domingo, 4 de junho de 2017

TIRAI A PEDRA

TIRAI A PEDRA
PR. ALEJANDRO BULLÓN

"Alguma vez você quis saber por que os filhos de Deus sofrem enfermidades, acidentes e também morrem? O que acontece quando o homem morre? Existe vida após a morte?
O nosso texto está baseado no capítulo 11 de São João. Vejamos o que está escrito: "Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro, dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas". (São João 11:3)
Amigo, podem as pessoas a quem Jesus ama ficar doentes? Podem as pessoas que vivem uma vida de comunhão com Cristo serem também atingidas pela dor e até pela morte? É bíblico dizer que se você está doente Jesus não está com você?
Numa ocasião, Paulo, falando de um problema físico que carregava, disse: "Por causa disto três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza... (II Coríntios 12:8 e 9)
Paulo teve que conviver o resto da vida com aquele problema físico. E isso quer dizer que Deus não estava com ele? E Lázaro, não era amado por Jesus? Por que então ficou doente?
Há algo que devemos entender com relação à doença: nenhuma enfermidade tem origem em Deus e não é uma maldição divina como alguns pensam.
Certa ocasião eu estava me preparando para a pregação, quando uma senhora entrou toda chorosa, acompanhada de seu filho de 19 anos e me disse:
- Pastor, por favor, fale alguma coisa para meu filho. Ele está entrando na fase terminal da AIDS, só lhe resta poucas semanas de vida. Por favor, diga algo que o anime.
E eu pensei: o que dizer para um jovem de 19 anos que ainda não desabrochou para a vida e já está morrendo? Para um garoto que vive atormentado pelo complexo de culpa porque sabe que está indo para a morte como resultado de ter quebrado alguns princípios da vida? Então eu apenas o abracei. Assim, ele encostou a cabeça em meu ombro e chorando disse:
- Pastor, estou sofrendo a maldição de Deus, não é? Deus está me castigando pela vida errada que vivi, não é?
Eu o apertei bem forte e disse:
- Filho, Deus não está lhe castigando. Você é a coisa mais linda que Deus tem. Apesar de não conseguir vê-Lo, Ele está perto de você, está aí do seu lado, sofrendo, chorando.
Meu amigo, eu não encontro na Bíblia um Deus castigador que olha para o filho que se desviou de Seus caminhos e diz: Você foi rebelde aos Meus ensinamentos, não foi? Então sofra e morra por causa de sua desobediência. Sim, a Bíblia me ensina que Deus é amor; que Ele sofre, espera, suplica e vai atrás do homem. A Bíblia também me ensina que Deus estabeleceu leis para proteger a vida. Quero que entenda bem. Deus estabeleceu leis físicas preservadoras da vida. Por exemplo: A lei da gravidade. Segundo esta lei, todo objeto será atraído para a terra. Suponhamos que eu tenha um objeto de cristal. É muito valioso. Se eu não quero que ele estrague, tenho que respeitar o princípio físico estabelecido por Deus. Se eu estiver com ele na mão, e por algum motivo eu desobedecer a lei e soltá-lo, com certeza ele cairá e se fará em pedaços.
Aí, seria justo levantar os olhos ao céu e dizer que Deus está me castigando porque desobedeci a lei da gravidade? É castigo divino ou resultado natural da desobediência de um princípio preservador da vida?
Precisamos entender que não existe maldição divina. Deus estabeleceu princípios preservadores da vida que devem ser respeitados para assim se obter uma vida abundante e feliz.
Às vezes, por não respeitarmos as leis, criamos tremendos problemas; mas mesmo estando em meio deles, Jesus está ao nosso lado dizendo: Filho, eu não queria que você sofresse desta maneira. Eu o criei para ser feliz. No momento da dor, da tristeza, quero que segure Minha mão, quero que saiba que eu não estou lhe condenando. Eu estou com você. Se Deus, em Seu infinito amor acha que deve operar um milagre, Ele pode fazê-lo. Eu já vi muitos deles. Já vi homens desenganados pela ciência médica renascerem novamente. Já vi homens completamente perdidos para este mundo serem restaurados por Deus. Ele pode operar milagres, só que a Bíblia não ensina que os milagres são uma coisa geral que têm que acontecer com todo mundo. O milagre é uma prerrogativa divina, depende de Deus; não de nós.
Por que nós, os filhos de Deus, ficamos doentes? Muitas vezes porque transgredimos leis físicas, outras, por questões hereditárias. Às vezes, são consequências do ambiente poluído em que vivemos; outras, pelo ritmo de vida que levamos. Numa cidade grande como qualquer capital brasileira, é normal você acordar às 5 da manhã e ir para o trabalho; almoçar uma marmita fria; voltar para casa e só chegar às 10 da noite e daí comer uma comida fria. No dia seguinte, você segue a mesma rotina. Esse ritmo de vida é diferente da vida de um homem do campo. Então, nem sempre a doença vem por ter quebrado leis físicas voluntariamente. Mas quando Deus permite que Seus filhos sejam atingidos pela doença, Ele compensa essa situação para glória de Seu nome e crescimento espiritual de Seus filhos. Às vezes, Ele se aproveita de uma situação crítica, para acordar-nos.
