domingo, 19 de abril de 2015

NÃO TER FÉ ´R NÃO TER VIDA

NÃO TER FÉ É NÃO TER VIDA.

Texto: Hebreus 11:1-6.

“1 Ora, fé é o  firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. 2 Porque com ela os antigos alcançaram testemunho. 3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados;  de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ele, depois de morto, ainda fala. 5 Pela fé Enoque foi transladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o transladara, visto como antes de sua transladação alcançou testemunho de que agradava a Deus. 6 Ora, porque sem fé é impossível agradar a Deus: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
Vemos aí, amigos e irmãos conforme o versículo nº 6 de que: ”Sem fé é impossível agradar a Deus”. Não é isso que vemos em Marcos 11, quando Jesus mandou que fossem a aldeia e encontrassem um jumentinho e o pegassem para que ele fizesse a entrada triunfante em Jerusalém?  Recordemos que Jesus também diz em Marcos 11:22 “Tende fé em Deus”.

Ter fé é poder conversar com as criaturas de Deus e crê que mesmo que não nos respondam possuem vida, ação e reação. Podemos conversar com o vento, conversar com o sol, conversar com a chuva... Porque Deus está presente em todas as coisas criadas. Não recordemos que um dos homens santos que viveram no passado, Francisco, que viveu na cidade de Assis, na Itália, nos mostrava, nos seus escritos, que ele chamava a sol, a chuva, a luz, de irmãos?

Jesus amaldiçoou a figueira porque ela estava vazia sem frutos. E você? Sim! E você, amigo? E você, irmão? Você, por acaso é uma figueira que não dá frutos ou ainda não deu seus frutos?  

