quinta-feira, 5 de junho de 2014

CURSO DISCIPULADO FÁCIL AULA 6

CURSO DISCIPULADO FÁCIL  AULA 6

I__DISCIPULADO COM EFICÁCIA:
Existem inúmeros materiais didáticos que nos auxiliam no discipulado, além de livros de leitura da Bíblia junto com os nossos discípulos. Mais importante que o material usado é a transferência da realidade espiritual que deve acontecer entre você e seu discípulo.
O próprio Jesus se santificou por seus discípulos, quanto mais nós, devemos dedicar tempo a Deus em oração, jejum e leitura de sua Palavra. Seja sempre muito sensível à vós do Espírito Santo para aconselhar seu discípulo. Tenha coragem de dizer o que Ele te direcionar e pedir perdão se caso errar com seu discípulo.
Segue-se alguns assuntos importantes a serem tratados no discipulado.
1—Relacionamento com Deus:
-Como que ele se sente diante de Deus? Como está seu TSD (Tempo Sozinho com Deus)?
-Quanto tempo ele tira com Deus por dia? Quando? Onde? Como
-Como é seu tempo de oração?
-Como é seu tempo de leitura da Bíblia? Como cultiva mais intimidade com Deus?
2—Relacionamento com família:
-Como está?
-Como que ele se sente acerca de sua família?
-Seu cônjuge? Filhos? Irmãos? Pais? Etc...
-Está ganhando sua família para Jesus? Quanto tempo tira para a família por dia?
-Fáz culto doméstico? Como que é? Quanto tempo tira por semana para a família?
-Ora todo dia com seu cônjuge?
-Está andando em amor? Sem grosserias? Usa palavras duras ou gritando com o seu cônjuge os filhos?
3—Vida financeira:
-Como está?
-Tem sido fiel nos dízimos e ofertas?
-Você tem orado pelas financias?
4—Relacionamentos com:
-Autoridades espirituais e outras autoridades.
-Companheiros no ministério.
-Seus líderes.
-Pessoas do sexo oposto: se sente tentado, controla impulsos.
5—Em relação a pecados:
-Orgulho, desânimo, preguiça, tentação para roubar ou praticar atos sexuais ilícitos, gastar tempo excessivo com televisão, jogos e outros programas
-Esta tendo cuidado com o que ouve ou o que lê?
-Tem mágoa ou ressentimentos de alguém?
-Tem problemas com mentiras?

6—Outros assuntos:
-Como está seu envolvimento com a Célula?
-Está congregando?
-Está cuidando dos seus liderados? Etc...
II—OS TRES NÍVEIS DE DISCIPULADO:
Na visão do MDA todo cristão dever ter pelo menos três discípulos (MDA 3) e no máximo 12 (MDA 12). Se for uma pessoa muito ocupada com emprego faculdade...obviamente só poderá discipular 3, se tiver tempo poderá ter mais; Jesus nos comissionou a fazer discípulos, a quantidade vai depender de cada um. Se o discipulador já tiver o seu DMA completo, ao ganhar alguém para Jesus ele deve acompanhá-lo até  que seja bem discipulado por outro irmão que Deus levantar para essa missão, e ter certeza que esse novo convertido esteja integrado em uma célula.
Quando o irmão chegar a supervisor de setor, e daí por diante, é necessário que ele use três níveis de discipulado para se organizar.

NÍVEL Nº 1—Estes são os discípulos principais em que o discipulador vai investir a maior parte de seu tempo. Normalmente são pessoas que o discipulador vê elevado potencial e que o discipulador quer investir a longo prazo. Pessoas em que o discipulador está discipulando na vida pessoal e ministerial, pessoas que estão abaixo do discipulador na hierarquia das células.
NIVEL Nº 2—Estes são discípulos (no sentido um a um) deste discipulador, mas, por causa do ministério, ou outra razão, esta semanalmente reunindo em grupos, debaixo desse líder. Por isso são discipulados indiretamente, de maneira poderosa, às vezes, dedicando até mais tempo que aos de NÍVEL Nº 1.

NÍVEL Nº 4—Estes são os discípulos (um a um) com quem o discipulador se reúne uma vez por semana, ou por ser novos e resistentes, ele se sente que deve investir muito tempo a eles. Muitos discípulos NÍVEL 3 a se tornarão discípulos Nível 1. É importante reservar vaga no discipulado NÍVEL 3 para cuidar das pessoas que você ganhar para Jesus, até que elas sejam direcionadas a um discipulador.

III--A VISÃO DE UM DISCIPULADO MUITO PROFUNDO:
Há necessidade investir muito tempo nos seus discípulos NÍVEL Nº 1, portanto, não devemos exceder  o número de discípulos ao ponto  de não dar atenção a cada um dele. É importante orar, comer, brincar, fazer visitas e aconselhamento junto com seus discípulos. Isso se faz com que o relacionamento se torne íntimo e profundo. Além do MDA, o discipulador deve se reunir em grupo com seus discípulos, o que chamamos de G.D. Nessa reuniões ocorre troca de experiências, e os discípulos são edificados, ale disso, podemos passar avisos e e formar estratégias para crescimento mútuo, economizando tempo, pois assim não é preciso repetir um a um. O G.D. torna-se indispensáveis para um discipulado profundo, assim como o M.D.A. e a convivência da “família”.

IIV—O QUE É DISCIPULADO VITALÍCIO?
O pastor deve orar para quem são seus discípulos vitalícios, o MDAVs, são discípulos que sempre serão NÍVEL 1 em que você vai investir a sua vida em caráter permanente. Isso é muito sério e o discipulador não deve chegar a conclusões precipitadas, podem se passar vários anos para se estabelecer o MDAVs. Deus é quem vai determinar quem são seus discípulos vitalícios. Lembre-se Jesus investiu muito tempo em oração antes de escolher seus discípulos. Depois de escolhidos, Jesus não trocou de discípulos. Ele investiu horas, meses, anos e sua vida, num discipulado profundo e vitalício, a ponto de Jesus se reproduzir nos discípulos. Este tipo de discipulado faz com que haja continuidade de unção, visão e frutificação, mesmo depois da morte do discipulador. Jesus já havia subido aos céus, mas seus discípulos causaram impacto em sua geração. Sucesso só é sucesso se tiver um sucessor bem sucedido.
.............................
O Livro Discipulado Fácil é de autoria do Pastor Elvis de Oliveira, discípulo do Pastor Abe Rube da Igreja da Paz de Fortaleza.
......................................
Amados e amadas, que bom que chegamos até a esta última aula das 6 apostilas do Curso Fácil de Apostolado. Espero, em Deus, que tu tenhas se beneficiado e se tornado mais interessado nesse tipo de espiritualidade. Deus te abençoe.
Breve, teremos outro estudo para lançar aqui às quartas-feiras. Fique alerta e não te descuide da leitura da Palavra e da oração.
Erleu Fernandes Cruz – Diácono consagrado pela Igreja Presbiteriana do Brasil em 2007. Atualmente (já a seis anos) como membro da Primeira Igreja Batista.



0 comentários:

Postar um comentário