Meu pai não quis saber nada de Jesus durante 34 anos. Rejeitou, correu, fugiu de Jesus. Um dia, descobriu que estava com um câncer terrível. Passava noites e noites gritando de dor e aí, prostrado na cama, no leito, à beira da morte, entre gritos de dor e lágrimas, descobriu que estava fugindo de Deus, caiu de joelhos e aceitou Jesus. Deus aproveitou aquele momento de dor e fez com que meu pai tomasse consciência de sua necessidade espiritual.
Por que será que nós, os homens, somos tão duros com Deus? Seria justo dizer que Deus castigou meu pai com um câncer, porque ele não queria aceitá-Lo?
Voltemos ao relato bíblico. A história diz que Lázaro morreu e que Jesus demorou dois dias para ir ter com ele. Alguma vez você já pediu a Deus alguma bênção e parece que Deus demorou atender sua oração? Maria e Marta estavam chorando, orando, jejuando e fazendo vigília, porém, Jesus não chegou a tempo e Lázaro morreu.
Amigo, quando aparentemente Deus demora em responder nossas orações é porque Ele tem algo maior para nos oferecer. As irmãs de Lázaro estavam pedindo somente uma cura, mas Jesus tinha preparado para Lázaro uma ressurreição. Sempre é assim: o que Deus tem para nós é maior do que esperamos dEle.
O registro bíblico diz que assim que Jesus chegou, Marta lhe disse: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido". Sabe o que estava por trás desta lamentação? Marta estava dizendo: "Agora é tarde, já não precisamos mais de Ti".
Meu amigo, nunca diga isto a Jesus. Seja paciente. Se você está passando por dificuldades e se sente cansado de orar sem obter resposta alguma, por favor, espere um pouco mais. Deus tem algum plano maravilhoso para você. Se você ainda não se casou e o seu sonho é encontrar um rapaz ou uma moça para formar um lar feliz, tenha um pouco de paciência. Não corra, não se adiante nos planos divinos. Se seu sonho ainda não se realizou, espere um pouco mais. Dê uma chance a Deus. Os planos dEle são sempre maiores que os nossos planos.
Continuando a leitura do texto bíblico, Jesus disse aos Seus discípulos: Vamos porque Lázaro está dormindo e vou acordá-lo do sono. Os discípulos olharam para Ele e disseram-lhe: Mas Senhor, se está dormindo, acordará. E Jesus disse: Vocês não entenderam. Lázaro está morto. Aí sim, os discípulos ficaram intrigados: Mas Senhor, Lázaro está dormindo ou está morto?
Você sabia que o assunto morte tem criado muita confusão entre os filhos de Deus? Vamos falar um pouco dela. O que acontece quando o homem morre? Acredito que, como povo cristão, só temos uma fonte segura de informação: a Palavra de Deus. Não quero apresentar aqui conjecturas humanas, apenas quero mostrar a você o que está escrito.
Para entender o que acontece quando o homem morre temos que entender o que aconteceu quando o homem foi criado. Acompanhe-me por um momento ao jardim do Éden. A Bíblia diz: "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente". (Gênesis 2:7)
Aí estava o barro. Barro não é gente, não é vida. Barro é simplesmente barro. Não pensa, não sente, não odeia e nem ama. O barro é barro, mas Deus vem e coloca em suas narinas o sopro de vida. O sopro também não é gente, não tem sentimento, não odeia, não ama, não fica magoado. Sopro é sopro. É ar. Mas quando o sopro se juntou com o barro, então sim, apareceu o homem vivo. A Bíblia o chama de alma vivente. Alma, do ponto de vista bíblico não é um espírito. Espírito é o sopro de vida. Alma é a pessoa viva, que anda, que trabalha, que sente, que ama, que odeia.
Minha pergunta é: o que acontece quando o homem morre? Vou deixar que a Bíblia responda: " ... e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu". (Eclesiastes 12:7)
Muito bem, o corpo, diz a Bíblia, volta para a terra de onde veio. E o sopro, que nós chamamos de espírito, volta para Deus que o deu. Quando Deus criou o homem, Deus fez esta operação: assopra. Quando o homem morre Deus faz tudo o contrário: respira. O sopro volta para Deus e o corpo volta para o pó de onde veio. Depois de 5, 10, 15 anos, você abre o caixão e só encontra pó, terra. O homem saiu da terra, foi feito da terra, volta para a terra e o sopro de vida volta para Deus.
Agora vem outra pergunta: Existem espíritos que sofrem vagueando por aí? A Bíblia disse que não: "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma, nem tão pouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em cousa alguma do que se faz debaixo do sol". (Eclesiastes 9:5 e 6)
