sábado, 27 de junho de 2015

A NATUREZA - RESUMO DE TEOLOGIA - Nº 3

Resumo Do Livro Fundamentos da Fé Cristã - 03
     Um manual de Teologia ao alcance de todos.
                 James Montgomery Boice.
                          

                            A NATUREZA

A natureza deve ser respeitada mesmo que não haja outra razão senão por ela estar aqui, ter estado primeiro e por ela fazer parte de nosso meio ambiente. Já que a natureza nos revela Deus, por si mesma. Ela se torna uma revelação mais completa para aqueles que estão redimidos (salvos). Por falar em natureza a gente se pergunta. De onde vem o universo? Como todas as questões, apenas algumas respostas são possíveis.
A primeira – é que o universo não teve origem. De alguma forma ele sempre existiu.
A segunda – tudo veio de alguma coisa pessoal, e essa coisa pessoal era boa, o que corresponde à visão cristã.
A terceira -  todas as coisas vieram de uma coisa pessoal, e essa coisa era ruim.
A quarta – existe e sempre existirá o dualismo, isso se pensarmos em dualismo pessoal ou impessoal, moram ou amoral. Todas as perspectivas estão relacionadas. Como bem disse C.S. Lewis que apontou para a armadilha desse sistema. “De acordo com o dualismo, os dois poderes, espíritos ou deuses, um bom e outro mal. São supostamente, independentes e eternos. Um não é responsável pelo outro e cada um tem o direito de chamar a si de Deus. Cada um com presunção para o que é bom e outro pensa que é mau. Conclui Lewis que: quando dizemos que um poder é bom e ou outro é mau, entendemos que um está em relação harmoniosa com o Deus verdadeiro e Supremo, e o outro a matéria, supõe-se, sempre existiu – porque não há outra informação além dessa. O cristianismo começa pela pergunta pendentes A doutrina cristã afirma que o universo existe com Forma e Personalidade, porque foi trazido à existência por um Deus pessoal e metódico. Em outras palavras, o Deus pessoal estava lá antes que o universo viesse a existir por vontade dEle. Ele criou tudo o que conhecemos, incluindo cada um de nós. Como conseqüência, o universo com naturalidade traz essas marcas de Sua personalidade, Gênesis 1 apresenta três pontos.
Primeiro – Ele ensina que Deus estava no princípio de todas as coisas, e Ele mesmo é aquele a partir de quem todas as coisas vieram a existir. “No princípio criou Deus...” No hebraico Deus é conhecido por Elohim.
Segundo – É que a criação estava de acordo com o descobrimento ordenado da mente e dos propósitos de Deus. Isto é, foi uma progressão, marcada por seis dias significativos.
Devemos entender que o termo sete dias nas medidas cronológicas humanas são 168 horas, mas, na medida de deus, que é o Kairós, é um tempo imedível pelos cálculos humanos. (Conjectura de Erleu Fernandes).
Não há razão, por exemplo,  para negar que uma forma de peixe possa ter evoluído de outra forma – evolucionismo ou mesmo que a forma de um animal terrestre possa ter evoluído de uma criatura marinha. O termo hebraico “bora”, é traduzido para o português como verbo “haja”.
Terceira – Bora, criou do nada tudo. Em Gênesis 9:9 e Romanos 8:11 não tem explicação sem a percepção de que a natureza sofre em conseqüência da QUEDA (Noé e a Arca). Ela foi tragada por espinhos, - ervas daninhas, doenças e pela morte. Por isso devemos ser gratos pelo mundo que Deus criou e louvá-lo.
Devemos deleitarmos na criação. A palavra deleitar está ligada a ser grato, entretanto é um passo além.É um passo que muitos cristãos nuca deu. Muitas vezes o cristão olha para a natureza apenas com uma  das provas clássicas da existência de Deus. Na verdade, eles deviam apreciar aquilo que vêem. Não devemos destruir a natureza, mas sim buscar elevá-la   a seu pleno potencial. Por fim, após ter contemplado a natureza e chegado a valorizá-la; os cristãos devem voltarem-se para Deus que a fez e a sustenta a cada momento e aprender a confiar nEle.
Que bom ter você apreciando estas afirmativas teológicas que a gente está resumindo a digitando aqui para nosso conhecimento.
Deus te guarde, e te abençoe.
................................................


BLOG JERUSALÉM É AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário