domingo, 30 de setembro de 2018

QUEM É VOCÊ? E, PARA ONDE VOCÊ VAI?

QUEM É VOCÊ? E, PARA ONDE VOCÊ VAI?
(Erleu Fernandes)
(E

1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

OREMOS: Pai amado, o mundo em muitas das vezes nos instiga a agirmos com agressividade, sem paciência, sem amor ao próximo, e, com isso entramos na dele sem buscar em vós que sois a fonte de bondade, de mansidão e de temperança. Ajuda-me, Senhor, a usar de palavras que deem crescimento aos que lerão ou ouvirão essas palavras. Eu vos oro em nome de Jesus.  Amem.

     Qual o seu nome? Você mora onde? Tu trabalhas em quê? Qual o seu grau de instrução?  São essa perguntas e mais algumas, que as pessoas no mundo irão te fazer. Elas querem saber do seu lado externo, do seu lado intelectual.
     Mas, eu não vou fazer as mesmas perguntas. O que eu quero saber, é: como vai o seu relacionamento com Deus? O que Deus tem realizado em sua vida? O que Deus tem feito em você para seu bem estar espiritual com Ele e com as pessoas que convivem contigo e tu com elas, no mundo?
     Temos hoje aqui o Evangelho de Jesus narrado por Mateus no capítulo 5 de versos 1 até o 11. Jesus começa diretamente no centro daquilo que as pessoas que vivem no mundo precisam saber, As bem-aventuranças. Pois, quando Jesus diz: “bem-aventurados aqueles”, ele quer dizer: “felizes aqueles.
     Os pobres em espírito que Jesus nos diz, são aqueles que não se sentem donos da verdade, que não são cheios de arrogâncias, que são humildes, que não acham que somente suas “verdades” são as que ditam o que é certo, o que é correto e o que é perfeito. São aqueles que não gostam de estar nos primeiros lugares nas recepções; que não gostam de ser chamados doutores, que não gostam de ser bajulados, Que não gostam de ser apontados como os melhores. Estes sim são os pobres em espírito.
     Porém, os que se acham em contrário do que expusemos acima, são os “rico em espírito”. Arrogantes, petulantes, falastrões, mentirosos, intolerantes, baderneiros, que se irritam e partem para a briga, quase sempre. São aqueles que fazem questão de pisar sobres os que estão abaixo de si.

     O que nos disse Jesus em Lucas 14:10? Faça o contrário: quando fores convidado a uma festa, vai e toma o último lugar, para que a pessoa que te convidou te diga: “Amigo, sente mais perto de mim”.

     Em outra passagem Jesus diz em Mateus 10:16b

“Sede simples como as pombas.” Você já observou que  as pombas não ficam imaginando formas de voar, Elas demonstram o maior exemplo de humildade. É isso que vemos sempre nas pombas que perambulam nas estações rodoviárias e nas praças, colhendo migalhas que caem no chão.
     Outra passagem de Jesus nos falando é: em Mt 15:21, quando a mulher Cananéia responde a Jesus com toda a humildade: “Mas os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos”, Isso irmãos é se apresentar pobre em espírito.

     Jesus é muito firme ao nos dar as bem-aventuranças. “Bem aventurados são aqueles que choram porque terão consolo”. O choro, irmão, é como que uma nuvem já saturada de gotículas retidas em sim mesma e se lança sobre a terra. Quem chora é porque algo muito alegre ou triste se tornou abundante dentro de si  E Jesus nos diz que felizes são aqueles ou aquelas que choram, porque serão consolados. Quem os consolarão? Naturalmente que é o próprio Jesus. Podemos ver aqui duas passagens fortes no evangelho a primeira é a mulher com um vaso de alabastro Em Lucas 7:37=38 "Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que Jesus estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; 38.e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugavam com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume." 

     Jesus chorou por três vezes nas passagens do evangelho. Podemos observar em João 11:35, com a morte de seu amigo Lázaro, junto as duas irmãs dele que choravam, ele as consolam, e traz Lázaro de volta à vida. Jesus chorou ao prevê a destruição de Jerusalém e na terceira vez ele chorou em seu momento de agonia, em Hebreus 5:7 no Getsêmani, quando suas lágrimas se viraram em sangue. Quem chora irmão, recebe consolo das pessoas que o cerca, é o próprio Jesus que nos promete isso no texto em que meditamos.

