sábado, 4 de julho de 2015

RESUMO TEOLÓGICO

Resumo Do Livro Fundamentos da Fé 

Cristã  04 - Um manual de Teologia ao alcance de todos.
Autor= James Montgomery Boice.
                  
TÍTULO: O MUNDO ESPIRITUAL
      
Antes que o homem e mulheres fossem criados, Deus já havia criado um universo belo e recriado para recebê-los. Mesmo antes da criação do universo material havia um mundo de seres espirituais.
A metodologia babilônica retrata os espíritos como deuses que traziam mensagens do mundo dos deuses, acima e abaixo da terra. Daí, nós perguntamos: tais seres existem? Eles visitam a terra? A Bíblia nos dá respostas fidedignas a tais questões. Ela, com certeza,  afirma o que é preciso saber e expõe-nos de modo verdadeiro.
Os anjos são mencionados mais de 100 vezes no Antigo Testamento e mais 168 vezes no Novo Testamento. Sabemos que eles são mensageiros de Deus – esse é o significado dos anjos. Não são eternos. Eles podem deixar de existir. Existe um grande e inumerável número de anjos. Em Apocalipse 5:11 “Eu olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos 4 animais e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares”. Em Apocalipse 5:12 “E com grande voz diziam: Digno é o cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graça.
Os anjos são chamados de exércitos celestiais. Colossenses 1:16 “Porque nele foram criadas todas as coisas  que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele”.
Há na Bíblia uma hierarquia angelical. São classes de anjos. Na 1ª classe está MIGUÉL. Denominado de arcanjo, que é o cabeça de todos os anjos. O anjo MIGUÉL significa aquele que é com Deus. Apocalipse 7:11 “E todos os anjos estava ao redor do trono e dos anciãos, e dos quatro animais, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus”.
2ª categoria do anjos – São aqueles que são como mensageiros de Deus. O 2º anjo aqui mencionado é GABRIEL, está na categoria de mensageiro. Revelou a Daniel (Dn 8:16; 9:21). Anunciou a Zacarias do nascimento de João Batista (Lucas 1:12). Anunciou o nascimento de Jesus a Virgem Maria de Nazaré. (Lucas 1:26-38).
3ª categoria de anjos – São aqueles anjos chamados de querubins. O querubins pode ser entendido  como serafins, como vemos em Isaias 6:2-7. E por fim...
4ª categoria – São os anjos eleitos, isso para distingui-los daqueles anjos (malévolos) que pecaram com Satanás e caíram. 1Tm 5:21 “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos...”
Em Daniel 7:9-10,  Ele mostra uma visão dos anjos juntos ao trono de Deus.
Em apocalipse  4:8 nos mostra quatro criaturas viventes e os  24 anciãos.
Se nós não adorarmos a Deus ele não ficará sem adoração, já que os anjos fazem isso.
Os anjos são servos de Deus espirituais enviados para ajudar e defender o povo de Deus, (Quem não se recorda de Anjos da Guarda ou guardiães?) como bem vemos em Salmo 91:11,12, e também em salmo 34:7 “Os anjos do Senhor acampam ao redor dos que o temem e os livra”. Os anjos não são visíveis para nós.
Quando Eliseu profeta, soube por seu moço Geasi, que a cidade estava sitiada por soldados para matá-lo, ele abriu os olhos de Geasi e ele viu em redor do Monte Carmelo milhares de anjos do Exército celeste. Confiram isso em 2ª Reis 6:15,16,17.
Segundo a Bíblia há legiões de anjos decaídos que, são do domínio de Satanás, estão determinados a opor-se ao domínio de Deus e a prejudicar o seu povo.
O ponto de nós conhecermos Lúcifer é o fato de que ele é real e pessoal.  É real no sentido que não é fruto da imaginação humana, e é pessoal no sentido de que é uma vaga personificação do mal. Para a imaginação pessoal o diabo é uma criatura vermelha com chifres e rabos. (como que fosse um animal pre-histórico. Erleu Fernandes).
Os ardis de Satanás podem ser compreendidos como: truques, armadilhas, sagacidade ou estratagemas. Um de seus truques é fazer as pessoas acreditarem que ele não existe. Satanás era descrito pelos antigos babilônicos como um bode selvagem que vagava nas escuridões das noites. Em tempos modernos Satanás e tido como o tentador, ou como nos mostra em Apocalipse, ele é Besta.
Já que o diabo da ficção é tão inacreditável, que não é de se admirar que milhões não o levem em conta. Como afirma Jesus, não só o diabo existe, como também tem aqueles que o seguem (o servem).
Ele é o decaído, como bem afirma em João 8:44. Não há verdade nele. Ele é tido como o pai da mentira. Creiam, Satanás nunca esteve no inferno e também não o controla. O inferno foi preparado por Deus para o diabo e seus anjos que um dia serão enviados para lá.
Em Isaias 14:13-14 ficamos sabendo que a queda de Satanás foi por causa de seu orgulho, com seu desejo arrogante de ficar no lugar de Deus. Antes de sua decaída ele era um anjo cheio de beleza e sabedoria. Leiam isso em Ezequiel 28:12-15.
Satanás trouxe a destruição da humanidade.  Ele é um ser que deve ser repelido. A história dele é escrita com sangue e com engano. Ele mente até hoje. Ele é perigoso, enganador e malicioso; ele é um fracassado. Ele não é ONISCIENTE. Só Deus sabe de todas as coisas. Ele não ONIPOTENTE, logo, não pode fazer tudo o que quiser. Ele não é ONIPRESENTE, o que significa que não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. (Não creiam que persigo os irmãos católicos, mas esta afirmativa é do autor Montgomeri, isso vale para qualquer santo ou  santa que já possam estar na glória, no céu)
Satanás faz e age através dos demônios, daqueles anjos caídos, com ele. Não deviemos os olhos de Deus. O Senhor é a nossa força. Ele limita Satanás. Deus nunca permitirá que os cristãos sejam tentados além do que conseguem suportar, e sempre nos dará uma maneira de escaparmos dos seus ardis. (1ª Coríntios 10:15).
Quanto a Satanás, o diabo seu fim é o lago de fogo. O Inferno.
Fiquem certos irmãos amados, e filhos de Deus; se Deus é por nós nada será contra nós. Não temamos os espíritos maus que jazem nas trevas ao nosso redor. Se somos ovelhas do rebanho de Jesus, predador algum nos fará qualquer mau. Amem?
Que Deus vos abençoe.
....................................................

BLOG JERUSALÉM É AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário