domingo, 9 de dezembro de 2018

TESOUROS NO CÉU.

TESOUROS NO CÉU.
Texto inicial: Mateus 6: 19-21.
 “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntais tesouro no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam e nem roubam. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”
Irmãos amados, bem o sabeis que é melhor agradar a Deus do que os homens (Atos 5:29) “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mas importa obedecer a Deus do que os homens”; somos mais bem-amados e bem servidos por Deus por causa de nossa obediência a Ele. Daí eu vos peço que não desvieis os vossos sentidos no que se refere em buscar a Palavra de Deus, (leitura da Bíblia) e da oração; seja na oração de agradecimento, oração de súplica a Deus e dos louvores (agradecimentos).
Nesta vida, enquanto estivermos vivos em nosso corpo mortal, até o instante de nossa partida, tenhamos sempre grande apresso e cuidado com aqueles os quais Deus colocou ao nosso cuidado; sejam nossos filhos, cônjuges, pai, mãe e irmãos do mesmo sangue, bem como as demais pessoas conhecidas ou não, amigos ou não.
Não cansemos de fazer o bem, seja a quem mereça ou não, pois se assim procedermos, estaremos acumulando tesouros no céu (texto inicial).  Porque nada trazemos quando nus nascemos e nada levaremos quando fizermos a nossa partida. Não somos donos de nada daquilo que recebemos das mãos de Deus, seremos somente administradores, e, com certeza, Deus nos pedirá contas de tudo. (Eclesiastes 11:9 “Alegra-te, mancebo (jovem), na sua mocidade, e recria (educa) o teu coração nos dias de tua mocidade, e anda pelos caminhos, e pela vista dos teus olhos: saiba, porém, que por estas coisas te trará Deus a juízo”. Cuide, porém, do teu coração de como administramos e como educamos em lealdade, dando bons exemplos e boas utilizações destes bens móveis ou humanos como: filhos, esposa, marido, etc...
Sabemos, que somos policiados diariamente pelos olhos de Deus (Provérbios 15:3). “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, acompanhando os maus e os bons”. Todas as coisas que falamos ou fazemos, até as que pensamos, estão registradas no Livro de Deus na Glória. Notem bem, somos observados, por Deus, quanto ao nosso caráter humano, nos céus. Podemos vir a fazer uma série de atos, de pensamentos, de palavras, de ações ou até de omissões, realizadas às escondidas, que nenhuma pessoa tenha tido conhecimento. Porém, no céu, no livro de Deus (Hebreus 12:23), tudo isso estará registrado. E Ele, com certeza, nos mostrará, e tudo isso, quer seja por seu elogio, quer seja por julgamento, seremos questionados por Deus. De Deus ninguém escapará de ter um julgamento. Nada passará obscuramente ante os olhos do Pai do céu (Hebreus 4:3).
Por isso, que Jesus deixou-nos bem gravado no Seu Evangelho, quando assim tão bem o disse em Mateus 26:41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Eu, dentro do meu tempo de vida, neste meu corpo humano, tenho uma certeza, de que estou aqui para amar e servir a Deus na pessoa de meu próximo, sejam eles crianças, jovens, adultos ou velhos. Não desejo ser melhor, nem ser maior, nem mais sábio que qualquer um. O que armazenei em minha mente (coração) veio-me de Deus. Ele é quem me formou (Salmo 139:13), que me criou, deu-me inteligência para discernir o que é bom e o que é ruim. Se tive boa saúde, se tive bons momentos, se tive êxitos na estrada da vida, tudo isso foi Deus quem me deu.
Sempre busquei a honestidade, mesmo sabemos que muitos dos atos que realizei; realizei sabendo se eram bons ou maus, se poderiam dar-me um saldo positivo junto de Deus, na minha vida mortal, ou seriam vistos como pecados, como bem mostraram-me a minha mente.
Irmãos amados, quem tem uma mente que saiba bem discernir, saberá, com certeza, quando está fazendo o bem ou o mal. Se erramos, erramos sabendo. Se acertamos, acertamos sabendo, conforme vemos em Romanos 7:15-17 “Porque o que faço não o aprovo, pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço (a Deus) isso o faço, e, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim”.
