domingo, 3 de setembro de 2017

QUEM SÃO OS DERROTADOS

QUEM SÃO OS DERROTADOS?

2 Samuel 23:9-10.
“Depois dele, Eliezer, filho de Dodô, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus ali reunidos para a peleja. Quando já se haviam retirados (fugido) os filhos de Israel, e ele (Eliezer)  se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada na espada; naquele dia o Senhor efetuou grande livramento; e o povo voltou para onde Eliezer estava somente para tomar os despojos”

OREMOS: Senhor, abri meus lábios e o meu coração para que eu possa levar a quem ouvir ou ler estas palavras, possam ser edificados na fé e no conhecimento de vossa vontade. Eu vos oro em nome de Jesus. Amem.

Irmão amados, cá estamos nós, adentrando naquilo que Deus nosso Senhor e Pai nos manda falar. Vemos aqui, que somente dois dos filhos de Israel se encheram de coragem para enfrentar os filisteus: Josebebe-Bassebete e Eliazar. Os demais se acovardaram e se retiraram para o monte. Quais foram os derrotados aqui nesse caso? Podemos indicar primeiro, derrotados pelo medo, foram os israelitas; e pela espada foram os filisteus.
Observemos, que há muitos derrotados entre nós. Tanto entre os crentes quanto os não crentes. Tem dificuldades? Tem sim! Dificuldades existem e faltam motivações para suprimir essas dificuldades e transformá-las em vitórias. As bênçãos chegam  somente para aqueles que creem no Senhor das bênçãos, Deus. Temos que reagir, irmãos! Reagir e buscar a Deus com confiança e Deus opera milagres naqueles que tem fé.
O que aconteceu quando Moisés conduziu o povo cativo no Egito às margens do Mar Vermelho? (Êxodo 14:27) Como dizem os mineiros, aquele marzão na frente, e aquele exército enorme de Faraó, atrás.
Quando Deus abrir o mar, irmãos, na vossa frente caiamos nele, e cheios de coragem busquemos com a ajuda de Deus livrar-nos do inimigo que esteja por trás.
Não recordemos que em Números 13:27-33, em que 12 homens foram escolhidos para reconhecerem a terra prometida, Canaã? Daqueles 12 somente 2 voltaram cheios de coragem e confiança em Deus, sendo que os 10, (os demais) amedrontados. Os dez, voltaram com medo dos gigantes que viram, que até se compararam a gafanhotos frente a homens tão grandes.
Porém, Josué e Caleb, voltaram cheios de confiança. Crendo que se Deus estava com eles e disseram; “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará; terra que mana leite e mel”. (Numeros 14:7-8). Irmãos, ninguém é tão grande e forte que não possa ser derrotado.
Só não alcança os milagres aqueles que não creem, aqueles que são incrédulos. Josué e Caleb, foram os únicos que acreditaram que podiam conquistar aquela terra.
Por isso, por 40 anos, os israelitas perambularam em círculo pelo deserto.  Mas, aqueles das famílias do dez incrédulos, que tinham acima de 20 anos não entraram na terra prometida, somente Josué e Caleb e os que tinham menos de 20, das famílias dos dez amedrontaram.
Só os valentes de Deus conquistam as promessas de Deus. Porque as chaves que abrem as portas é a fé. A fé abre portas, em nome de Jesus. A fé irmãos, é movida por ação. Como bem diz uma canção que se andarmos rompendo em fé as conquistas virão.
Quantas pedras que Davi tinha na sua funda? Não importa, ele só precisou de uma, colocada em sua funda e lançada com precisão acertando a testa do gigante Golias. A fé irmãos é a cola, é a liga que faz Deus agir.
Quais são os gigantes que te metem medo? Cadê a sua pedra, cadê a sua funda. A fé irmãos é o que faz a diferença. A gente precisa agir e deixar a vitória aos cuidados de Deus. Você tem que ir em busca da vitória.