      Busquemos o verso seguinte. “Bem-aventurados  (Felizes) os mansos porque herdarão a terra”. Há muita gente, irmãos, mas muitas mesmo, que “não levam desaforo para casa”. Que dizem “bateu, levou”. Pessoas que gostam de “dar o troco”. Mas não devia ser (ou melhor) não deve ser assim  A mansidão, pode ser chamada de um grande dom, Quando Jesus nos diz: os mansos possuirão a terra, Ele nos ensina que com violência nada se consegue, nada se constrói. Observemos que aquela pessoa que está sempre ponderando, evita discutir uma tese, se outros discordam sem retroceder. É melhor evitar um confronto, e ficar calado. Ser manso, irmãos, acima de tudo, é estar sempre do lado do que é certo e do que é correto. Podemos encontrar na Palavra alguns textos que nos fala de mansidão.

      Em Isaías 29:19 podemos ver: “Os mansos terão regozijo (alegria) sobre regozijo”. Ao contrário dos imponderáveis, dos grossos e intolerantes. Já em Salmo 2:3 Davi nos diz: “Buscai o Senhor, vós os mansos da terra”.  Aquela pessoa inconstante, ranzinza, que está sempre raivosa e discordando de tudo, não pode ser comparada a uma pessoa mansa. Que não faz questão de ser elogiada por suportar descaso de si mesma.

      Podemos observar Jesus nos falando em Mateus 11:29, “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Desde a Sua prisão no Jetsêmani até no Calvário, Jesus não perdeu sua mansidão. Há pessoas que se exasperam por poucas e pequenas coisas em seu dia a dia; seja numa fila de ônibus, seja numa fila de banco, seja por alguém que lhe toma a frente numa fila ou mesmo num comentário. Pessoas que não gostam de ser cortadas num assunto. Já o apóstolo Pedro se referindo a mansidão, nos diz em sua primeira carta no Capítulo 3:4 “Trajo (sou revestido) de um espírito manso e tranqüilo”. Vejamos em Marcos 14:47, que este mesmo Pedro saca de uma espada e corta a orelha de um dos servos do sacerdote. Vemos aí a prova que quando estamos impregnados de Jesus em nós, a mansidão aflora e não podemos ceder lugar para a ira. Aleluia!

      Passemos agora para a próxima bem aventurança. Versículo 7. “Bem aventurados (são felizes) os que tem fome e sede de justiça”. Ter fome e justiça é não tolerar que erros e pessoas erradas fiquem impunes perante a lei dos homens e a lei de Deus, Ter fome e sede justiça é não estar de acordo com os que não cumprem o oitavo mandamento da Lei de Deus, Aqueles que violam este mandamento devem ser alijados do nosso companheirismo. Quem errou tem que confessar que errou e arcar com as conseqüências, ser julgado por um tribunal ou buscar quem ele ofendeu e pedir perdão. Quem assim age, abe corretamente.

      A fome e sede de justiça são uma condição espiritual, um modo de ser ... O justo na Bíblia é alguém alcançado pela graça de Deus, sem as obras da lei.

