domingo, 8 de abril de 2018

...PROFETA EZEQUIEL

FALEMOS UM POUCO SOBRE O PROFETAS EZEQUIEL
Meditação a partir do versículo 1 de Ezequiel.

     Ezequiel era filho de um sacerdote de nome, Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar. (V. 1:2).
     Ezequiel, mesmo sendo filho de sacerdote, preparado para ser um sacerdote, se encontrava exilado, junto ao rio Quebar, no reinado do rei Joaquim. Ele tinha as mãos atadas por correntes e os pés também. Ele teve uma visão vindo dos céus, às margens do rio Quebar. Quando se abriram essa visões, de Deus: diz ele,  “Olhei, diz ele, e eis que um vento impetuoso, vinha do Norte, e uma nuvem com fogo envolveu-se, e o resplendor ao redor dela a revolveu, e no meio disto, uma coisa como metal brilhante, que saia do meio do fogo. Do meio da nuvem saía a semelhança de quatro seres viventes cuja aparência era esta: tinha a semelhança de homem. Mas, cada um tinha quatro rostos, como também quatro asas (Ez 1:3-6). O aspecto dos seres viventes, era como carvão em brasa, à semelhança de tochas; o fogo corria resplendente por sobre os seres, e deles saíam relâmpagos. Os seres viventes, ziguezagueavam à semelhança de relâmpagos. (V 1:13,14).
     (V-22) “Sobre a cabeça dos seres viventes havia algo semelhante ao firmamento como cristal brilhante que metia medo, estendido sobre as cabeças”. (V-25) “Veio-me uma voz de cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça. Parando eles, abaixaram as asas”. (V-28) “Como o aspecto do arco, que aparece na  nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em redor. Era essa a aparência da gloria do Senhor, vendo isso, caí com o rosto em terra, e ouvi a voz de quem falava”.
      (Cap. 36:37-38) “Assim diz o Senhor Deus: Ainda nisso,  permitirei que seja Eu solicitado pela casa de Israel que lhe multiplicarei Eu homens como um rebanho. Como um rebanho de santos, o rebanho de Jerusalém nas suas festas fixas, assim as cidades desertas se encherão de rebanhos de homens, e saberão que eu sou o Senhor”.
     (Cap. 37:1-14)  Narrativa do Erleu: Ezqueiel diz que a mão do Senhor veio sobre ele e o levou em Espírito e o deixou meio a um vale cheio de ossos, e o fez andar ao redor deste ossos. E o Senhor pergunta a Ezequiel filho do homem, acaso esse ossos podem reviver, já que eram ossos sequíssimos. E Ezequiel respondeu: “Senhor Deus, Tu o sabes”. E o Senhor disse a Ezequiel: profetiza  a esses ossos e dize-lhes: “Ossos secos ouvi a palavra do Senhor”. Assim diz o Senhor Deus sobre esses ossos: Eis que farei entrar em vós tendões, carnes, nervos, veia, juntas, medulas, organismo intestinais, olhos, orelhas, voz, mãos pés, braços, rostos, etc. Ezequiel viu que tudo de humanos havia voltados aqueles ossos, mas não havia neles espírito.
       E disse o Senhor e Daniel. O que vês? E Ezequiel diz: Vejo que todos receberam suas formas humanas, mas, estão inertes, como a mortos. Daí o Senhor diz a Ezequiel: Profetiza ao Espírito, profetiza, ó filho do homem, dizendo: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre esses mortos, para que vivam. Ezequiel profetizou como ordenara o Senhor, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram de pé, um exército sobremodo numeroso. E O Senhor diz a Ezequiel: “Assim sabereis que eu sou o Senhor, quando eu vos abrir a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor”.
