domingo, 26 de maio de 2019

QUANTAS VEZES EU DEVO PERDOAR?

QUANTAS VEZES EU DEVO PERDOAR?


Irmãos amados, saúdo à todos com a paz de nosso Senhor Jesus Cristo. O Senhor tocou-me muito no coração para que eu possa dividir com cada um de vocês esta palavra tirada do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, no Capítulo 18 versos de 23-35.

Oremos ao Pai. Pai amado, coloco-me em vossa presença e me deixo conduzir pela vossa vontade. Usa-me, para que esta palavra meditada traga os devidos frutos aos corações dos que nela meditarem.

Para poupar-lhes a leitura na vossa Bíblia me proponho transcrevê-la:

“Por isso o reino dos céus pode ser comparado a um certo rei que quis fazer as contas com um dos seus servos. E, começando  a fazer contas, foi-lhe apresentado uma dívida de dez mil talentos; (equivalentes hoje a cinqüenta milhões). E, não tendo ele como pagar, o seu senhor mandou que ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens fossem vendido, para que a dívida fosse paga. Então, aquele servo prostrando-se, o reverenciava, dizendo: “Senhor, seja generoso para comigo, e tudo te pagarei. 

Então, o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou a sua dívida. Saindo dali, porém, aquele homem, aquele que servo que lhe fora perdoado dez mil talentos,; encontra-se com um conservo que lhe devia, cem dinheiros (equivalentes a vinte e cinco reais), e, lançando mão dele o sufocava, dizendo: “Paga-me, seu desgraçado, aquilo que me deves”! Então, seu conservo, prostrando-se aos seus pés, rogava-lhe dizendo: “Sê generoso para comigo, que tudo lhe pagarei”! Ele, porém, não quis, antes, foi metê-lo na prisão, até que lhe pagasse a dívida. Pois, vendo seus outros conservos, a sua maldade, ficaram tristes e foram declarar ao senhor, que lhe havia perdoado os dez mil talentos. Então, o senhor o chamou à sua presença e lhe diz: “Servo malvado, perdoei-lhe toda aquela dívida, porque me suplicastes, não devias tu, igualmente ter compaixão do teu companheiro que lhe devia tão pouco? Porque não o perdoastes, como, eu perdoei a você? 

E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores (feitores) e ele sofreria, na prisão. até pagar tudo o que devia. Assim vos fará o vosso Pai celestial, se de coração vocês não perdoarem, a cada um dos seus devedores”. Amém, irmãos?

Pois bem. Vemos aí a lição sobre o perdão que Jesus nos ensina através de Mateus 18:23-35. Comecemos indo lá em Mateus 6:9-13 com a Oração do Pai Nosso; ao lemos o versículo 12 iremos ver que diz assim: “E perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores”.

Voltemos ao texto; Jesus citou uma quantia astronômica que aquele homem devia ao seu senhor. Cinqüenta milhões de reais, já que mil talentos de ouro, equivaleria em nosso tempo, a um milhão de reais. Aquele senhor, perdoou aquela enorme dívida daquele seu administrador. E nós, irmãos? Sim, e nós, quantas pessoas, que chamamos quem nos deve de caloteiras, safada e mal pagadora, etc... Pois bem, essa quantia exuberante citada por Jesus equivale aquilo que devíamos ou ainda devemos a Deus. Se formos analisar, nem vivendo, caso fosse possível, mais cinco outras vidas, conseguiríamos pagar. Pois o preço que Jesus pagou por cada um de nós, pode ser comparado a dez, cem, mil vezes aquela quantidade de talentos. Nunca teríamos como pagar. E Jesus pagou por nós, com o preço do seu sangue derramado na cruz. E aqueles ou aquelas que ainda não se decidiram por Jesus, como o primeiro, o único Senhor e Salvador de Suas almas, e, que estão na mesma condição daquele mau administrador, que foi-lhe perdoado dez mil talentos, igual, hoje, a cinqüenta  milhões de reais, hem? Mas para isso, irmãos, é preciso que caiam de joelhos, prostrados, na presença de Deus e peçam  a sua misericórdia. Aí, você me diz, “Mas, Deus já me conhece e sabe quem sou eu”. Sim, Deus é ONISCIENTE, ele sabe de tudo, mas ele quer te ouvir. Quer ouvir você dizer: “Senhor, eu entrego inteiramente aqui, em vossa presença, com minhas qualidades e defeitos, suplico o seu perdão e aceito o sacrifício de Jesus, feito por mim e a todos os que vierem a ti e pedirem perdão de todos os pecados”. Com certeza! Sabe porque? Porque Deus perdoa sempre. Perdoar, deve ser a ação que mais faça parte da vida de uma pessoa humana. Existe até uma citação que algumas pessoas do mundo dizem: “Quem não perdoa não vê Deus”. E é verdade. Irmãos, querem atitude tão misericordiosa do que teve Jesus em seus últimos momentos da cruz? Basta ler em Lucas 23:34 “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Perdoar, deveria ser a nossa maior proposta de vida para Deus.

E, agora eu te pergunto: “Quantas pessoas você precisa perdoar”? A sua mãe, pelas tantas desobediências e malcriação proferidas com ela. O teu pai, pelas vezes que você até desejou que ele morresse, por não lhe deixar fazer isso, ou ir naquele lugar.

