domingo, 15 de abril de 2018

QUEM FOI ELISEU? (1)

QUEM FOI ELISEU? (1)
Fonte Inicial 1º Reis 19:15.

      ORAÇÃO: Pai de amor. Divino rei dos céus e criador de todo o universo, aqui estou eu Senhor, cheio de dúvidas e pecados diante de Vós. Dá-me a unção do teu Santo Espírito para que esta mensagem seja aceita e compreendida por quem a lê ou quem a ouve. Eu vos oro em nome de Jesus. Amem.
      Eliseu vai entrar em nosso cenário bíblico agora. O profeta Elias sentia que estava prestes a ser arrebatado por Deus desta Terra. Como a todos os viventes, ele sentia perto de passar pela sua transição. Cada um de nós vai passar por essa transição de morrer no corpo humano. É bom que a gente saiba, que tomemos consciência que chegará a nossa vez nas diversas etapas em que viveremos, e, a última dela será a morte corporal. O tempo de Elias foi como o tempo de Moisés, de Josué e de muitas outras pessoas, sejam as que conhecemos, que com elas convivemos ou não. Esse é o ciclo da vida. Não dá para justificar como e quando será o tempo de Deus em nós. Eu, você, todos nós humanos que nascemos que somos os ungidos de Deus um dia morreremos.
      Assim como Deus justificou a tantos homens profetas, pode justificar a cada um de nós. O mesmo Deus que esteve com esses profetas no passado da história narrada na Bíblia, poderá estar conosco e nos justificar também. O mesmo Deus de todos os tempos pode estar com você também. Muitos chegaram antes de nós e fizeram muitas coisas fantásticas, não fizeram? Agora chegou a nossa vez.
      Deus diz a Elias para ele ir até Eliseu e ungi-lo para ser profeta. Eliseu, após Elias, seria a nova vontade de Deus, que se completaria nele depois de Elias. Eu, aqui me comunicando com cada um vocês, sou como a Elias que Deus mandou para ungir Eliseu. O seu hoje é agora, no momento que tu lês esta mensagem. Essa mensagem é para você, que Deus mandou-me te entregar. Você a partir de hoje realizará coisas fantásticas.
      Pois bem, Elias vai no campo onde Eliseu estava arando com um carro, um arado e uma junta de boi; já que ele era lavrador. Elias chama Eliseu, convoca Eliseu, e, Eliseu interrompe o seu trabalho e vai dar ouvidos a Elias. Elias, curto e direto, diz a Eliseu: “Eliseu, a partir de hoje, tu não serás mais lavrador da terra; você vai correr mundo comigo, vais conhecer outros lugares e realizar outras tarefas, que, Deus mandou-me para te instruir para isso”. Não foi isso que Jesus disse a Pedro, Andre e João, pecadores em Lucas 5:10 e 11” Não tenha medo, a partir deste momento, tu não serás mais pescador de peixes, mas, pescador de vidas”.   Eliseu para, olha para Elias e responde: “Tudo bem, profeta, se Deus mandou-te para me dar essa incumbência, eu aceito. Mas não é assim não! Primeiro, irei despedir de meus pais e de meus irmãos. Quero beijar minha mãe, beijar meu pai pela última vez e abraçar meus irmãos. Se eu vou para um caminho que não tem mais volta eu preciso quebrar alguns vínculos que vou deixar para trás.
      Irmãos, nós, frente a essa mensagem temos que colocar na cabeça que Deus nos chama para um caminho que não tem mais volta, que não tem mais retorno. Sabem por quê que muita gente desiste de fazer uma caminhada cristã? Porque não querem romper com gostos, com costumes, com vícios, com amizades, com diversões. Notem bem, as coisas do passado não cabem mais nas coisas da vida nova com Jesus! Quando você, se decide por Jesus, vais ter que mudar muitos dos seus gostos e costumes. Nesta tua nova etapa de vida, Deus te colocará entre pessoas que vão te ensinar, e, com elas tu vais aprender qual a vontade de Deus em tua nova vida.
Eliseu diz a Elias: “Vou na casa dos meus pais despedir-me deles; depois, vou pegar os dois bois que eu estou trabalhando com eles,  vou mata-los. Vou pegar as estruturas de madeiras do meu carro e do meu arado e, fazer uma grande fogueira. Vou convidar os meus amigos e dar um belo churrasco para eles. Por quê que eu quero matar meus bois? É para eu não ter mais saudade deles! Pois eu vou sair para uma nova vida, serei doravante um discípulo de Elias. E, sei que não há possibilidade de eu voltar”. “O justo viverá pela fé, se ele não retroceder”.     
      Daí, Eliseu deu uma grande festa. Chamou seus pais, seus amigos, os pobres dos arredores. Eliseu diz para todos: ”A partir de agora, eu vou mudar de vida, tudo aquilo de antes ficará para trás, não quero mais voltar ao passado”. Irmãos leitores, não é isso que acontece em: Mateus 19:29? “E todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras por amor do meu nome (diz Jesus), receberá cem vezes mais ainda nesta vida, e herdará a vida eterna”.
      Pessoas que querem caminhar com Cristo, e não querem tocar fogo nas coisas que ficam para trás, que não querem romper com as coisas do passado, não conseguirão realizar o proposto para viver a nova vida. Podemos aqui, ir lá em Lucas 9:62 “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus”. Não deixe para trás nada que possa te deixar saudades. Agora, com nosso novo alvo temos que seguir sempre em frente. O que ficou para trás não nos pertence mais. Devemos mergulhar nesse novo projeto de cabeça. Agora é tudo novo e lá vou eu mergulhado nele. Essas coisas do passado não cabem mais em minha nova vida com Deus. Faça uma festa de despedida. Como é feita a festa de despedida de solteiro. O que é uma festa de despedida de solteiro? É um rompimento com as liberdades de solteiro, não é mesmo?  Encerrando um período de liberdade, de farra entre amigos, de acampamentos em grupos, de namorar esta ou aquela pessoa. O casamento, pode ser uma prisão, no bom sentido. Pode ser, o casamento, comparado a um regime semiaberto. Sai de manhã para trabalhar e volta para casa, à noite, para dormir, como acontece nos presídios. E, normalmente, tem até direito a uma visita íntima por semana!
      Vejamos o que nos fala Paulo em Efésios 5:31 “Por este motivo, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne”. Daí, quanto mais rápido você quebrar os elos com a tua vida anterior, com os hábitos anteriores, muito mais bem-sucedido, você vai ter êxitos na sua nova etapa de vida. Quem não quebra vínculos com a vida anterior dificilmente terá êxito com a nova vida com Cristo. Não dá para a gente viver uma vida dúbia, pois os Espírito Santo que está em nós tem ciúmes. Deus não divide você com ninguém. Bem vemos isso em Mateus 6:24 “Ninguém pode servir a dois senhores, porque há de odiar um e amar o outro, ou dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis amar a Deus e os prazeres do mundo (a Mamon)”.
      Você não poderá deixar de saber disso. Deus deixou o seu (único) Filho morrer numa cruz por você, por mim, por nós. (Não é isso que vemos em João 3:16?) Você, meu amado, tem todo direito de servir ou não servir a Deus. Pois, quem quer servir a Deus deve sempre estar à disposição dEle. Seu dinheiro, sua mulher, seus filhos, sua casa, suas finanças, seu ouro, sua prata, suas riquezas...tudo agora pertence a Deus, você só vai administrar tudo isso para Deus. Você não tem mais nada, tido com seu, mas, tudo é dEle!
      Saiba bem disso, Tu estando em Deus não há mais possibilidades de volta. A vida de um crente, irmãos, é marcada por testemunhos de vida. É tão bonito a gente ouvir alguém dizer: “Antes eu era assim cheio de vaidades, de gostos, de futilidades, e, depois que Jesus me adotou como um novo filho de Deus, minha vida tem outro sentido. Hoje, eu só respiro Jesus. Sou feliz com Jesus e não quero voltar ao passado. Agora eu sei como é gratificante esta minha nova vida com Deus”.
      Irmãos, no próximo domingo vamos prosseguir a falar desta caminhada de Elias com Eliseu, seu (dissipulador) orientador espiritual. Nosso próximo assunto será ainda sobre a caminhada de Eliseu com Elias. Deus te abençoe e que tu tenhas uma ótima semana.

0 comentários:

Postar um comentário