domingo, 22 de fevereiro de 2015

SEM MIM NADA PODEIS FAZER.

SEM MIM NADA PODEIS FAZER (Jo 15,5c) 
                   JOÃO 15: 1 – 9.14 -17.
                      Ler todo o texto.

Durante 37 anos, um jovem permaneceu preso num “campo de batalha”. Era livre pra sair para onde quisesse. Podia trabalhar, ser empregado. Porém, estava preso dentro daquelas fronteiras, doutrinado...

IDOLATRIA – Muitos dos tantos atos que a Palavra de Deus condena, ali acontecia.

Ele buscava a Palavra, lia, relia e não se conformava com a doutrina daquela igreja. Não batia com a Bíblia.

Ele discutia, batia de frente, e nada mudava. Ele, até queria crer que aquela era a igreja fundada por Jesus.

Ele argumentava: “Se eu me vou, eles vão continuar aqui no erro. Quero mudanças”. E as mudanças não aconteciam.

Quando ele lia na Palavra: Jo 14.6 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim”, aí a sua confusão mental aumentava.

E quando ele lia na Palavra: Jo 3.16 “E Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Como que essa doutrina diz que devemos crer e cultuar esse ou aquele santo?

Ele lia em Mt 14.28 “Vinde a mim todos os que estão cansados, e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Até que um dia, ele deu um grito. “CHEGA!” E Veio para onde devia ter vindo já há muito tempo. Veio para onde a Bíblia, é a ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA”. Hoje, ele louva e bendiz ao Senhor, sem medo! Tornou-se um crente alegre e feliz com Jesus! “Este cara sou eu”, como diz um cantor famoso.

OUTRA VERDADE: No colégio, eu era fraco, feio e medroso.  Um dia, “Leãozinho”, disse que me pegaria na saída. O garoto era fera! Batia bonito! Só porque eu não quis lhe dar um pedaço do meu pão com ovo, ele prometeu me amarrotar a cara de sopapo, na saída. Quem disse que eu saí no final? Fiquei sentado na escadaria da escola de onze e trinta até uma hora, na entrada do turno da tarde, mas não saí. Por medo do Leãozinho.
Mas havia, na mesma escola, o Moacir. Um moleque de 14 anos, alto, forte, mau e que era rodeado de amigos. Na manhã seguinte me aproximei dele e perguntei: “Moacir, o que eu preciso fazer pra ser teu amigo?” E ele me disse: “Me obedecer. O que eu te mandar fazer tu tem que fazer. Tu faz?” Eu disse: “Faço”. A primeira coisa que ele pediu, foi: “Vá lá naquele garoto e diga que eu mandei que ele me dê aquela laranja da mão dele”. Eu fui e disse ao garoto: “Moacir esta pedindo que tu mandes essa laranja pra ele”. E o garoto mandou. Daí em diante eu cumpri outras ordens dele, e um dia ele disse: “Quem se meter contigo é só me falar, agora tu é meu amigo”.

Voltemos no Verso 14. O que diz Jesus? “Vós sereis os meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.”
E VOCE MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ, TENS OBEDECIDO A JESUS EM TUDO, OU SÓ EM ALGUNS CASOS?

Sim, é isso mesmo!
Como que estamos obedecendo ao nosso amigo Jesus? O meu amigo “Moacir” me mandava fazer as coisas horríveis, eu fazia, em troca da proteção que ele me dava contra os que queriam me prejudicar.
E Jesus nos manda fazer coisas horríveis? Claro que não! O que Jesus nos pede está no versículo 17?
“...QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS...”

De fato, Jesus é o amigo verdadeiro.

Podemos ver isso muito bem em Mateus  11.28-30.
Quem encontrou, por favor, Leia.
O quê que ele nos fala muito forte no verso 30?
“ MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE.”

Fardo, irmãos, sabemos o que é. Mas o que é Jugo?

É sempre bom esclarecer. O quê que a gente põe no pescoço de um cachorro pra conduzi-lo? Um coleira, não é mesmo?

Como que se chama essa veia que temos aqui do lado esquerdo do nosso pescoço? Veia Jugular.

Logo, jugo, nos faz lembrar de pescoço. E porque Jesus nos fala de jugo? Porque Jugo é o mesmo que uma canga. Um apetrecho parecido com dois cabides presos um no outro, que é posta sobre o pescoço de dois bois pra que eles, dominados por esta canga, puxem o carro-de-boi. (Hoje as coisas mudaram, vemos nas praias muitas mulheres usando cangas para se deitarem na areia ou como saída de praia).
E Jesus diz que o jugo dele (a canga dele) é suave e o fardo dele é leve.

INIMIGOS....
Tem muita gente que se diz teu amigo, mas o que quer, de fato, é por um jugo (um peso) sobre seus ombros, que nem ele pode carregar. Esse é inimigo e não amigo. (Era o caso de meu “amigo” Moacir).

Em Mt 10.36 Jesus diz: “Assim, o inimigo do homem serão os de dentro de sua própria casa”. Quem são os que moram juntos dentro de uma casa?
Mulher?    Marido?  Filhos?   Irmãos?   Pais?   Mães?

Há nas famílias tantas divergências. Em uma casa é a mulher que é fervorosa de fé e o esposo não é. Daí, ele diz sempre pra ela: “Olha só meu bem, não precisa ir tanto assim, na igreja, basta ir aos domingos e está bom!”

