domingo, 18 de janeiro de 2015

A DRACMA PERDIDA


PARÁBOLA DA DRÁCMA PERDIDA.
                    
Texto: Lucas 15:8-9

O texto onde se encontra essa narrativa é em Lucas 15:8-9. 

Quero transcrevê-la como está em minha Bíblia “Qual é a mulher que, tendo 10 dracmas, se perder uma dracma, não acende uma candeia (lâmpada), varre a casa, e busca com diligência até achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a drama perdida”.
Irmãos e amigos, fiquei maravilhado com a pregação de uma pastora, IRMA ELIANE, na Igreja Quadrangular, na tarde de Domingo, dia 2/11, no Capão da Imbuia em Curitiba.

Vou tentar esmiuçar ao máximo do que entendi dessa mensagem. Dizia ela, que o número 10 na linguagem bíblica é um número perfeito. Observemos as nossas mãos, perfeitas, eles tem 10 dedos. Os mandamentos são 10. As 10 virgens, são mostradas como 5 virgem diligentes e 5 nécias (cabeças ocas). As 10 pragas do Egito...

Observemos também. que essa perca de uma dracma dentro de uma casa pode vir a nos referir, que dentro de uma casa, mesmo sendo uma família pode haver divisões, afastamentos, rezingas ou desentendimentos. E alguém, estar vivendo meio a toda família, porém, totalmente desligado dos demais. Cabisbaixo, triste, semblante fechado. O Pai (aqui a mãe) se preocupa em busca daquele filho, que mesmo sendo da família, vive alijado, sem relacionar, sem sorrir, sem razão pra estar aí. E ela, acende a luz da sua lamparina, varre a sua casa, para iluminar onde achar, onde possa estar a sua dracma, que esta perdida, desolada. Essa luz, que ela acende é a busca da Palavra. Não é isso que a gente vê lá em Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a sua Palavra e luz para o meu caminho”. Logo irmãos, vemos aqui, que o pastor (o diretor espiritual) de um rebanho (igreja) ele se põe em duas maneiras de amar e conduzir as suas ovelhas: Como Pai e como Mãe.

