sábado, 28 de junho de 2014

OS DONS DO ESPIRITO SANTO


AO DONS DO ESPÍRITO SANTO AULA  Nº 03

V.16—Embraçai o escudo da fé, para apagar os dardos inflamados do maligno
Como muitos vídeos já nos mostraram, esse escudo que usavam os soldados no combate eram feitos de peles bem cabeludas de animais, que molhavam e ficavam embebidos em água, e, quando o inimigo lançavam flechas ou lanças com fogo nas pontas para incendiarem os acampamentos, elas eram apagadas naqueles escudos cabeludos e encharcados de água. Assim Jesus quis nos dizer numa metáfora, que para a gente apagar os dardos do maligno é preciso estarmos com o nosso escudo bem encharcados com á água que nos vem do trono da graça dele mesmo, Nosso Senhor Jesus Cristo.

V.17—Tomai portanto o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.
Porque a palavra e o capacete? Sabemos que isso (capacete) é um objeto que coloca sobre a cabeça para protegê-la de uma pedrada, de um tiro, de um tombo (no caso do motociclista) mas aqui ele é mencionado como proteção. Sabemos irmãos, que o coração cardiológico ele só tem a função de bombear sangue para as milhares de veias que possuímos no corpo. Esse coração no sentido centro do nosso ser humano é a nossa mente, é o nosso cérebro, é aí que tomamos as decisões do que é certo ou do que é errado. (Não recordemos a árvore do centro do Jardim do Eden, do conhecimento do bem e da verdade? (Gn 2:16.17) Vemos então, que esse capacete, figurativamente, é o conhecimento de Deus e da sua vontade soberana. É um cuidado, não com as pedradas que possam vir ou dos tiros que possam vir, mas das pedradas que possam sair daí e dos tiros que possam estar partindo daí. É o conhecimento de Deus! É fazendo o que agrada a Deus. É ser obediente a Deus e à sua Palavra.

E a Espada do Espírito aqui anunciada por Jesus é a Palavra de Deus. Para se pelejar contra o inimigo a gente tem que ter a nossa espada afiada, polida, bem solta para entrar e sair da bainha, com um cinturão bem firme rodeando a cintura preso na frente do umbigo por uma boa fivela. Para isso ela (a espada) tem que ser manuseada todos os dias se possível, várias vezes no dia. Porque essa espada é a Palavra de Deus. É a Bíblia que, nunca deve estar distante da gente. O homem mau dorme com seu revólver debaixo do seu travesseiro. O cristão consciente, ativo, comprometido com Jesus Cristo, deve, também, ter a sua Bíblia como complemento de sua mesinha de cabeceira. Pois ela é a sua espada ( a sua arma de defesa).

V.18-- Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.
Invocar e suplicar a Deus, como bem sabeis, é uma forma de colocar no conhecimento de Deus os nossos anseios e os nossos desejos. Isso não deve ser uma única vez, mas durante várias vezes, até que nossas orações atinjam o coração de Deus. Quem não se recorda da parábola do vizinho inoportuno que insiste durante várias vezes com o seu outro vizinho? Lucas 11:5-13). Quem encontrar leia, por favor.

Se você, irmão, insistir em algo, desde que isso seja bom pra você, ele (Deus) com certeza, depois de muitas súplicas, te atenderá. Já que Jesus diz que devemos orar em todas as circunstâncias, por qualquer situação. Em outras traduções diz: Orar sem cessar...
Não é orar somente pra seus interesses. Não! Mas orar e fazer intensas vigílias de suplicas por todos os irmãos. Sejam eles de perto ou de longe. Não fazer discriminações. Antes, ao invés de murmurar, sair contando algo que disseram acerca de um outro irmão, do diácono ou do pastor, faça diferente dos fofoqueiros, orem por aqueles irmãos que estão mal dizendo os seus nomes, denegrindo os seu caráter. Orar sempre em todos os momentos, seja em casa, na cama, na madrugada, no trabalho, no ônibus.... Mas, sem gritaria, mas balbuciando ou mesmo silenciosamente falando com Deus.

Voltemos ao tema Inicial, os oito dons. Para se ter esses dons é preciso que sejamos bem disponíveis e achegados a Deus. É preciso ser íntimo de Deus. É preciso ser tão ligado em Deus que Deus vai falar com quem assim estiver, (intimo com ele) naturalmente. Deus vai te falar como o som daqueles fonezinhos de ouvidos que vocês jovens carregam presos a um celular. Escutar Deus é ser “assim com ele”. Ser íntimo de Deus. Quem quer ser assim, só vivendo o que a gente explicou acima, é que se consegue. É fácil? Não acho assim tão fácil. Mas é possível? Claro que é possível! Então irmãos mãos a obra, pés na estrada, olhos na Bíblia e oração de joelhos. Amem! Irmãos!
..............................
Então, oremos ao Senhor.

Pai de amor. Deus todo poderoso. Vinde à mim com teu Santo Espírito e fazei com que eu possa ser cheio do entendimento de  como ser mais obediente à vós e, que eu me ponha mais em oração. Dá-me os dons que forem necessários para que eu seja intrumento vivo em vossas mãos. Eu vos oro em nome de Jesus. Amem
.........................
Blog Jerusalém É Aqui.

0 comentários:

Postar um comentário