Ou você vence ou é derrotado, ou perde ou ganha, ou vai ou você fica, ou morre ou fica vivo, ou você chora ou você ri. Mas tem que ir, tem que atirar-se no mar da vida, na busca daquilo que você quer. Buscar caminhar do lado dos valentes, daqueles que não tem medo de serem derrotados. Tem que competir entre os fortes. Se estou do lado dos valentes, valente serei. Fora dos valentes fico fraco. Não é isso que vemos em Eclesiastes 4:9-12 que nos diz: “se dois trabalharem juntos a paga vai ser melhor, se um cair o outro o levanta, se estiver só e cair não terá quem o levante; dois dormindo numa mesma cama um esquentará o outro, se estiver sozinho passara frio; um cordão de três dobras dificilmente se arrebentará”.
Já imaginou irmãos, Israel fugindo, e os filisteu se aproximando. Eliezer disse, “se vocês fugirem eu enfrentarei os filisteus”, e Eliezer, matou a fio de espada mais de oitocentos filisteus naquele dia. Aos corajosos, que tem fé em Deus, Deus dá sempre um ponto de partida. Não foi assim na multiplicação dos pães? Entre tantos que se diziam forte, com quem foram encontrar 5 pães e dois peixinhos? Com aquele frágil menino de seus treze anos! Não é isso que vemos em João 6:8-11?
Irmão, ser valente é não deixar o inimigo levar o que é teu. Eliezer, valente israelita, matou todos os seus inimigos em defesa de seus bens, esposa, filhos e tudo o que possuíam seus irmãos. E vemos aí, que depois da morte dos filisteus veio a colheita, aqueles israelitas medrosos vieram afoitos colher os despojos (restos aproveitáveis) deixados pelo filisteus mortos por Eliezer. O impossível passa a ser possível com Deus.
Nunca exalte o nome do diabo. Há crentes que ficam enaltecendo o poder do diabo, quando dizem: “Estou com medo pois o inimigo é muito forte, é muito poderoso” Não façam isso! Que poderoso que nada! Poderoso é o nosso Deus! Não deem cordas a ele, o diabo; ele já está derrotado! Deus é que é poderoso! Deus é quem nos dá livranças. Devemos orar a Deus que é poderoso! O inimigo não pode com o poder de Deus que temos em nós, pela nossa fé. Pouco nos importa o medo dos fracos, mas o que importa é o poder de Deus.
Recordemos aqueles três jovens Sadraque, Mesaque e Abede-Nego em Daniel 4:16-18, que por não obedecerem a Nabudonosor, foram jogados na fornalha de fogo. Deus estava com eles, e nenhum fio de seus cabelos foram chamuscados. Muitos outros valentes de Deus encontramos nos livros da Bíblia, que foram livrados por Deus: Jonas no ventre do peixe, Paulo e Silas livrados na prisão, Pedro é solto do meio de 4 piquetes de soldados, Daniel é livrado dos dentes dos leões, e muitos outros.
Conta uma lenda que: Frederick Nolan era um cristão que morava no norte da África. Um dia estourou uma perseguição contra os cristãos.
Para não cair nas mãos dos seus perseguidores, Nolan fugiu para o deserto. Mas estes foram atrás dele.
O pobre cristão, procurando um refúgio, entrou numa caverna.
Do fundo da caverna, viu quando uma aranha teceu hábil e rapidamente uma teia, cobrindo toda a entrada.
Os perseguidores de Nolan aproximaram-se dessa entrada, declararam sua intenção de entrar na caverna, mas foram admoestados por um deles, que lhes chamou a atenção para o fato de que se havia ali uma teia de aranha, então, estaria mais do que provado que ninguém havia entrado recentemente nesse lugar.
E foram embora.
Nolan, que lhes ouviu a discussão, registraria mais tarde o aprendizado dessa hora difícil:
“Onde Deus está, uma teia de aranha se transforma em muro. Onde Deus não está, até um muro pode se transformar em teia de aranha.”
Irmãos, estou terminando, que cada um de nós nos revistemos de um espírito de valentia e não de medo.
Deus nos dá as pistas para que a gente vá em busca do milagre. Primeiro você se atira corajosamente em busca do milagre e depois é que virá o milagre de Deus.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Deus volta para ti a sua face e lhe dê a sua paz. Que Deus te abençoa: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Confia no Senhor e ele te dará, carinho, força e proteção. Amem irmãos?

0 comentários:

Postar um comentário