domingo, 11 de fevereiro de 2018

QUATRO COLUNAS QUE SUSTENTAM A FÉ.


Reflexão referente à Domingo, dia 11/2/2018.

Narrativa do Livro de Jonas 1:1-17

OBEDIÊNCIA – SANTIDADE – FIDELIDADE – COMUNHÃO.

Havia um profeta chamado Jonas, filho de Amitai. Deus veio até ele e mandou que ele fosse até a cidade de Nínive, cheia de pecados, cheia de maldades, cheia de jogatinas, cheia de prostituição, cheia de tudo o que possa parecer mal aos olhos de Deus. Manda, Deus, ele profetizar pelas ruas da cidade que acabou a paciência dele com os seus moradores. Dizer que a sua malícia subiu até os céus. Chega!!!
Jonas ouve a ordem de Deus, se enche de medo, se acovarda, tenta fugir da face de Deus e indo pra grande cidade de Tarsis. Pra chegar a Társis, Jonas tem que pegar um navio.Vai até Jope, compra uma passagem, entra no navio pra fugir de Deus e não cumprir sua ordem.
Mas Deus a tudo vê, como vemos no salmo 139; Deus que é Onisciente, Onipresente e Onipotente, nada lhe escapa ao controle, estava observando a rebeldia de Jonas. Tão logo o navio zarpa, estando já num ponto onde não se podia mais voltar, o mar modifica-se. Começa uma ventania e cai uma chuva forte, e tudo vira uma tempestade, uma tormenta em alto mar. O navio subia e descia sobre as ondas, parecia mais uma casca de nozes sobre as águas revoltas. *** Os marinheiros gritavam por seus deuses, como fazem uns crentes que gritam por nomes de diversos santos, quando se sentem em perigo.
A única solução, pra aliviar o peso no navio foi jogar as cargas ao mar. Lá se iam fardos de fazendas, fardos de peixes salgados, barris e odres de vinhos... tudo o que fosse peso e se pudesse jogar ao mar. Mas a tormenta continuava mais forte ainda! E lá no porão, Jonas, dormia a sono solto em uma cama. O mestre desce, sacode a Jonas e lhe diz: “O que é de você, estais dormente? Não vês a situação que está passando o navio? Levanta, invoca o seu Deus, talvez ele se lembre de nós e não morreremos!”.
Nesse momento os marinheiros estavam fazendo um sorteio pra ver de quem poderia ser a culpa de tão grande tempestade, e caiu sobre Jonas. Vieram até ele lhe indagaram: “Quem é você? Qual a sua ocupação? De onde você vem? De que povo tu és”. Jonas disse: “Sou um hebreu e sou profeta. Temo a Deus que fez o céu, o mar e a terra seca”.
Os homens ficaram revoltados com Jonas, Diziam: “Porque você fez isso com a gente? Você é um desobediente! O que faremos agora pra acalmar esse mar? Olhe, profeta, como está o mar”.
Jonas lhes disse: “Só há uma solução. Me joguem no mar e o mar se acalmará. Porque eu sei que a culpa disso tudo sou eu”.
Mesmo assim, os homens remavam, remavam, sem resultado algum, pois num saiam do lugar. Então clamavam a Deus dizendo: “SENHOR, NÓS TE PEDIMOS PERDÃO PELO QUE VAMOS FAZER. QUE A GENTE NÃO MORRA POR CAUSA DA VIDA DESSE HOMEM. NÃO NOS PONHA CULPA DO SANGUE DESTE INOCENE. PORQUE TU SABES O QUE É MELHOR PARA NÓS”.
Depois dessa oração levantaram Jonas no ar e o jogaram no mar. Tão logo ele cai no mar o vento e a tempestade se acalma.
Os marinheiros ficaram cheios de temor e ofereceram sacrifícios ao Senhor, prometendo votos.
Deus, porém, envia um grande peixe, para engolir o profeta Jonas. Três dias e três noites, o profeta ficou, vivo, no ventre daquele enorme peixe. Se, depois, viermos a ler o restante do livro de Jonas veremos que o peixe vomita Jonas numa praia, praia da própria cidade de Ninive, onde ele se negara em ir.
.............................................................................................................................

