o fruto proibido em Eva, dizendo para Deus: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gênesis 3:12).

É curioso como a tendência do ser humano é sempre justificar o seu erro colocando a culpa em alguém ou em alguma coisa. É difícil para certas pessoas admitir que erraram, então, parece mais fácil achar uma justificativa. 

Porém, sabemos que, da mesma forma que a salvação é individual por uma decisão pessoal, as atitudes que tomamos também são totalmente pessoais, independentemente do que nos “força” o ambiente, as pessoas ou as condições. 

Vamos amadurecer em Deus? Vamos deixar o orgulho de lado? Todos nós podemos assumir erros e contar com o perdão pleno de Deus. 

Ao não agir corretamente e colocar a culpa em outra pessoa ou situação, estamos apenas enganando a nós mesmos e impedindo o nosso próprio crescimento. Mas, se reconhecermos as nossas falhas, este é o primeiro passo para a mudança. Se Saul tivesse se arrependido diante de Deus, a sua vida teria mudado, mas ele não quis agir corretamente. 

Deus é amoroso o suficiente para nos aceitar da forma como somos e poderoso para mudar todo o quadro. Porém, Ele precisa encontrar em nós um coração sincero, humilde e íntegro. Jesus foi assim em todo tempo, em todo lugar, e Ele é o nosso maior exemplo!

 

» Oração: 

Pai, eu quero seguir o exemplo de Jesus sempre. Sei que estou sendo santificado e que estou no caminho do aperfeiçoamento. É maravilhoso saber que, quando erro, a tua misericórdia e o teu amor me alcançam e o Senhor não me acusa, mas me ajuda a ser transformado mediante o meu arrependimento. Eu não preciso me esconder de ti; eu faço o contrário: eu me apresento a ti confiante na transformação que tu operas em mim. Em nome de Jesus, amém.

HELIO & DEISE PEIXOTO

0 comentários:

Postar um comentário