domingo, 3 de dezembro de 2017

AS MURALHAS DE JERICÓ

AS MURALHAS DE JERICÓ.
Conquistar Jericó, Fazer As Muralhas Cairem –
TEXTO BASE: Js 6:20 “Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram.”

Hb 11:30 “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, de­pois de rodeadas por sete dias”

Jericó era uma fortaleza cercada de espessas muralhas de pedras e portas de ferro. Os portões da cidade de Jericó estavam bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Jericó era humanamente impenetrável. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade.
Deus diz a Josué: “Olha, entreguei na tua mão Jericó…” Era um convite, um desafio para que Josué exercitas­se a sua fé, contemplando a vitória, a intervenção maravilhosa do Senhor.
Josué não foi desafiado apenas a olhar a vitória do Senhor, mas a crer, a confiar na promessa da ação de Deus, sendo obediente ao tempo e ao “modus operandi” divino, ainda que parecesse algo ilógico, absurdo. Assim, durante sete dias, o povo rodeou as muralhas. E a vitória veio no sétimo e último dia.

Precisamos entender que: a fé que derruba muralhas é a fé que se mantém firme nas promessas de Deus, que obedece às ordens de Deus, e que sabe esperar o tempo de Deus. Não foi devido à engenhosidade ou ao poderio bélico dos israelitas que as muralhas caíram, mas sim devido à fé no poder e na Palavra de Deus. Essa é a fé que derruba muralhas, que atra­vessa barreiras, que abre caminhos e que triunfa em meio aos obstáculos.

MURALHAS QUE PRECISAMOS DERRUBAR PARA VIVER AS CONQUISTAS DE DEUS:
  1. AS MURALHAS DO DESÂNIMO.
  2. AS MURALHAS DO MEDO
  3. AS MURALHAS DA INCREDULIDADE
  4. AS MURALHAS DA PASSIVIDADE

    O diabo tem o desejo de nos fazer fracassar e desistir. Entretanto, Deus entra em ação e espera que saiamos vitoriosos, experientes e fortalecidos. Diante de cada dificuldade há promessas de Deus nos garantindo vitória!

    PARA CONQUISTAR JERICÓ É NECESSÁRIO:

    1º DEIXAR A PRESENÇA DE DEUS IR À FRENTE – Levar a arca da Aliança

    Js 6:11-12 “Assim, a arca do SENHOR rodeou a cidade, contornando-a uma vez. Entraram no arraial e ali pernoitaram. 12 Levantando-se Josué de madrugada, os sacerdotes levaram, de novo, a arca do SENHOR.”

    O povo precisava ter a arca indo à frente. A arca era um móvel de madeira de acácia coberta de ouro que representava a presença de Deus e sua aliança com Israel. Se queremos vencer as muralhas que surgem em nossa frente com o intuito de nos fazer parar ou nos desviar dos propósitos de Deus, precisamos ter compromisso em deixar o Senhor ir à frente. Não podemos nos valer de técnicas humanas para tentar vencer os obstáculos, precisamos esperar o agir de Deus.
    2º OBEDECER A ORDEM DO SENHOR – Rodear a cidade.


    Js 6:14-15 “No segundo dia, rodearam, outra vez, a cidade e tornaram para o arraial; e assim fizeram por seis dias. 15 No sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e, da mesma sorte, rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam a cidade sete vezes.”

    O povo precisava rodear a muralha. Aqui está a questão da obediência e da ação.
    Se você está consciente de que Deus lhe deu uma ordem, obedeça. Esta é a sua parte.
    Não olhe para os seus pés inchados, não se detenha no seu cansaço, não dê desculpa sobre falta de tempo. Deus te ordenou, então obedeça.


    3º ESPERAR PELO TEMPO DO SENHOR

    Js 6:16 “E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos entregou a cidade!”

    Deus poderia fazer com que aquelas muralhas virassem pó logo no primeiro dia. Israel deveria andar em torno de Jericó durante 7 dias. Aqui está o teste da perseverança e da paciência. Você deve obedecer hoje e continuar obedecendo amanhã, mesmo que os obstáculos pareçam mais firmes do que antes. Você deve ser mais firme do que as muralhas. Sua fé deve ser mais resistente do que os grandes obstáculos. Depois de rodear a cidade no primeiro dia, não houve nenhum resultado. Talvez tenha sido difícil para alguns israelitas levantarem de suas camas no segundo e no terceiro dia e nos dias seguintes, sabendo que nada aconteceu na véspera.

    Você já experimentou esse desânimo? Não se deixe vencer por ele. Continue obedecendo ao Senhor. No sétimo dia, a muralha caiu. Não podemos fazer uma regra para Deus e dizer que ele sempre vai agir depois de 7 dias ou depois de 7 orações, etc. Ele pode agir no primeiro dia, ou no sétimo, ou no vigésimo-primeiro, como aconteceu com Daniel, ou em outro dia qualquer.

    O que concluímos é que Deus tem um tempo certo para tudo, apesar de que, em alguns casos, nós é que retardamos as bênçãos devido à nossa incredulidade, passividade e desobediência.
    Depois que Israel fez tudo o que Deus ordenou, a muralha ruiu e o povo pôde conquistar a cidade.
    E QUANDO CONQUISTAMOS JERICÓ:


     

    – RECEBO AUTORIDADE APOSTÓLICA PARA CONQUISTAR AINDA MAIS?

    – VEREI CUMPRIDA TODA A PROMESSA DE DEUS EM MINHA VIDA?
– TEREI HERANÇA NA TERRA?

0 comentários:

Postar um comentário