sábado, 21 de junho de 2014

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO 2ª PARTER


Os Dons do Espírito Santo - 2ª Parte

A palavra ADESTRAR veio à baila e temos que esmiuçá-la para melhor entendermos o seu significado. Para melhor entendê-la, vamos lá em Efésios 6:13-18. 
13.Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.
14.Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça,
15.e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.
16.Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17.Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.
18.Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.

V.13--Logo podemos ver que o adestramento para sermos portadores dos dons é algo profundíssimo. O verso 13 diz: tomar a armadura de Deus, é o mesmo que dizer colocar Deus dentro de você, ou fazer o seu corpo “encapado por Deus” (imaginemos a maçã do amor que vendem nos parques de diversões ou nas carrocinhas dos pipoqueiros). Ser “encapado por Deus” é possuir a natureza divina em você, com você, agindo por você e em você.

V.14—Começa dizendo: Ficar alerta. Isto é, não deixar nada despercebido ou analisado. “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41). Isto é: ser como as corujas que conseguem giram a cabeça e vigiar num raio de 180 graus para ter perfeita visão de qualquer direção. Os grupos de escoteiros utilizam um cumprimento com os dois dedos indicador e médio (da mão direita) esticados sobre a testa dizendo; “Sempre alerta”.
V.14--Ter a cintura cingida com a verdade, nisso aí Jesus quer nos dizer, que nos nossos corpos, na confiança de Deus em nós mesmos, na nossa maneira de agir, no nosso falar, no nosso caráter e na nossa obediência e no temor do Senhor, é que as pessoas hão de ver refletida em nós a unção de Deus. Os outros, é que deverão ver tudo isso refletido na gente, e não gente declarar que somos portadores disso ou daquilo.

V.14—O corpo vestido com a couraça da justiça. Como bem declarou Aristarco Coelho (Google) “Vestido da couraça da justiça, você é chamado por Deus para viver vida justa. Para agir conforme o caráter daquele que lhe chamou. Não pelo seu esforço, mas pela Graça de Deus”. Essa armadura de Deus, irmãos, é como que estivéssemos com algo nos protegendo em redor do nosso corpo para que nada nos faça qualquer mal (da cabeça aos pés), ou desvie a convicção da nossa fé.

V.15—Pés calçados de prontidão para anunciar o evangelho. Isso quer nos dizer, como já vos disse, um soldados é adestrado, para combater em qualquer tipo de ataques e defesas. Aquele cristão que não tem hábitos de diariamente estar em contato, lendo e meditando e analisando a Palavra de Deus pela sua Bíblia. Ele não está calçado para ser um instrumento para os dons do Espírito Santo. Não se pode tapar o sol com a peneira. Mesmo que seus raios passem pelos crivos não vai ser total, falta alguma coisa. Evangelizar-se primeiro, para depois sair para evangelizar pessoas. Ninguém pode dar aquilo que ainda não tem. Imaginemos um cristão mal informado da Palavra, recebendo uma dupla de Testemunhas de Jeová em sua porta. Eles decoraram tudo pra falar de porta em porta. E você, qual o argumento que terás para com eles? Para ser portador dos dons tem que se adestrar na fé e no conhecimento da Palavra.
..............................

Paremos por aqui e a terceira parte publicaremos no próximo sábad.. Copie e cole no se Word.

0 comentários:

Postar um comentário