Entendeu? Isto que acabo de ler é a Palavra escrita de Deus. Não é palavra de homem. Não é o que o pastor Bullón e este teu irmão Erleu imagina. Isto é o que está escrito na Bíblia. Os vivos, sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem nada. O dia em que eles morrerem, acabou seu ódio, seu amor, já não pensam, já não sentem, já não vivem, já não existem.
- Pastor, você me dirá , mas eu ouvi falar dos espíritos, eu até conversei numa sessão espírita com o espírito de meu pai".
Bom, você tem que confrontar essa declaração com a Palavra de Deus e ela afirma que você não falou com o espírito de seu pai, porque o dia que o seu pai morreu, seu corpo foi para a terra e o sopro voltou para Deus.
Você pode dizer: "Pastor, mas eu o ouvi, eu o vi". Não, você não viu o espírito de seu pai porque não existe o espírito dele. Você falou com um espírito sim, mas foi com um espírito maligno. Porque a Bíblia afirma em Apocalipse que: "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra e, com ele, os seus anjos". (Apocalipse 12:9)
Qual é o trabalho desses anjos hoje? Enganar-nos como o chefe deles nos engana. É o que fazem. Se disfarçam de espíritos de pessoas vivas ou mortas e conseguem seu objetivo. Se você acredita que há vida após a morte, porque então preocupar-se em estar salvo ou perdido? Afinal de contas, você terá outra oportunidade.
A Bíblia ensina que quando o homem morre, fica inconsciente. Seu corpo volta à terra como era e o sopro volta a Deus que o deu. Até quando isso? Até a segunda vinda de Cristo. São Paulo em I Tessalonicenses diz: "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem... Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro..." (I Tessalonicenses 4:13, 14 e 16)
Que grande notícia! Você que perdeu seu pai, um filho querido com 16 anos, um amigo maravilhoso. Tenha fé em Jesus. Eles estão dormindo. Quando Cristo voltar, então devolverá o sopro de vida para cada corpo, mesmo no pó da terra. E os que morreram em Cristo ressuscitarão para encontrar seu Salvador voltando em glória e majestade. Neste dia você poderá abraçar seu pai, sua mãe, seu filho.
Você conhece o fim da história. Jesus foi ao sepulcro. As irmãs disseram: Senhor, não podemos retirar a pedra porque ele já está morto há 4 dias e cheira mal. Jesus insiste: Retirem a pedra.
Amigo, por que será que Jesus não escolheu ressuscitar um morto quentinho de duas horas apenas, e escolheu um morto que já cheirava mal? Sabe por quê? Porque se Ele tivesse ressuscitado um morto de duas horas, algum incrédulo podia dizer: Não, não estava morto. Estava com catalepsia. Por isso Jesus esperou que o cadáver entrasse em putrefação, por amor aos incrédulos, para mostrar-lhes que o poder de Deus está acima da incredulidade humana.
Hoje, Jesus está dizendo a você que para Ele não importa como sua vida está. Não importa se você já se sente podre, cheirando mal moralmente, espiritualmente. Ele diz que se você é um cadáver que está há muitos anos fora da igreja, longe de Jesus, não importa. Ele foi capaz de ressuscitar Lázaro e pode ressuscitar você também. Este é o desafio de Deus.
Quem é aquele que pensa que Ele não pode fazer algo em sua vida? Não existe nada impossível para Jesus. "Retirem a pedra", disse Ele; e quando os homens obedeceram-No, Jesus disse: "Lázaro, vem para fora".
Um grande pregador do século passado disse que Jesus teve que dizer Lázaro vem para fora, porque se Ele não mencionasse o nome de Lázaro, todos os mortos do mundo ressuscitariam, tal era o poder de Jesus.
Amigo, o Jesus que teve poder para ressuscitar Lázaro, não tinha poder para retirar a pedra? Por que disse aos homens: retirem a pedra?
Amigo, Jesus tem poder para transformar vidas, mas Ele nunca vai entrar num coração se o homem não retirar a pedra. É você quem tem que tomar a decisão. Jesus pode entrar em sua vida e corrigir qualquer coisa, sarar qualquer ferida e ressuscitar seus sonhos. Se sua família está se desintegrando, se seus ideais estão morrendo, esta é a oportunidade de Cristo. Ele pode entrar em sua vida e ressuscitar tudo, mas Ele não pode retirar a pedra. É você quem tem que abrir o coração.

ORAÇÃO
Senhor, neste momento nos colocamos submissos a Ti para que com o Teu poder, nos ressuscites dessa mornidão. Nos conceda a força necessária para retirar a grande pedra do nosso coração, que é a presunção de achar que sem Ti podemos viver. Dê-nos o Teu amor e a Tua paciência para que possamos aceitar a Tua vontade para a nossa vida. É em nome de Jesus que vos oro, amém

0 comentários:

Postar um comentário