domingo, 29 de julho de 2018

SEU CRISTIANO, O VELHINHO SE DECLARA...

SEU CRISTIANO. O VELHINHO SE DECLARA.

Amigos, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja em vossos corações. Eu pretendo ser bem sucinto, bem breve, no que vou dizer a vocês agora, neste momento, neste dia. Quero, inicialmente usar um pensamento, já de vosso conhecimento, que resume esta minha vida.
“Os homens perdem a saúde pra ajuntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E, por viver ansiosamente; no futuro, eles se esquecem do presente de tal forma, que acabam não vivendo nem o presente e nem o futuro. Vivem como se nunca viessem a morrer e morrem como se nunca tivessem vivido”. Eu, tenho 86 anos de idade. Já vivi um bocado o bastante para saber que nada sei; aliás, quanto mais vivo acabo tendo menos certeza das coisas. Deveria ser o contrário, não é mesmo? Quando eu era jovem achava que tinha resposta para tudo. Agora que já estou velho a minha cabeça está cheia de perguntas sem respostas. Eu ando meio nostálgico, triste, ao ver que a vida se acaba aos pouquinho. Por isso essa minha palavra, aqui, hoje, tem o sabor de saudade, que há momento que tento fugir da lembrança para acontecer, mas nada acontece. Há! Quem me dera poder voltar ao tempo e abraçar aqueles dos quais me afastei. Essa minha palavra, vem com gosto de adeus, que é um tipo de até logo; aonde a gente se arrepende por dentro. Porque que eu fui embora de minha casa, sem ao menos dizer que amava os que lá moravam comigo? (suspiro, espaço). Essa minha palavra tem cheiro de abandono. ( Suspiro)... Onde estão os meus filhos que não me visitam mais?  Essa minha palavra tem uma pitadinha de angústia, que é um nó dentro do sossego do silêncio, dentro o peito da gente. Essa palavra vem como lágrimas. Essa palavra vem como ausência, que é aquela falta bem presente do final da nossa vida, o que sobra é somente a família e os amigos. Essa minha palavra tem um pouco de indecisão, que é, quando você sabe bem o que quer e acha que deve querer outras coisas.
Aos 86 anos de idade você já não tem tanta certeza e nem muitas respostas. Finalmente, essa minha palavra vem carregada de emoção, como se fosse fotografia a moda antiga, um pedacinho de papel que carrega em si um pedaço de vida. Nessa fase da minha vida eu consegui aos poucos entender os alertas das Escrituras que diz assim em Eclesiastes Capitulo 12 “Lembra do teu Criador no dia da sua juventude, antes que venham os maus dias, nos quais irão neles não ter contentamento”.
Os meus maus dias chegaram e eu não tenho neles contentamento. Porque que eu não levei a sério essa advertência? Porque que eu não me rendi a Cristo na minha adolescência?  A vida é cheia de escolhas e em cada uma tenho que arcar com as conseqüências, boas ou más. (Respira fundo...) Será que ainda me resta alguma possibilidade de sonhar? O Salmo 126 disse que sim. O Salmista insiste em dizer que sim. Em qualquer fase da vida há esperança e possibilidade de sonhar. Quem sonha é quem está vivo. Quem sonha é quem tem coragem. Quem sonha é quem tem fé! (respira fundo...)  A promessa de Deus é que os velhos viriam a sonhar e os jovens teriam visões. Por isso mesmo, queridos amigos e irmãos, projetem para vocês um futuro brilhante que só pode ser construído aos pés de Deus. O meu maior medo sempre foi da solidão; eu sempre tive medo da solidão. Eu achava que tendo dinheiro, que tendo posses, nunca  ficaria só. Mas o mal que eu temia esse me sobreveio. Hoje eu vivo só. Mas hoje, eu sei o que é a solidão. Solidão não é falta de gente para conversar, passear ou namorar. Isso não é solidão, isso é carência. Solidão não é um sentimento de que experimentamos de entes queridos que não podem mais voltar; isso é saudade. Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado, isso é circunstâncias. Solidão é mais do que isso. Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma (respira fundo... silencia). A minha vida toda foi uma procura. Hoje eu me rendi a Cristo. Mas vocês são mais ricos do que eu. Eu tenho muitas posses. Mas hoje, quando eu chegar diante de Deus, eu chego com as minhas mãos vazias. É por isso que vocês são mais ricos do que eu. Vocês tiveram e tem oportunidades de fazer diferente. Hoje, a única coisa que eu tenho é só dinheiro, só dinheiro. (Respira demoradamente). Eu sei, que vou chegar vazio diante de Deus; eu não ajuntei tesouros no céu! Há! Se eu pudesse voltar atrás eu daria tudo o que tenho e faria tudo diferente. Vocês querem ter e eu tenho, mas eu daria tudo o que tenho, trocaria com qualquer um de vocês. Mesmo que fosse necessário ficar pobre, mas eu faria tudo diferente.  Se eu pudesse voltar a trás... (tira os óculos)... Se eu pudesse voltar atrás... (tira as luvas) Se eu pudesse voltar atrás... (com voz normal)... Mas eu posso voltar atrás, sim. Eu posso mudar a minha vida, a minha história. Eu posso fazer diferente...(tirando a máscara de velho) Eu não preciso ficar assim .. (Tirando a paletó)... Mas eu sou um vencedor em Jesus Cristo. 

Creiam irmãos e amigos: Há mais sabedoria num velório do que numa festa de quinze anos.
...........................................

0 comentários:

Postar um comentário