sábado, 13 de junho de 2015

nº 1 - A CRIAÇÃO DO HOMEM.

Estudo - Fundamentos da Fé Cristã -  01
     Um manual de Teologia ao alcance de todos.
                 James Montgomery Boice.

                 A CRIAÇÃO DO HOMEM

Apocalipse 5:11-12. “E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares. Que com grande voz diziam: “Digno é o cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória e ações de graça”.
A verdade é que o homem como parte singular da criação, foi feito a imagem de Deus, de acordo como a Bíblia nos mostra. (Gênesis 1:26).
Quando pelo pecado caímos, fomos redimidos por Cristo, [tendo em nós sua imagem restaurada] somos a parte mais importante da criação. Já que os homens possuem em si a consciência de Deus, que os animais não possuem. Gênesis 1:26 “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”; em três formas: 1º - Imagem de Deus. 2º - Domínio sobre os peixes, pássaros, animais e sobre a terra, com tudo que nela há. 3º - Temos em nós o verbo CRIOU (Criou matéria, criou vida, vida criou e humanidade (tudo esses atributos do homem, foi criado por Deus.
Sobre o verbo CRIOU Francis Schar Effel escreveu: “É como que Deus pusesse ponto de exclamação aqui para indicar que há algo especial sobre a criação do homem”.
Personalidade: Para que o homem tenha personalidade ele deve ter: conhecimento, sentimento, inclusive sentimentos religiosos e vontade, e cada de nós também deve ter tudo isso.
Moralidade: É fruto da liberdade essa responsabilidade. Já que a liberdade que o homem tem não é absoluta. Santo Agostinho disse: “Não consigo viver sem pecar”.
Espiritualidade: A humanidade existe para ter comunhão com Deus, que é Espírito (João 4:24a). Essa comunhão é planejada por Deus para ser eterna, e, como Deus é eterno. Somente os humanos tem espírito.
Uns afirmam que há no homem três partes, saber: Corpo, alma e espírito, porém o que o homem tem como os animais e somente corpo e alma e o seu espírito é o que relaciona com Deus.
No Antigo Testamento, afirmava-se em alguns escritos, alma (nephesb) e espírito (Ruach). São usadas de forma trocadas, que formou confusão. Todavia Ruach ficou sendo espírito e nephesb alma,  significa  apenas o começo da vida.
No novo Testamento, os dados lingüísticos são semelhantes. Enquanto alma é tida como psique (psyche) e espírito (pneuma) vida, são às vezes trocados um pelo outro, como no antigo testamento. Pneuma, não obstante, também expressa aquela capacidade particular de relacionar-se com Deus, que é a glória da pessoa redimida em posição de psyche (alma) enquanto os não salvos e os diferentes tem. Já que a alma e espírito cada qual é afetada pelo pecado. Espírito, alma e corpo são simplesmente para usar ou falar o que realmente significa ser humano. Já que falamos anteriormente, corpo e alma todos ser vivente tem, homem e animais. Mas, para relacionar-se com Deus e ter inteligência só o homem que possui, corpo, alma e espírito.
NB: No próximo sábado falaremos  sobre Espírito, Corpo e Alma. Aguardem, meditem bem esse estudo de hoje. E que Deus vos abençoe.
................................................
Erleu Fernandes da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário