sábado, 23 de maio de 2015

QUEM É DEUS PARA VOCÊ?

QUEM É DEUS PARA VOCÊ?

Quero te saudar com a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amem, amados?

ORAÇÃO: Senhor, purifica a minha mente, meus lábios, o meu coração e todo o meu ser, com o Teu Santo Espírito. Capacita-me Pai, dá-me subsídios, conforme a vossa vontade, para que eu possa realizar essa palestra (pregação) da sua Palavra.

Abramos pois, nossas Bíblias em Genesis 6:5-19.21. “ E viu Deus, que a maldade do homem se alastrava sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração (do homem) era só má, continuamente. Então, arrependeu-se o Senhor de ter feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até o animal, até o réptil, e até as aves que voam nos céus; porque me arrependo de os haver feitos. Noé, então, achou graça diante dos olhos do Senhor
Estas são as gerações de Noé; Noé era varão (homem) justo e reto em suas gerações: Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem, Cam e Jafé. E, a terra estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se de a terra de violência. E viu Deus, a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

Então disse Deus a Noé; o fim da terra é vindo perante de minha face; porque a terra está cheia de violência; eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca de madeira de Gôfer; farás compartimentos na arca, e abetumarás por dentro e por fora com betume. E desta maneira a farás: de trezentos côvados de comprimentos (150 metros), e cinqüenta côvados a sua largura (25 metros), e trinta côvados (15 metros) deverá ser a sua altura. Farás uma janela, e de um côvado (0,50 centímetros) acabarás em cima, e a porta da arca porás de seu lado; dar-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros. Porque, eis que eu trago um dilúvio de água sobre a terra, para desfazer toda a carne que há espírito de vida debaixo do céu, tudo o que há na terra.

Mas contigo estabelecerei o meu pacto (uma aliança); entrarás na arca tu e teus filhos, a tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.  19 E de tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, meterás na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmeas serão. 21 E tu toma para ti de toda a comida que se come, e ajunta-a para ti, e te será de alimento para ti e para eles. Noé tinha naquele tempo seiscentos anos.

Irmãos, estamos aqui defronte a uma realidade, que a Bíblia nos mostra, com detalhes, sobre a construção da arca de Noé. Vemos, que, já naquele tempo, milhares de anos antes de Jesus Cristo, já  a terra estava povoada de pessoas que seus corações eram maus. Pessoas que matavam, que roubavam, que prostituíam, que mentiam, para levar vantagens em seus negócios. Isso, imaginemos, que a mais de cinco mil anos até agora. Já naquele tempo Deus não estava satisfeito com a maneira de proceder das pessoas que povoavam a terra. Se a gente atentar para ler os versos 8 e 9 deste capítulo veremos que o único justo que Deus viu na terra foi Noé. Como bem no diz o verso 9, Deus viu que Noé era justo, reto em suas gerações e andava com Deus.

Vejamos bem, se naquele tempo as pessoas agiam contrárias ao jeito de Deus. Imaginemos hoje, como Deus gostaria de eliminar essa terra com todos os rebeldes que nela existem?

Daí eu lhes pergunto: Como que é andar com Deus? Sim como que é, ter Deus em nossa companhia a todo e qualquer instante? A resposta é clara, bem clara: é: O conhecendo, O amando e O servindo. O conhecendo pela sua Palavra que diariamente lemos e refletimos e buscando ainda conhecer melhor pelo grupo que participamos, que chamado de Igreja; O amando, nas pessoas que encontramos e com quem convivemos no nosso dia a dia, fazendo-O conhecido pelos nossos testemunhos de vida, pelos nossos procedimentos, pelos nossos modos de falar, de pensar e de agir. Se Noé era tido por Deus por homem justo e reto é claro que ele (Noé) aplicava em sua vida tudo o que falamos de qualidades de uma pessoa justa e reta.

Mas voltemos a arca. Foram dezenas de anos, que levou Noé construindo a arca. Depois de construída, chamou Noé seus três filhos, suas três noras e possivelmente, seus netos e netas, bem como as sua esposas e os colocou na arca. A seguir, por ordem de Deus, imaginemos a dificuldade, recolhendo um casal de cada espécie de bichos, repteis, aves e os trouxe para a arca. E o povo, achincalhava a Noé, dizendo: “Que nada de dilúvio! Até agora nunca choveu sobre a terra, como é que vai chover agora? Somente o orvalho que cai é quem molha a terra e mantém os vegetais vivos! Isso é maluquice tua, Noé”!  

E Noé fechou a porta da arca por dentro, e o anjo do Senhor a lacrou por fora. 

Passaram-se: um dia, dois, três, quatro, cinco, seus e sete dias, e nada de chuva. E o povo ria. Justamente, no final do sétimo dia, é que as nuvens se formaram e começou a chover sobre a terra, e, naturalmente sobre a arca. Não era chuvas iguais as chuvas que inundam bairros e cidades que os noticiários nos mostram nos dias atuais; era uma chuva torrencial. E choveu ininterruptamente por 40 dias e e 40 noites. E o povo em redor da arca gritava: “Abra Noé, abra para que entremos também”! Mas o convite havia sido feito por dezenas de anos e ninguém acreditou, e, agora pereciam.