Obediência, Santidade, Fidelidade e Comunhão.

Vemos aqui irmãos, que tudo isso se deu por falta de obediência. E obediência é uma das quatro colunas que compõe os pilares que uma pessoa crente precisa, pra manter-se de pé na intimidade com Deus.
Ex 24.7: Veremos que pela obediência de Moisés a Deus o povo promete ser obediente a Deus, dizendo: “Tudo o que Senhor tem falado faremos e obedeceremos”.
Js 1.8 “Não se aparte a sua boca do livro da lei. Medita nele dia e noite, tenha o cuidado de fazer o que nele está escrito, então farás prosperar o teu caminho e prudentemente te conduzirás. (Mt 10.16 - Sejam simples como as pombas e prudentes como as serpentes)”.
OBEDECER.
Rm 6.17 "Mas, graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues”.
2 Tes 1.7-8 “(7)E a vós outros, que sois atribulados, alívio conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com anjos do seu poder, (8) em chamas de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que desobedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus”.
Ainda sobre a obediência vemos em 1Pd 1.22: “Purificai as vossas almas na obediência, para a caridade fraternal, não fingida; amai-vos ardentemente uns os outros com um coração puro”.
Cuidado com a interpretação de amar ardentemente. Há um grande mal entendido por muitos. Amor ardente é uma das formas de ir as últimas conseqüências para o bem de um irmão, de um amigo, de um filho. Essa ardência é um querer profundo, desmedido. É até onde vai o sacrifício de uma pessoa para ver a outra tomar posse de algo. Amor de esposos, de namorados, é diferente. Ouvi um caso de uma senhora que o seu filho havia sido condenado à morte e ela se ofereceu em morrer no seu lugar. Isso é uma forma de amar ardentemente.

2. SANTIDADE.

Pra se ter uma vida de santidade é preciso se abster de muitas atitudes, de gostos e de palavras.
Viver como um nazireu: Nm 6.2 “Um homem ou uma mulher se separam (dos prazeres do corpo) e fazem um voto de nazireu (ser santo), para se separar para o Senhor”. Ser santo, isso requer: renúncias, abstenções e obediência.
Quem não tiver coragem de Renunciar de... Abster-se de... Obedecer a...

Mt 5.8 “Bem aventurados os limpos de coração porque verão a Deus”.
Ser santos é ter um coração desprovido de tudo o que é mau. Ser santo é querer ver a face do Pai nos céus.

1Tes 4.3 “Pois essa é vontade de Deus: a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição”.
Fuja irmão. Fuja das tentações. O crente não é mais tentado do que o não crente. Só que quem conhece o que é tentação observa quando ela surge. O ímpio, aquele que não é um crente, que não tem nenhum compromisso com Deus de ser reto, ser obediente e ser santo; ele já vive na farra, pra ele não há tentação.
Mas tu, irmão, não te esqueça da oração do Pai nosso. Ta em Mt 6.9 – 13. Observarmos o versículo 13 “... não nos deixeis cair em tentação; mas livra-nos do mau”.
Quem é este mau com "u"? Este mau é o diabo, com seus ajudantes. Que Deus nos livre dele. Todos nós sabemos do dano que o diabo criou em JÓ servo obediente. Ele só não buliu na alma de JÓ, porque conforme vemos em JÓ 1.12 Deus não lhe permitiu. Ser santo num é brincadeira. Quem quiser ser santo vai sofrer tentações vinte e quatro horas por dia. Até quando estiver dormindo. Eu te digo: vença o diabo com orações, jejuns e vigilância na palavra.

1Jo 2.15 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele”.
Quem ama o mundo não quer ser santo. O santo é uma pessoa que tem os pés no mundo, mas a sua cabeça e o seu coração estão no céu.
Caminha aqui na terra sim, mas sabe que nada do que há aqui será levado para o céu. Nem esse corpo que gente cuida com tanto cuidado vai conosco.

Daí vemos em 1Co 7.29-31. “Isso porem vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que importa (agora) é: que também os que têm mulheres sejam como aqueles que não tem (sendo santo). E os que choram, como que não chorassem: (Controlados emocionalmente), e o que folgam, como se folgassem; (Não se vangloriar), e os que compram como que não comprassem”. (desapegados), E os que usam deste mundo, como que se dele não usassem, (cabeça no céu) porque a aparência deste mundo passa”.

FIDELIDADE. ( 3° Pilar)
Ser fiel a Deus é se sentir aconchegado nos braços do Pai.
1Co 4. 2b “...que cada um se ache fiel”.
Lembremos bem o que o pastor diz antes da ceia: Conforme em 1Co 11.28 “Examine-se, pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão”.
Fidelidade com Deus, Fidelidade na igreja, fidelidade na vida conjugal, etc...

Ser fiel, dar exemplos dessa fidelidade.
1Tm 4.12b “... se exemplo aos fiéis, na palavra, (*) no trato,(*) na caridade (*), no espírito, (*) na fé (*) e na pureza (*). Isso não é só pra Pastor”.
Observemos quantos exemplos que acompanham um crente fiel. Ser fiel a Deus é: não andar errado em hipótese alguma.
Ser fiel é temer ao Senhor, servi-lo de coração alegre, sem murmuração.
1Sm 12.24: “Tão somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vedes quão grandiosas coisas ele fez”.
Temer a Deus que tem poder sobre a nossa alma, sem se descuidar da fé.
Lc 12.5b “... temei entes aquele que depois de matar tem poder de lançar no inferno. Digo-vos a esse deveis temer”.

A fidelidade é também temor. Ambos caminham lado a lado.
2Cr 19.9 “Deu-lhes, Josafa, ordens, dizendo: Assim, andai no temor do Senhor, com fidelidade e inteireza de coração”.
Vimos até aqui três colunas das quatro que compõe o equilíbrio de quem viver na intimidade com Deus. OBEDIENCIA, SANTIDADE, FIDELIDADE...

COMUNHÃO. ( 4° Pilar de sustentação de nossa Intimidade, c/ Deus)

A comunhão é uma das mais sólidas colunas deste quadripé da intimidade com Deus. Veremos que é muito difícil essa permanente comunhão com Deus, com a igreja, com a família e com as demais pessoas.
A palavra Comunhão vem da palavra grega KOINONIA que possui tríplices significados, a saber: Cooperação, Comunhão e Contribuição.
Comunhão com Deus:
Gn 5.24 “Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si”. Vemos aqui que Enoque se tornou tão íntimo com Deus que Deus o arrebatou para junto de si, como fez com Elias.
Os que são de constantes comunhão com o Pai, só o são pela obediência, santidade, fidelidade e comunhão.

Comunhão no Espírito Santo.
Nos livramentos.
Rm 8.2 “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou do pecado e da morte”.

Na alegria.
Gl 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.


É encorajamento.
At 4.31 “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus”.
Testemunho: Um dia, um grupo de irmãos se reuniram pra tratar de uma assunto pra um evento que duraria todo um dia. Por mais que discutissem só dava desentendimentos. Derrepente alguém falou: vamos orar, pedir ao Espírito Santo que nos dirija. Oraram por uns cinco minuto e voltaram ao assunto. Em menos de quinze minutos tudo se resolveu e ficou concluído.

Onde o Espírito Santo de Deus está não há ali confusão. Fomos criados para: louvarmos, glorificarmos e bendizermos a Deus. Nunca nos esqueçamos destes quatro pilares que sustentarão a nossa intimidade com Deus.

OBEDIÊNCIA, SANTIDADE, FIDELIDADE E COMUNHÃO.

Que o Senhor nos abençoe.
E fiquem na Paz que vem do trono da graça.
Amem, irmãos?

0 comentários:

Postar um comentário