      Mais uma bem aventurança.  Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Aqui nesta bem-aventurança a palavra misericórdia é comparada com amorbondade prontidão. O amor é querer bem a quem quer que seja. Não importa se lidamos com pobres, mendigos, ricos, sábios ou intelectos. Ser misericordioso é querer bem, é dar amor. Quem não quer dar amor também não devia ser digo de receber; mas mesmo assim os misericordiosos a estes amam. Os misericordiosos usam de bondade. Eles nunca dizem não, mas estão sempre buscando uma maneira de levar o necessário àqueles que estão necessitando de algo para sobreviver ou terem de volta o que perdeu. São atentos em levar o próximo a pelo ao menos uma vitória seja no que for.
      Já a prontidão, refere-se ao não medir esforços, tempo e circunstância e ajudar a quem precisa. Se alguém precisa ser levado de um lugar para outro e tem dificuldades de se locomover, quem está de prontidão busca meios de ajudar aquela pessoa, Não importa a que hora da noite que baterem à sua porta eles estarão sempre prontos em ajudar. Deus usa sempre de misericórdias para conosco, porque Ele é bom e misericordioso. Na Bíblia existem muitos textos que falam de misericórdia. Podemos ver alguns. No Salmo 100:5 “Deus é bom, sua misericórdia dura para sempre de geração em geração”.  No Livro das Lamentações, no capítulo 3:22 vemos: “Porque a  Sua misericórdia não tem fim”.
      Vejamos mais uma misericórdia, “os limpos de coração”. Um coração desprovido das maledicências do mundo é, de fato, um coração limpo. Aquela pessoa que não odeia quem quer que seja; que não vive se preocupando com os possíveis erros cometidos por outros, mas, está sempre orando a Deus para que Ele reverta as condutas desviadas das pessoas. Ser limpo é ter pureza de espírito. É não se deixar levar pelas vaidades e imoralidade que quase sempre rola nas rodinhas dos escarnecedores. (Sl 1) Piadas jocosas, brincadeiras sem graça, frequentar lugares onde há muitas maneiras de se irar, de brigas e de contendas, por isso ou por aquilo.
      Ser pacificador é estar sempre demonstrando que é a favor da paz. Sempre demonstrar ser um defensor da paz. Mostrar que é necessário querer o entendimento  por qualquer causa, seja ela qual for. O pacificador está sempre ao lado do que é certo, do que é correto.  Ele ora sempre a Deus para que as guerras, os conflitos e os desentendimentos; sejam entre as nações, entre as cidades, entre as famílias, nas empresas, na rua e dentro das igrejas, sejam de união, de fé e de paz.
      Vemos também, aqui nas Bem Aventurança do verso 10 que Jesus enfatiza àqueles que são perseguidos por causa da justiça, Perseguidos, porque desejam que a justiça prevaleça, enquanto que os injustos, os maus, os ladrões, os usurpadores; estes  desejam permanecer na escuridão das suas falcatruas, das suas atitudes errôneas, dos seus crimes contra a pessoa de seu semelhante. E não são poucos, os que são assim perseguidos por defenderem a verdade e a punição dos criminosos nas nações.
      Por fim, amados, vemos no verso 11 que no mundo havemos de sofrer perseguições, por sermos cristãos, Seremos perseguidos desde o momento em declaramos ter aceito a Jesus como nosso único Senhor e Salvador. As pessoas que primam pela devassidão, pela bebedeira, pela mentira, pelo adultério, pela vida de pecados e promiscuidades; elas não gostam do que pregamos. Elas não aprovam a vida em que vivemos. Elas nos acham retrógados, afastados dos prazeres do mundo. Mas, afastar-se das baladas, afastar-se das mesas de bebedeiras, dos prazeres, das satisfações carnais, das tantas imundícies que há nesse mundo, é para nós cristãos um meio de purificarmos a nossa alma; já que temos que apresentá-las diante de Deus sem as manchas que o pecado faz naqueles que não querem obedecer a Deus e aos seus mandamentos.
       Jesus nos manda, mesmo perseguidos, nos alegrar; por estarmos sendo perseguidos, injuriados e difamados, pelos mundanos, que são contrários à vida de fé que buscamos ter. Ele, Jesus, nos diz que grande será o nosso galardão nos céus. A alegria que o mundo não pode nos dar, nos é reservada nos céus, junto de Deus, de Jesus, dos anjos e dos santos. Bem sei que muitas outras dicas de vida, para se romper em fé, poderiam ser enfatizadas nesta meditação. Porém, quero que saibam, que quem escolher a melhor parte, como disse Jesus, à Maria irmã de Lázaro e Marta; a melhor parte que escolheu Zaqueu e o cego Bartimeu. Isso sim, é buscar Jesus, confiar nele, entregar-se a Ele e viver como Ele ensina nos Evangelhos.
      Busque Deus enquanto há tempo. Pois o tempo da volta de Jesus nunca esteve tão perto de acontecer como é agora. Já imaginou, você ser surpreendido, no meio de uma noite, com a vida do Filho de Deus e não ter tempo de se converter a Ele?
      Os olhos de Jesus estão voltados pra você. Ele não vai forçar-te a aceitá-lo. A decisão tem que ser tua. Você é que tem de se sentir tocado pelo que Ele te diz nos Evangelhos, e aceitá-lo com teu único e escolhido Salvador, Te deixo a minha oração, a minha amizade e a minha fé. Termino com essa frase: “Eu te digo que se tu creres verás a glória de Deus”. Amem!!!

0 comentários:

Postar um comentário