Vários perdões, muitos de nós ainda estamos devendo. Se Deus viesse nos buscar hoje, por estes tantos rancores, faltas de perdão, que temos guardado em nosso consciente, com certeza estaríamos perdidos. Por isso eu me recordo em uma mensagem dos nossos devocionais diários que posto na internet, tem um título que diz: “DEUS DÁ E DEUS TIRA”. E os perdões devidos ao professores e professoras, a amigos, a vizinhos, a parentes, a padres, a pastores? Viemos do nada, lá dos lamaçais de pecados do mundo, fomos arrebanhados em uma seita (igreja) e, será que podemos pagar aos pastores, aos pregadores, professores de catecumenatos, que nos mostraram Jesus e nos fizeram ficar impregnados de Jesus, apaixonados por Jesus? Nunca pagaríamos!!!
Vocês sabiam irmãos, que temos uma grande conta com o banco celestial? Há um livro, na glória de Deus, chamado de Livro da Vida, (Apocalipse 13:8) em que nele estão inscritos tudo o que fomos, que  somos, que fizemos e que falamos enquanto vivermos aqui na terra. Jesus compara, nesta leitura de que iniciamos, meditando de Mateus 18:23-35, que seremos tratados como aquele mal administrador dos bens daquele senhor. E Deus é este Senhor do evangelho que meditamos. Mas, para que a nossa dívida seja paga, seja quitada com ele, tem que ser feito o acerto, enquanto ainda em vida, estivermos neste corpo. Alguma igreja por aí, compara aquele versículo de Mateus 18:34 “E, indignado, aquele senhor o entregou aos carrascos (feitores) para que ele sofresse castigos, até que pague tudo que deve”. Querendo com isso, dizer, que há um lugar entre o céu e a terra, chamado INFERNO, onde os devedores que morrerem em dívidas com Deus, hão de ficar lá um tempo eterno, sofrendo pelos pecados, que os impediram de ir para o céu. Creiam nisso, irmãos, temos que ganhar a nossa salvação ainda em vida, nesse corpo mortal que possuímos.  Como? Pedindo a Deus perdão dos nossos pecados, em nome de Jesus.

É preciso cair de Joelhos, pedindo perdão e se entregando a Jesus. Não recordemos da conversão de Saulo, que depois passou a ser chamado Paulo; em Atos 9:1-9? No verso 4 a Bíblia diz que Saulo caiu do cavalo. E depois daquele dia, ele não foi mais aquela criatura arrogante e perseguidora dos cristãos, como fora antes. Ele, passou a ser um dos grandes apóstolos que a Bíblia nos mostra.
Perdão, irmão! Temos que perdoar! É precisão, que exercitemos mais o perdão. Amai-vos uns aos outros! E, com certeza, um dos tantos frutos do amor, chama-se perdão.

A frase que deu título a esta palavra meditada, QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR, está em Mateus 18:21-22 “Pedro pergunta a Jesus: Senhor até quantas vezes pecará, o meu irmão, contra mim, e eu lhe perdoarei? Sete vezes? E, Jesus lhe diz: Não te digo, sete vezes, mas, setenta vezes sete”. Com isso Jesus quer nos dizer: perdoar sempre. 
Busquemos nossa salvação, a salvação de nossas almas, enquanto houver vida no nosso corpo e raciocínio em nossas mentes. Vou terminar com uma passagem muito forte da Bíblia que é a parábola da boa semente. Essa Parábola está em Mateus 13:1-23. Com paciência, abram suas Bíblias e meditem essa palavra. Quero aqui só enfatizar os versículo 19-23 quando Jesus explica a parábola do semeador a seus discípulos. Imaginemos bem irmãos, de acordo com a afirmativa de Jesus, somente um quarto dos que ouvem a palavra se salvarão. Somente aqueles que tiverem em si uma terra fértil (coração puro) para receber a semente (da palavra) e produzir seus frutos; os demais ficarão perdidos nas estradas do mundo, sem salvação. Porém, com direitos (em vida) a uma conversão em terra boa; pois, cuidando-se, para vir a ser um terrenos bom. Retirando de si, o que impede os frutos das sementes, brotarem. Esses terrenos tem chances.

Por isso que Jesus resume tudo isso em um só versículo: Marcos 16:16-18. “Quem Crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E, estes sinais acompanharão aos que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes farão mal algum; e imporão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”.

Cuidemos pois, irmãos amados, de buscarmos nos colocar frente a frente de Jesus e aceitá-lo como nosso único Senhor e Salvador e, exercitar a cada dia, mais e mais, o ato de perdoar.

OREMOS: Pai amado, o mundo, hoje em dia, nos oferece muitos meios de sairmos de vossa presença e viver em meios aos devassos, aos viciados e aos pecadores no mundo. Não queremos ser assim, Senhor. Ajuda-nos a afofar toda terra batida de nosso coração, a remover, todos os espinhos, retirar os pedregulhos que impedem a semente da vossa palavra ser germinada em nós. Dai-nos forças e coragem para vencermos as tentações. Nós vos oramos, agradecidos por essa palavra, em nome de Jesus. Amem.
.....................................................................

BLOG JERUSALÉM É AQUI.
Seja mais um seguidor deste blogue do Erleu Fernandes.

0 comentários:

Postar um comentário