Ou então é o esposo que tem uma fé mais profunda, e ele vai na igreja durante a semana e aos domingos. Então é a mulher que fala: “Não sei o que você acha de ir na igreja tantas vezes na semana. Só se lá tem alguém muito interessante (ciume). Basta ir na igreja só nos domingos”!

Em uma época eu conheci um homem que me disse várias vezes uma mesma frase. Tudo porque eu me dedicava muito nos trabalhos da igreja:
“CUIDADO HEM! ÁGUA DEMAIS NA PLANTA MATA!”

Não nos esqueçamos do que vemos em 1ª Co 15.26: quando o apóstolo Paulo nos fala: “O último inimigo a ser destruído é a morte.”

Gl 5.1... O apóstolo Paulo nos fala: “Para a liberdade é que Cristo vos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo ao jugo da escravidão.”

Nós, irmãos amados, não podemos perder nossa liberdade. Sabemos que o jugo que Jesus nos oferece é suave. Mas, aqueles que se deixam prender pelo jugo do diabo, já sabem o que os espera, nos sofrimentos presentes e futuros. E depois, só dores e sofrimentos, na escuridão do inferno.

Cuidado, irmãos amados!
Há muitos que se deixaram conduzir pelo amor de Jesus e se sentiram bem felizes, por longo tempo. Depois, levados pelas vaidades e ofertas do mundo voltaram ao pecado.    

Não esqueçamos do que Jesus falou em Lc 11.25-26 ...”Os espíritos expulsos, voltando e, achando a casa vazia (limpa), voltam, trazendo consigo outros sete piores do que eles, e, entrando, habitam ali; e o último estado deste homem é pior do que o primeiro.”    

Nunca deixemos de crer em Jesus presente ao nosso lado e dentro de nós, sempre. Pois é Ele mesmo que nos diz em: Mt 28.20b “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Mas, e nós, estaremos com Ele? Eu quero estar sempre com Jesus! Você quer meu irmão e minha irmã? (Há muitos que querem a bênção de Deus, mas não querem o Deus da bênção) (Recordam dos dez leprosos de Lc 17:12-19)? Pois é, só um dos dez curados voltou pra agradecer.

Que a fé no Senhor e nas suas promessas seja para nós a certeza de que nada irá nos separar do amor de Deus em nossos corações.  

Confiemos, de que o Paráclito, o Espírito Santo, estará conosco sempre, na medida, que nós estivermos no Senhor.  (H. Morre o homem que dirigia em alta velocidade) Jesus Cristo estará conosco sempre. Mas é preciso que a gente esteja com Ele.

É preciso buscar saber o que o Senhor quer de fato de cada um de nós. É bom recordar onde buscaremos saber o que Deus quer de nós. Onde buscar?
NA SUA PALAVRA. É observando a Palavra de Deus, que saberemos viver de acordo com a vontade do SENHOR.
Quero terminar lembrando uma palavra muito certa, correta e verdadeira.
Está lá em Oséias 4.6: “O meu povo esta sendo destruído porque lhe falta o conhecimento”.  

Diz um velho provérbio: “As palavras convencem, mas o exemplo arrasta”. O que devemos é dar exemplos daquilo que cremos. As pessoas precisam ver em nós mudanças, atitudes, que mostrem a fé que temos.

Busque ao Senhor Deus em Sua Palavra e Ele se deixará encontrar! Basta que você o procure de coração sincero e com desejos de conhecê-LO.
O que vemos em Isaias 55.6? “Buscai ao Senhor enquanto ele se deixa encontrar, invocai-O enquanto Ele está perto ”

APELO A CONVERSÃO:
Amigos, como que andou as vossas vidas até este momento. Analise: Você já tomou a decisão de aceitar viver somente do Jeito que Jesus ensina nos 4 evangelhos? Pois isso, é aceitar a Jesus! Se tu queres ter alegrias duradouras, milagres (coisas extraordinárias) acontecendo em sua vida, tome essa decisão. Busque uma igreja devidamente cristã, evangélica (que vivam como o evangelho de Jesus diz) (sem que busquem bênçãos em uma imagem de gesso). Tudo vai mudar para melhor. Deixarás os vícios, os maus costumes, as farras desnecessárias, etc... Vais ser outra criatura. Agora, a decisão é tua. OK, amado?

ORAÇÃO:
Pai de amor, Deus todo Poderoso, aqui estou em vossa presença. Um que quer ser santo, mas é  pecador. Sim Pai, sei que que a cada dia eu peco por palavras, pensamentos, ações e omissões. Não olheis tanto o meu pecado Pai, mas a fé me faz aproximar de Vós. Toque Pai, no coração daqueles que acabaram de receber essa mensagem. Mostre nos seus coração que sem mudanças de vida, de gostos, de vícios e de costumes, ninguém pode ser uma nova criatura em seu rebanho. Toca Senhor, em cada coração e converta os que ainda estão indeciso. Reaviva aqueles que estão  agora optando por Jesus e seu Evangelho. Eu vos oro em nome de Jesus. Amem.  
.....................................
Um bom Domingo e que Deus te abençoe. Amem?                                                                                                                                                                                                                     

0 comentários:

Postar um comentário