E, no dia seguinte, quando voltavam, passaram novamente pela figueira e ela havia secado.
Vemos em outra parábola que Jesus manda fazer um rego e adubar a vinha para que ele possa voltar a dar frutos. Observemos que Jesus explicava por parábolas, e nessas metáforas, ele dava o sentido de como devemos estar, ou, como sermos ensinados, adubados, com a sua palavra, para podermos dar frutos.
Porquê que Ele disse uma coisa para a figueira sem frutos e falou diferente para a vinha? É porque algumas pessoas, algumas almas, já impregnadas pelo mal, pelo pecado, não se pode retroceder, o seu fim é a morte. Pois a Palavra nos diz na parábola do semeador (Mateus 13:3-9) que existem na terra entre nós, os humanos, quatro tipos de terrenos para se semear, mas somente um produzirá frutos. O terreno chamado por Jesus de “Terra Boa”. Pela fé nós vemos, que nem todos serão salvos, somente, como nos mostra a parábola, só se salvará uma quarta parte. Agora eu te pergunto amigos, irmão: Qual o terreno que você se acha possuidor? O terreno batido da beira do caminho? O terreno pedregoso? O terreno cheio de espinheiros? Ou o terreno de terra fértil adubado (pela palavra),  para produzir frutos?
Se você ler, ainda neste capítulo 13 de Mateus, lá nos versos 19 a 23, neles, Jesus explica os tipos de terreno que podemos ser.
Pela fé, sabemos, que todos nós iremos morrer nesse corpo, um dia. Para aqueles que tem fé, que confiam na misericórdia de Deus, a morte para eles será uma promoção. Será um prêmio! Pois, suas almas se desprenderão dos corpos, já velhos, doentes e impregnados de má vontade, propícios ainda em pecar, e voltar para a casa do Pai do céu, Deus. Enquanto para muitos a morte é uma maldição, para os que estão com Deus, eles imaginam, ser uma bênção. Não é isso que vemos logo no 1º verso de Hebreus 11:1? “É o  firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem!
Fundamento, dentro deste versículo 1, tem significado para nós que cremos. Fundamento não se muda, é uma posição fixa, é como que uma casa que foi construída sobre as rochas, em Jesus Cristo. É algo sólido, firme, real. É uma realidade imutável. É algo concreto.
Não nos esqueçamos ou tomemos conhecimento agora que o cristianismo tem um só fundamento, Jesus Cristo.
Vemos muitas igrejas fazendo campanhas sobre isso e sobre aquilo. Uma campanha é algo sólido sobre um fundamento em bases firmes. Nem tudo é real como veem os nossos olhos. Estamos presos nos propósitos de Cristo; fundamentados, firmes, presos em um único propósito, Jesus Cristo O apóstolo Paulo nos fala “que agora vemos como em um espelho embaçados” em 1 Coríntios 13:12.
Estamos fundamentados em cima de bênçãos. A justiça de Deus é o que faz justificar a fé que temos.
Usemos nossa fé com humildade, com mansidão, com doação e amando sem distinção a quem quer que for. Nunca se mostrar autoritários, abusivos, maiorais, os mais sábios... mas, manter a autoridade que nos dá Jesus Cristo: “Eis que estarei convosco até o fim dos séculos” (Mateus 28:20)”. E eu digo em uma das minhas poesias: Se Deus...
Nossa fé tem nos mostrado que Deus não tem o braço encolhido, que eu mando e ele faz. Não! Deus não é o meu e o teu empregado. Ele cuida de nós dos mais pequeninos, dos mais simples, e dos que se acham importantes, grande e sábios. Ele cuida de todos. Mas Deus não gosta que mandemos que Ele faça. Mas devemos dizer sempre, “Senhor cumpra-se em mim a vossa vontade”. Não é isso que nos fala a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus, em Mateus 6:9-13? Faço lembrar o verso 10 quando diz: ...Seja feita a vossa vontade”.
Aquele que tem fé, bate de frente com o inimigo. Pela fé o inimigo cai. Sim, inimigo cai na frente daquele que tem fé.
Precisamos irmãos, entender o que é a fé.
Porquê que temos de orar? Vamos lá, então, em Filipenses 4:6 “Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ações de graças”. Não nos esqueçamos de agradecer a Deus por tudo.
Quando eu oro, é em função do reino de Deus. Entendemos os motivos porquê que oramos? Oro pra mim ou oro pra Deus? Não manipular Deus, como faz uma igreja que se diz milenar. Deus é que está firme sobre um fundamento sólido.
Eu quero afirmar, sem medo, e que você afirme também: Maria, que foi mãe de Jesus, não é a minha mãe. Minha mãe, a que eu tive, deixou de viver na terra, espero vê-la, se Deus quiser, no reino dos céus. O Papa não é meu pai. O pai que tive também morreu, espero encontrá-lo no reino dos céus. Meu Pai é Deus! E meu salvador chama-se eternamente: Jesus Cristo. Eu não preciso que homens perdoem os meus pecados, se dizendo representantes de Deus aqui na terra. Eu declaro meus pecados a Deus e peço pela sua misericórdia e pelo seu perdão.
Quando Jesus disse em Mateus 16:17-19, um elogio a Simão Barjonas, “porque não te revelou a carne e o sangue, mas o meu Pai”. Ele disse, batendo em Seu próprio peito dizendo para Si, o homem Deus, Jesus Cristo, “tu és pedra (rocha firme) e sobre essa rocha (que sou eu), é que edificarei a minha Igreja.
Busquemos mais a Palavra. Se possível, ou mesmo que impossível, todos os dias, ler a Palavra. Pois, as revelações de Deus nos vem pela sua Palavra. O que nos edifica é a Pedra Angular, chamada: Jesus Cristo.
No final, pela fé, diante de Jesus e dos anjos, haveremos de ter completo o que a fé nos mostra, enquanto por aqui, peregrinarmos na carne. Tudo o que pela fé, ligarmos na terra, será ligado no céu. É Deus que nos conduz, que nos determina como Ele quer que vivamos pela sua Palavra. A nossa fé sobrenatural é controlada, nem tudo podemos. Não é isso que nos diz Paulo em 1ª Coríntios 6:12 “Tudo me é licito (permitido) mas, nem todas as coisas me convém”?
Irmãos, já vou terminar. Vou então, te perguntar. Não precisa me responder, responda isso para Deus em suas oração. O quê que você tem para entregar a Deus e ainda não entregou? Um problema? Um vício? Um mau costume? Entrega a Deus, agora! Onde você estiver, feche teus olhos e diga bem baixinho, só pra você e para Deus. Diga, entregando a Ele o seu desejo de se desvencilhar, de se ver livre, disso que te distancia de Deus. Deus pode nos dar além do que esperamos. Nossas vidas humanas são passageiras. Cuidemos de nossa almas...
Enoque andou pela fé em Deus e foi arrebatado. 
Noé pala fé, mesmo sem nunca ter chovido na terra, creu e, pois-se a construir uma enorme barca em plena terra seca, e obedeceu ao que Deus lhe manda fazer.
Jesus diz: Sou eu quem pode te dar. Pedi e recebereis. Batei e a porta será aberta. Procure Deus e o acharás.
Os nossos filhos nos passam conversas de vez em quando. Pai, me empresta 50 reais para eu sair?  Na semana seguinte ele volta e pede de novo. Pai me arranja 50 reais para eu sair?
E nós, acabamos fazendo a mesma coisa com Deus. Pai eu te prometo não fazer mais aquele tipo de coisa. Saiu na rua, volta a repetir o que prometeu a Deus.
Irmãos, eu sei que a fé é difícil de entender. Todos os que agradaram e não mentiram para Deus, foram transladados, levados ao céu.
A fé pode ser difícil de entender, mas eu sei que o Pai do céu me entende e vai te entender, também. Dobre a sua cabeça e oremos a Deus...
Pai amado...

......................................................

BLOG JERUSALÉM É AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário