domingo, 22 de abril de 2018

QUEM FOI O PROFETA ELISEU? 2

QUEM FOI O PROFETA ELISEU? (2)
Palavra inicial: 2ª Reis cap. 2

Oremos: Pai de amor, Deus todo poderoso, com a força de Teu Espírito Santo abra meus lábios e meu coração para que eu possa ser um canal, onde o Senhor possa fluir através de mim a tua palavra. E, que todos possam beber desta mensagem.  Eu Te oro em nome de Jesus. Amem.
      Doravante, neste início do Capítulo 2 do 2º Livro dos Reis vamos ver que Eliseu está prestes a sair do seu ciclo de menino, de moço agricultor e lavrador para uma nova realidade de vida, para uma vida nova com Deus.
      Eliseu vai se tornar um profeta. Como em um filme, ele vai deixar de ser um mero coadjuvante para ser o ator principal. Nesta nova realidade que entra Eliseu, a gente vê, que quem quer sair de um mero coadjuvante para ser o ator principal terá que entender bem o que seu diretor (discipulador) lhe ensina, e buscará fazer igual ao ator principal ou melhor.
      Note bem isso, se você quer sair bem em sua nova caminhada de vida, ao lado de alguém que ensina, terá que fazer tão igual ou melhor, do jeito que ele é e te ensina. Aqui Eliseu vai buscar fazer tudo como fazia o profeta Elias. Ao lado de Elias, Eliseu vai buscar uma nova direção. Diz assim o texto: “Sucedeu pois, que, havendo o Senhor de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gigal. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém, Eliseu disse a Elias: Viva o Senhor, e viva Tua alma, que eu não te deixarei”. E assim, os dois foram a Betel. Gigal, irmãos e irmãs, era um lugar abençoado. Foi em Gigal que o povo de Israel foi circuncidado, foi em Gigal que teve a primeira celebração da Páscoa. Gigal era um lugar abençoado, era um lugar de destaque, dava uma conotação de Aliança, de compromisso.
      Elias e Eliseu saem de Gigal, o que nos faz crer que dariam um basta no passado na vida de Eliseu. Podemos entender então, e isso nos faz crer, que Gigal ensinou Eliseu a assinar um compromisso com o futuro. Se você não fizer uma aliança, se você não  fizer uma postura para esperar as adversidades, as dificuldades, as crises que com certeza irás encarar no futuro, de jeito nenhum terás sucesso na sua nova empreitada de vida. Estarás propenso a caminhar com pessoas que dizem estarem no mesmo propósito que tu, mas são pessoas dissimuladas que não conseguiram sequer deixar seus vínculos anteriores. Pois quem não consegue desfazer-se de seus vínculos anteriores, não consegue manter uma nova postura invejável de vida. Notem bem, os relacionamentos com o passados devem ser queimados, como fez Eliseu. Nós, tu e eu, quebramos os relacionamentos com o passado para sermos novas pessoas em Cristo. Nós deixamos tudo para uma nova realidade de vida. Eis que tudo se fez novo com Cristo Jesus. O novo convertido tem que assumir um relacionamento com a cruz, um compromisso com a mensagem oferecida. Temos que entender que o compromisso é uma aliança, e aliança não se quebra.
      Lembremos da passagem do Livro do profeta Daniel. Ele está com seus amigos na Babilônia. Eles: Daniel, Mesaque, Sidraque e Abdenego aprenderam a servir somente a Deus. Ao Deus de Moisés, de Abraãos, de Jacó e demais profetas do Altíssimo. Não interessa se eles estão escravos na Babilônia ou em outro lugar, suas posturas de vida é a mesma, servir somente a Deus, ao Deus vivo, o Jeová Diré. Para eles não interessava quantos estavam ajoelhados de frente para a estátua feita pelo rei Nabucodonosor, para ser adorada; eles não se curvariam para este ídolo.
      Irmãos, essa deve ser também a minha, a tua e nossa postura como servos do Deus vivo. “Nós não nos curvaremos para adorar essa imagem, disseram Sidraque, Misaque e Abdenego”. E, esteja você irmão, onde estiver, seja na família, seja no trabalho, seja na faculdade, seja na igreja que tu congregas, seja na diversão, você não pode mudar a sua identidade (postura) de cristão comprometido com Jesus. Tu és um servo de Deus. A aliança é o seu alvo. Qual deve ser o alvo no casamento? Não é para ser vitalício? Esse é o seu alvo no casamento não largar a sua mulher. Só me separei dela ou ela de mim quando um de nós morrer. A gente briga, se aborrece, discorda de fazer isso ou aquilo, para onde eu devo olhar, para o alvo. Somos dois que se fundiram em uma só pessoa, somos um casal. O nosso casamento, entre eu e minha esposa, não deve ter fim, (ou não devia. Não deve  ter rota de fuga), deve ser para toda a vida. Ninguém emagrece se não tirar as calorias que aumentam o peso do corpo. O propósito exige abstinência; Por exemplo: se tu queres fazer uma reforma na casa, deverá fazer abstinência de muitas coisas; do churrasco, de festas de aniversários, de viagens, de comer fora, de ir lanchar nos botecos, de comprar novos móveis, de comprar novas roupas, etc... etc...Isso é para quê? É para sobrar o dinheiro para a reforma.
      O quê que Elias disse a Eliseu? Fique aqui! Onde? Em Gigal! Cuidado para não queimar as etapas. Eliseu bateu pé e disse: “Se tu vais para Betel eu vou também”! Onde o discipulador (mestre) vai o discipulado (aluno) vai também. Assim, se posicionou Eliseu com Elias.
      Betel, tem o significado de ser a Casa do Pão, casa de Deus. Ela simboliza a Igreja. E a gente, irmão, tem que aprender a viver na casa de Deus, a igreja. Não dá para ser um cristão “meia pedra, meio tijolo”, ou ser um cristão Raimundo, “um pé na igreja e outro pé no mundo”. É preciso aprender a viver com Deus em Sua casa. É bom, é saudável viver entre irmãos na Casa do Pão. Na igreja tem fofoqueiro? Tem. Tem invejoso? Tem. Tem quem olha para a mulher do outro? Tem. Tem mulher que olha para o marido da outra tem? Tem. Tem tudo isso. Você terá que aprender meio a tudo isso! Como? Dando o seu testemunho de vida. Cristão comprometido com Jesus é diferente dos cristãos volúveis. Repito, você tem que aprender a conviver na igreja. Você, vai se deparar com pessoas na igreja, que te beijam no teu rosto, te abraçam, sorri para você, lhe dirá: “Deus te abençoe”; mas, lá na rua vai fingir que nem te conhece. Não devemos orar para as pessoas ruins saírem da igreja. Se elas saírem, como irão mudar?
      Abstratamente, separa-os em um canto do teu coração e vai orando sempre por suas mudanças para melhor. Haverá pessoas que se você questionar algo errado delas, elas são capazes até de mudar de igreja. Vamos aprender logo, que igreja não é lugar se conforto, mas é lugar de desconforto.  Está certo que um certo conforto para estarmos bem na igreja, como um ar condicionado bom, cadeiras confortáveis, um som que a gente possa entender legivelmente o que o animador ou o pregador está falando.
      Mas, na verdade a igreja é um lugar de desconforto. Pense bem, haverá dias que mensagem pregada é uma alfinetada em você, vai mexer com seus brios, com o seu caráter. E com isso você vai se sentir desconfortável. Imagina que o pregador diga que você tem que mudar nisso ou naquilo, e cai como uma carapuça em tua cabeça? Quantos de nós já saiu aborrecido da igreja, porque não gostou de algumas coisas que o pastor falou? Era como que ele estivesse jogando na sua cara aquelas verdades que você não gostaria de ouvir? Mexeu com teus brios. Igreja não é lugar de passar a mãozinha na cabeça e está tudo bem. Aqui é Casa do Pão, e, o pão tem que estar fresquinho, tem que ter sabor, e não um pão azedo, bolorento, sem gosto.
      Passemos para o verso 4. Elias diz a Eliseu fique aqui em Betel. Aqui é bom, é um jugar agradável, fica aí que eu vou para Jericó. Irmãos, tem muita gente que se paralisou em Betel. Que desistiu da caminhada em Betel. Só porque discutiu com um irmão, ou que não gostou do conforto a igreja séria. Elias diz para Eliseu ficar em Betel que o Senhor o enviará a Jericó. Eliseu diz, “que viva o Senhor e a sua alma, não te deixarei, vou contigo para Jericó”.
      Observemos no texto, que os filhos dos profetas que viviam em Betel que estavam em Jerico disseram: Sabe, Eliseu, que o Senhor, hoje, tomará Eliseu sobre a tua cabeça”? Eliseu respondeu: ” Podem ficar quietos, que isso eu já sei e estou de olho em cada movimento do meu mestre”.
      Jericó, irmãos, era a cidade das palmeiras, uma cidade mau cheirosa, ali havia de tudo o que era ruim. Jericó, por fora, era o símbolo da beleza, mas fedida por dentro. É assim como o tipo de pessoas que vivem de aparências. Em nós, a gente deve buscar saber o que é fraco em nós e tratar a fraqueza.
      No verso 6, vemos que Elias diz a Eliseu, fica aqui que eu vou ao Jordão. Diz Eliseu, “vive o Senhor e sua alma, que não te deixarei”. Os cinquenta filhos dos profetas os seguiram até as margens do rio Jordão. Elias pegou a sua capa, dobrou-a e com ela tocou as águas, e, elas se dividiram em duas bandas. Ambos passaram em ceco. Quando passaram o Jordão Elias disse a Eliseu: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que eu seja tomado de ti”.  Disse-lhe Eliseu: “Peço que haja em mim uma porção dobrada de teu espírito sobre mim”. Elias diz: ”É uma coisa dura que me pede; se tu me vires quando eu for tomado (arrebatado), isso se fará. Eliseu não tirava os olhos de Elias por nada. Em cada gesto, em cada momento, ele estava com os olhos pregado em Elias. E aconteceu, que, eles estavam andando e se falando, e eis que um objeto como um grande carro de fogo (um óvni), os separou um do outro: e Elias subiu aos céus num redemoinho. Eliseu Chamou ao ver Elias subir, e gritou: “Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavalheiros”! E nunca mais viu a Elias, e, travando sua capa a rasgou em duas partes. Ao subir Elias deixou cair a sua capa. Com a posse da capa de Elias, Eliseu volto ao Jordão. Tomou a capa e Elias e tocou as águas do Jordão, e disse: “Onde estás, ó Senhor, Deus de Elias”. Então tocou as águas que se dividiram em duas partes dando passagem para a outra banda, e Eliseu passou.
      Os cinquenta profetas de Jericó, que os havia seguido até ali, ficaram pasmados ao ver que Eliseu passou a ter os mesmos poderes de Elias.
      Eliseu se tornou um profeta do Senhor, possuindo em si os poderes que antes pertenciam a Elias, dados por Deus. O discípulo que segue à risca, sem vacilar, o que seu discipulador lhe ensina, se tornará igual a “marido e mulher que convivem juntos à muitos anos; passam a ter mesmos hábitos e os mesmos gostos”. Eliseu se tornou uma fotocópia de Elias em tudo.
      Com isso a gente fica sabendo que o cristão que segue os ensinamentos que Deus coloca em seu coração, através de seu pastor, de seu discipulador, com pouco tempo passará a pensar, a agir e a pregar a Palavra com a mesma intrepidez que prega o seu orientador espiritual. Nossa vida é um constante aprendizado.
      Ainda, em outras oportunidades, hei de passar mais passagens do Livro dos Reis, sobre o profeta Eliseu. Que Deus te abençoe e te guarde. Que Ele volte a Sua face para a sua direção. Que Deus te encha do Teu santo Espírito, e, lhe abra a mente e o coração, como assim fez com Eliseu. Que tu sejas como Eliseu; um discípulo de Jesus. Amem?
..............................
   Essa mensagem, eu a transcrevi do pastor Claudio Duarte.

1 comentários:

Unknown disse...

Obrigado por este ensinamentos que recebi Façam mas vezes que Deus vos abencoe em nome de Jesus ámen

Postar um comentário