Isso não nos faz lembrar de uma passagem do evangelho, na parábola das dez virgens, cinco prudentes e cinco loucas? (Mateus 25:1-9). As prudentes eram como Noé, Justas e retas, não se descuidavam, aguardando a vinda do noivo e as cinco loucas (nécia) essas são daquelas que só se preocupam, com as baladas, as diversões, as modas, as bebedeiras, os vícios e a entrega de seus corpo para o belo prazer de seus namorados.

Agora eu vou lá no tópico inicial. No título da palestra. QUEM É DEUS PRA VOCÊ? Ele é apenas visto como um velhinho, de barbas brancas, sorridente, ou mesmo aborrecido? Ou é um Deus cheio de bondade e amor que esta sempre perdoando àqueles que se arrependem e o buscam pedindo perdão?

Irmãos, recordemos umas das afirmativas do texto que postamos, de que Noé era justo, reto e andava com Deus. Não te intriga essa afirmativa, ANDAVA COM DEUS?

Analisa isso. Andar com Deus. Recordo até de um velho ditado popular que diz: “Quem anda com Deus não tem medo de assombração”. Daí, a gente afirma que: andar com Deus é ter Deus a todo momento, junto da gente. Agora, eu te coloco outra situação. Imagina que uma pessoas muito importante, culta, cheia de sabedoria e bons modos vá visitar a sua casa. O que você fará para recebê-la? É claro que vais arrumar bem a casa, preparar algo para recepcioná-la em termos de um lanche e vais vigiar o seu falar enquanto a visita importante estiver te visitando. E agora, andar com Deus: deverá ser diferente do que receber a visita importante? Claro que não! Se tu andas com Deus, tens que vigiar seus modos, sua maneira de falar, seu jeito de tratar as pessoas, de se trajar, de parar alguns instantes para louvá-lo e agradecê-lo por Ele ser o seu amigo, seu Pai, seu conselheiro e seu libertador.

Se a gente for lá no Salmo 119 versos 105 a gente lê: “Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para o meu caminho”.
Logo, nós conhecemos e declaramos Deus, como nosso companheiro de caminhada dos nossos dia a dia e quem ilumina (como um forte farol) a superfície dos caminhos onde andamos.

Deus é Deus de bons e de maus. É Deus de justos e de injustos. Deus ama a todos os pecadores, mas Deus odeia o pecado. Deus nos deu liberdade para a gente escolher o que queremos usar, comer, vestir, falar e agir. Isso se chama de Livre Arbítrio. É como vemos lá em 1Coríntios 6:12 "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém".

Tudo isso pode ser feito, falado, agido, por cada um de nós. Porém, as conseqüências, tantos para as leis humanas quanto para a Lei de Deus (mandamentos), é que seremos tidos como culpados ou absolvidos. 

Recordemos que o Profeta Isaias, nos escreve o que Deus diz a ele no Capítulo 55 verso 2 “Porque vocês gastam o vosso dinheiro com aquilo que não é pão (Não é alimento). Gastam o fruto do suor de vosso trabalho com aquilo que não é nutriente do vosso corpo? Ouvi-me atentamente (o que vos falo em minha Palavra, a Bíblia) e comei somente o que é bom, que alimenta, que dá sustância ao vosso corpo e prazer ao vosso paladar”.

Não devemos, só pra seguir a moda, usar roupas que botam a nossa imagem de pessoas retas, ordeiras e sensatas ao ridículo. Usar alucinógenos como: cigarros, bebidas alcoólicas e drogas diversas. Nossos corpos não precisam de nada disso. Se Deus é pra você como foi para Noé, Abraão, Isaias, Jó, Samuel, e mostrado por Jesus aos 12 apóstolos, Paulo de Tarso e outros...então sirva-O, da forma que esses profetas e apóstolos o serviram. 

Vou terminar essa minha palestra, recitando um dos belos versículos deixado nos evangelho por Jesus: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30).

ALERTA: Se tens desejo de mudar seu pensar e agir para com Deus e sua Palavra, se quiserem, a partir de agora aceitar Jesus como vosso único Senhor e Salvador, dobre seus joelhos, ou fique de pé mesmo, feche seus olhos e fale com Deus, assim: “Senhor, eu não quero mais viver neste mundo do jeito que eu vivia, crendo em promessas de pessoas, e me dobrando frente as imagens, achando que nelas existem poder de me curar, de me sarar e me guiar. Eu quero agora, e para sempre seguir somente o que Jesus fala nos 4 evangelhos. Procurarei uma igreja cristã (evangélica) e ali, com os irmãos viverei de modo diferente. Eu vos oro em nome de Jesus. Amem”.

Que Deus te abençoe e te guarde, que Ele volte pra você a Sua face e lhe dê a Sua paz. Que o Senhor Jesus Cristo habite em seu coração (andar com Deus) e o Espírito Santo lhe revele o que Pai do céu quer que você O conheça, para bem viver a sua fé. Deus te abençoe.
.......................................

BLOG JERUSALÉM É AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário