segunda-feira, 25 de junho de 2012


BARNABÉ

Leia em sua Bíblia: Atos 4: 36 – 37.

“Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor” (At 11:24 ).

Barnabé é daqueles homens de fé de que pouco ouvimos falar. Alguém cujo nome não está no título de nenhum livro bíblico, e cuja historia é narrada em alguns poucos versículos da Bíblia. Barnabé era um judeu pertencente à tribo de Levi, que fora destinada ao sacerdócio de Deus. Havia, porém, nascido na ilha de Chipre, um local de cultura grega. O nome de nascimento dele era José – por que então o chamaram Barnabé?
Esse “apelido” significa filho da consolação. Consolar, animar e exortar eram tarefas essenciais na vida dos apóstolos de Jesus. No entanto, para Barnabé, consolar era um dom que ele exercia com alegria e desprendimento. Era visto como um homem bom, em quem o Espírito de Deus habitava plenamente e que demonstrava fé no Senhor Jesus Cristo.
Na língua grega consolar significa literalmente “chamar de lado”. O consolador coloca-se ao lado de outra pessoa para auxiliá-la naquilo que pode edificar sua vida.
Consolar significa mais do que dizer palavras bonitas, floreios, versos decorados. Consolar é colocar-se ao lado de quem sofre. Não é ser simpático, isto é, dispor-se a sentir a mesma dor que o outro sente. Quem consola não precisa falar, precisa antes estar ao lado, disposto a abraçar, amar, servir, orar e, se a ocasião permitir, compartilhar algo da Palavra de Deus.
Em alguns momentos, a consolação terá o caráter de exortação. Colocar-se ao lado de quem está errado implica ajudá-lo a ver seus erros e reconduzi-lo ao caminho da verdade. O objetivo é sempre levantar quem está caído, ajudá-lo em sua angústia e firmá-lo para que prossiga a sua caminhada junto do Senhor Jesus. Muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor por meio da consolação que Barnabé ofereceu. Quando alguém estiver sofrendo ao seu lado, seja qual for o motivo, estenda a sua mão e ofereça o consolo do Senhor. O abraço com amor de Deus vale mais do que muitos discursos bonitos.
..................................
Reflexão de: Erleu Fernandes.
.................................
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

0 comentários:

Postar um comentário