      Irmãos, nós quando andávamos vagueando sobre esta Terra, que, ainda não tínhamos aceitado Jesus e Seu Evangelho, vivíamos como aqueles ossos ressequidos, sem vida naquele vale dos ossos. Mas, desde o momento em que aceitamos caminhar nos moldes mostrados por Jesus pelos quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas, João, Apóstolo Paulo, escritores de outras epístolas e o Apocalipse; nos sentimos como revestidos de um novo corpo, com novos olhos, novo coração, nova voz e novas atitude de vida. Creiamos, que pela nossa conversão fomos refeitos, novas pessoas. As coisas que víamos, que fazíamos, que vivíamos, ficaram lá no passado. Delas nem nos lembramos, pois bem algum nos fizeram. Algumas foram até gratificantes, como ensino literário, educação dos pais, primeiras educação na fé. No entanto, andávamos embrenhados em futilidades, vícios, bebedeiras, imoralidades, adultérios, baladas noturnas, roubos, assassinatos, mentiras e coisas que fazíamos, que só em lembra-las hoje, temos até vergonha de testemunhá-las.
     Aqueles espíritos que foram introduzidos em cada corpo, na mensagem do vale dos ossos, vieram com as mesmas mentes que cada um deles possuíam antes. Não foram modificados. Não! Antônio, Pedro, Alberto, Alfredo, Belizário, João, Ozório, etc... Cada um receberam em si seus mesmos ossos, tal qual possuíam antes. Não receberam suas vidas anteriores, mas novas vidas, cheias do Espírito de Deus. Assim como nós, que tivemos essa nova vida em Cristo, fomos, pelo Espírito Santo de Deus, revestidos de uma nova vida.
      Não recordemos dos apóstolos de Jesus, que eram todos medrosos, indecisos e desinformados, quando os cinqüenta, cem, quinhentos, que estavam reunidos no Cenáculo, no Pentecostes, quando veio do céu um vento muito forte com um barulho e apareceram as línguas de fogo sobre cada um deles e ficaram cheios do Espírito Santo e falavam em diversas línguas, estranhas a eles mesmos, porém legíveis e inteligíveis sobre quem os ouviam. (Atos 2). Isso, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos foi a nova vida, que deixou cada um deles revestidos de coragem, força e sabedoria. Foi esta Nova Vida, que Jesus nos trouxe, com sua Encarnação na Virgem Maria. Foi para isso que Ele veio viver entre nós. Vejamos o que nos disse Jesus em João 10:10: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.
      Essa vida em abundância, é ser cheios do Espírito de Deus. Vivamos, pois, alimentados da Palavra. Da oração e de alguns sacrifícios como o Jejum, para que sejamos como filtros limpos onde possa filtrar em nós com entendimentos, com poder e com firmeza a fé que carregamos em nós.
      Bem que eu poderia entrar com mais assuntos nesta meditação, mas, deixo a cargo de você, que lê e medita o que escrevi, mais conclusões como Deus usa as pessoas como aptas para exercer seu ministério de crentes engajados e empenhados (vasos humanos)  e ser sal e luz no meio da multidão de pessoas que povoam ao seu redor: seus familiares, parentes e demais pessoas que vivem no bairro onde você mora.
      Não poderia deixar de mencionar esta passagem na pregação do pastor sobre a revitalização dos ossos ressequidos. Observemos que dentro de nossas casas mesmas, podem haver muitos “ossos ressequidos”. São filhos metidos nas drogas, são filhas se prostituindo, são casamentos que mais parecem dois irmãos vivendo debaixo de um mesmo tempo, dormindo na mesma cama; são casais que sequer sentam-se juntos para conversar, são filhos que sequer sentam-se para conversam com seus pais. Nós, como ossos revividos por Jesus devemos ser os instrumentos humanos santificados para revitalizar estas vidas nesses corpos humanos, sejam de quem que for.
      Deixo aqui a minha oração: “Que Deus lhes dê muita coragem e força para saírem da mesmice e se doarem à prática da Leitura e meditação da Palavra, da oração e do Jejum e, na participação de uma igreja genuinamente cristã e evangélica. Só assim a alegria, a vitórias e harmonia retornarão em vossos lares”. Amem, irmãos?

0 comentários:

Postar um comentário