Não é assim que vemos a parábola das cem ovelhas, quando o pastor observa que lhe falta uma? Deixa as 99 do aprisco (na igreja) e vai ao encontro da que se perdeu. Como é triste a gente falar isso, pois não é o que vemos na prática, de muitos pastores por este Brasil de Deus. Podemos ir lá em Ezequiel 34:3,4 “ Vós bebeis o leite, vestis-vos de lã, matais as reses mais gordas e sacrificais, tudo isso, sem nutrir o rebanho. Vós não fortaleceis as ovelhas fracas; a doente, não a tratais; a ferida, não a curais; a transviada, não a reconduzis; a perdida, não a procurais; a todas tratais com violência e dureza”. Em suma, pastores que só interessam pelos dízimos e ofertas, na sua igreja. Porém, se um irmão (um membro) se extravia, ele não visita, não telefona, nada faz para reconduzir aquele membro que se extraviou de seu rebanho. São mercenários mesmo.
Mas voltemos ao texto. Varrer a casa é procurar, tirar tudo o que é sujeira de dentro da casa. Acabar com as reclamações e murmurações contra esse ou contra aquele, acabar com as panelinhas, que existem, demais, nas igrejas; formam um grupo de dez ou de quinze e ali só eles fazem tudo, ninguém com aptidões de pregar, de ensinar, de cantar, é dado-lhe uma oportunidade.
Já falamos da dracma perdida, da luz (da candeia), do varrer a casa. Falemos agora da diligência. Muitos antigos, assim como eu, do tempo dos filmes de farwester, lembra de diligência, como um meio de transporte do velho oeste americano, puxada por cavalos.
De acordo o Dicionário diligência quer se referir a: 
* aplicação (ser interessado, ser aplicado), ter zelo (cuidar-se bem da aparência de si mesmo, da casa, de algo que lhe recomendaram guardar), cuidado (para fazer cuidadosamente algo que lhe foi recomendado). *Atividade (fazer bem suas tarefas sejam escolar ou profissional ou na igreja). * Prontidão (não se descuidar nem um momento, estar sempre preparado para qualquer emergência). *subentende também como diligência, a busca, pesquisa e averiguação.
Porém, saltando, para a aplicação do crente em Jesus; estar diligente, fazer-se diligente, é ser um crente zeloso, sem descuidar da oração, da busca da Palavra, de vigiar seus modos de falar e de agir. Ser cuidadoso, irmãos, é o mesmo que tomar bom conhecimento de suas atividades, para poder fazer tudo do jeito de Deus e não do nosso jeito. E fazer tudo com pressa sem preguiça. O crente não é aquele que deve estar sempre em prontidão? Não foi isso que Jesus falou como deve estar o servo esperando a volta do seu Senhor? Vemos isso em Lucas 12:35-37: “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias. Sede semelhantes a homens que esperam (com diligência) o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lhe abram.
Bem-aventurados os servos a quem o Senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á”. Vemos ai, a palavra prontidão, vigiando, quando o Senhor vier, e encontrar vigilantes, diligentes, os seus servos o esperando. Vestidos dignamente, com as roupas bem ajustadas no corpo, com a luz de suas candeias (com a Palavra) sempre frente aos olhos.
Não descuidar-se da oração. Orar, orar, orar... sempre e a todo momento. Como bem diz um hino:  ”Da minha vida quero fazer uma oração, da minha vida quero fazer um só louvor...”Orar! Importunar Deus com a sua oração. Insista com Deus. Diga pra Ele: “Senhor, a vossa palavra que foi chamada de Filho, e que recebeu o nome de Jesus Cristo, disse em Mateus 7:7:  “Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. E quem bate, abrir-se-á”.
Jesus  (Deus no filho), no seu Logus (Palavra), que se fez carne, é ele quem nos diz para bater na porta de Deus, que Ele abrirá. É Jesus quem no diz, pedi a Deus e Ele vos dará. Mas pedir com jeito. Primeiramente lance ao trono de Deus seu agradecimento, seu louvor, fale com Ele do seu grande poder, de sua bondade, diz que ele é um Pai perfeito, que é bom, diga que O ama, e, só depois desses afagos de filhos, peça o que é necessário. OK?
Não é isso que fez aquela viúva que importunava diariamente a um juiz, a ponto do Juiz dizer; “Eu não temo a Deus! Vou fazer justiça e esta velha impertinente, só pra ver se ela não me pede mais isso” (Lucas 18:1-8)? Não foi isso que fez aquele vizinho importunado, durante a noite por outro vizinho, lhe pedindo um pouco de farinha e um pouco de óleo?  Em Lucas 11:5-8; levanta-se para dar o que o seu vizinho lhe pede, não porque êle quer, mas, pra que êle não mais o importune?
O próprio Jesus irmãos, diz também sobre um pai que nunca dá coisas ruins para um seu filho. Recordemos o que disse Jesus em Lucas 11:11-13: “Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente?
Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem".
Orem. Mas orem com fé, com diligência, com coragem, e com prontidão. Peça a Deus que lhe dê  o seu Espírito em profusão! Pois só assim, se cumprirá o que diz o Salmo 119:105. É ele, o Espírito Santo, que nos dá a lâmpada para os pés e luz para os nossos caminhos.
Amem irmãos?
“Que Deus nos abençoe e nos guarde, que ele volva para nós a sua face, que ele faça resplandecer o seu rosto sobre cada um de nós e tenha misericórdia da gente. Que Deus levante o Teu rosto em nossa direção e nos dê a sua paz”. (Números 6: 24-26).

........................................

Blog Jerusalém do Erleu.

0 comentários:

Postar um comentário