Neste tempo atual, em que somos bombardeados, a todo momento, pela mídia escrita, falada ou escrita para fazermos isso ou aquilo, devemos saber o que é certo e o que é errado, aos olhos de Deus. Podemos conferir isso em 1Corintios 6:12 quando Paulo diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.
Não imitemos aqueles que vivem iludidos pelas ofertas ilusórias do mundo, e com isso, querem nos mostrar que aquilo que fazem, que acham agradáveis é bom, mas não é. Cuidemos para não nos misturar com aqueles que vivem nas vaidades, nos prazeres e nas noitadas, distorcendo seus atos da verdade de Deus. “Mas ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! (Os que ensinam o que é errado) Com isso fechais aos homens (e as mulheres) o reino dos céus, já que nem vós entrais, e nem deixais entrar aos que estão entrando”.
Vivamos, porém, de acordo com a verdade, que vem do entendimento que nos foi dado por Deus, em Sua Palavra. Pois, se hoje temos um viver mais confortável não esqueçamos que há irmãos nossos, filhos de Deus, que vivem na mais estranha pobreza material sem ter quase nem o que comer e nem água para beber. E, Deus os ama com o mesmo amor com que ama a cada um de nós. Não importa que vivamos em um palácio ou em um barraco na favela, o Senhor pode sempre nos tocar e nos levar ao seu trono, desde que vivamos de acordo com Sua Palavra.
Irmãos, todos precisamos estar engajados, fazendo parte de uma igreja local aonde os crentes em Jesus Cristo se reúnem. Nós precisamos da igreja. Precisamos nos congregar nesta casa do Pão, que é a igreja. A igreja, irmãos, é a luz do mundo. É por isso que em Apocalipse vemos Jesus comparando a Igreja a um candeeiro e a uma estrela.
Não devemos nos privar do alimento, do manjar celeste que é a Palavra de Deus, pregada nas igrejas. Ela nos trará força, beleza e vigor, assim como nos fazem, em nossos organismos, o alimento que comemos em nossas casas em cada refeição, no nosso dia a dia. A Palavra de Deus é também uma comida substanciosa que pode, com certeza, nos alimentar rumo a eternidade com Jesus.
Confiemos no poder de Deus, pois Ele tem as mãos que nos segura e as mãos que nos restaura. Não é isto que Bíblia nos diz em Isaias 59:1 “Que as mãos de Deus não estão encolhidas, para que ele não possa salvar, nem o Seu ouvido tapado para não poder nos ouvir”.
Ousemos tomar a nossa fé e coloca-la em um mastro, como uma bandeira, para que todos possam vê-la. Veremos o que nos diz Jesus em Mateus 5:14-16 “Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade sobre um monte; nem se acende uma candeia (lâmpada) e a coloca debaixo de um alqueire (uma caixa), mas em um lugar alto, para que ilumine todos os que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz (vossa fé) diante dos homens, (das pessoas) para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”
Deixo com cada um, que irá ler, ou ouvir esta minha pregação, minhas orações. E, faço-vos lembrar de uma palavra que o Espírito Santo me inspirou neste momento, que se encontra em 2 Timóteo 4:7-8, que a faço minha, nestes meu 73 anos e 4 meses de vida, que nos diz assim: “Combati o bom combate, acabei minha carreira, guardei a minha fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.
Os peço que não desanimes. Mas, caso desanimeis, ore a Deus, em nome de Jesus, para Ele vos recobrar os ânimos e a fé. Peça com fé, que, com certeza Ele vos dará.
Deixo com cada um de vós o meu abraço fraterno e as minhas orações. E, se vos magoei em algum momento, me perdoem. Desejo a cada de vós a paz do Senhor Jesus. Amem?
...........................................................................................
             Editado em 1 de dezembro de 2018.
            Erleu Fernandes da Cruz – Ctba-PR.

0 comentários:

Postar um comentário