domingo, 3 de junho de 2012


CONVERTIDOS E BATIZADOS
                       Judas  20-23

20 a) Edificai sobre o fundamento de sua fé.
20 b) Orai no Espírito Santo.
21 – Conservai no amor de Deus, aguardando a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
22 – Para uns exercei a misericórdia, repreendendo-os.
23 – Salvai-os arrebatando-os do fogo.
23 b – Dos demais tende compaixão, repassada com cuidado  (temor) recusando (usar) deles, até as túnicas manchadas de sangue (manchadas pela carne).

        
*** Irmãos e irmãs, o Senhor nos apresenta este texto do apóstolo Judas. Começa nos dizendo, que tudo o que  o crente fizer não seja feito de qualquer jeito, mas sobre o fundamento de nossa fé, sobre a luz dos ensinamentos de Jesus , como vemos na sua Palavra.

** O Evangelho é a Palavra viva que deve sustentar a nossa fé. Sem nunca nos esquecer que a oração é o sustento da caminhada de um crente que ora no Espírito e se deixa envolver pelo Pai na Pessoa do Filho, Jesus Cristo.

** Mas, orar, orar! A oração deve fazer parte de cada minuto de um crente. Pois é na oração que um crente encontra resposta, alento, força e fé nos caminhos errantes do mundo. ”Jô 14:6 “Eu sou o caminho...”.

**Pois somente o amor de Deus, enraizado nos corações dos batizados, fará com que alcancemos a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. A busca constante de santidade é que nos deixará aptos para contemplarmos a face do Senhor na glória.

**Sejamos misericordiosos com aqueles que estão no mais profundo estágio de pecado. Busquemos compreendê-los e salvá-los dos sofrimentos que poderão sofrer suas almas, caso não se convertam irão para o fogo do inferno.

**Mas saibamos desde já, que para salvar almas teremos que passar por situações difíceis. Um salva-vidas quando vai buscar uma pessoa que está se afogando nas águas profundas, muitas vezes ele é levado a imobilizá-la para poder livrá-la da morte. Muitas vezes teremos que usar de agressão, de violência, para salvarmos alguém das mãos de satanás. Aprendo com o que vemos em Mt 11:12 “Desde os dias de João Batista, até o tempo de agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força de apoderam dele”.

**O apóstolo Judas nos diz no V 22: “Haverá muitos que só teremos pena”. Podemos conviver próximos a estas pessoas, mas com certo cuidado, nunca se deixando levar pelas suas condutas. Evitando até a usar alguns utensílios, objetos, roupas que eles usam. Já que estas coisas que estão em suas mãos, que são tocadas por eles, se tocadas por nós, nos poderão contaminar.

CUIDADOS.

          Falemos agora dos cuidados que devemos ter na manutenção da salvação de nossa alma. Salvação que o Senhor, gratuitamente no deu. Desde o momento em que nos convertemos ao Senhorio do Senhor Jesus, passando pelo batismo e pela nossa profissão de fé, somos de fato salvos. No entanto, sabemos que temos um Deus cheio de justiça e misericórdia. Por isso, temos que viver envolvidos em grande temor e tremor frente a este Deus bom, amoroso e sumamente justo.

**2Co4:7 “Temos, porém este tesouro em vasos de barro, para a excelência do poder seja de Deus, e não de nós”.

**Pois a partir do momento em que nos enveredarmos pelos caminhos do pecado e voltarmos a servir os prazeres da carne e as outras tantas ofertas podres do mundo, estaremos jogando fora este tesouro tão rico que ganhamos na nossa conversão, no nosso batismo e na nossa profissão de fé; NOSSA SALVAÇÃO. Deus não mandará ninguém para o inferno As obras, as ações contrárias aos mandamentos de Deus, sem arrependimento e confissão, que poderão nos levar ao inferno.

**Mt 5:43-48 Aí Jesus no diz ( ler ) “Amar a quem ama a gente é muito fácil, mas amemos e oremos por aqueles que nos odeiam e que nos perseguem”!
*Se assim fizermos estaremos cumprindo o mandamento predito por Jesus:
*Mt 22:39 “Amarás ao teu próximo com a ti mesmo”.

Imagine, saldarmos pelas ruas e praças aqueles que amamos e chamamos “irmãos” dizendo: “A paz do Senhor” “Graça e paz”. Isso é fácil! Mas saudemos a todos, com a mesma saudação, independente de serem ou não nosso irmão na fé. Isso eu chamo AMAR A TODOS...

**Mt 12:37. Aqui o Senhor no diz que “seremos condenados pelas nossas palavras ou justificados por elas”.
*Tomemos, pois, cuidado irmão e irmãs, com o nosso falar.
Tg 3:2b “Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito”.

**No entanto quando sofremos, com a colheita do mal que praticamos, com as ressonâncias das nossas desobediências dos mandamentos; muitos voltam pra Deus e perguntam: “Senhor, porque, que eu estou sofrendo assim, sendo castigado dessa maneira”?
*Com certeza, que se tu puder ouvir a voz de Deus, ele vai te dizer do mesmo jeito que vemos em: 1Co 11:32b “Estais sendo castigados para não seres condenado ao inferno, com o mundo”. Do mesmo jeito que um pai não quer ver um filho seu atrás de uma grade de prisão, Deus não nos quer ver condenados ao inferno. Porque esta opção, de sermos condenados a inferno, será nossa. Já que Deus nos deixa livres para escolhermos entre obedecer a Ele ou obedecermos ao mundo e suas ofertas baratas.

**Deus não nos quer desviados da fé que professamos um dia. Podemos até sofrer com as lutas constantes com o velho homem, a velha criatura, que ainda está dentro de nós. Mas permaneçamos firmes: nas renúncias, nas abstinências e nas refreadas dos tantos impulsos que nos querem levar ao pecado. Depois de nos privarmos de tudo isso haveremos de ter a nossa recompensa no Senhor.

**Em que poderemos comparar a nossa salvação, irmãos? Com a nova vida de um escravo que foi tirado da senzala e colocado dentro da casa de seu dono. Ele deixa de ser escravo pra ser mais um da família, recebe uma certidão de nascimento de um filho do seu senhor, passa a ter os mesmos direitos dos filhos do seu senhor.
Imaginemos como agirá este escravo. Como será a conduta desse novo filho?  Ele, com certeza, só fará o que for do agrado do seu ex-senhor e agora pai. Porque? Para não voltar novamente à senzala, condição de antes, que ele achava um inferno viver lá.
FOI ISSO QUE JESUS FEZ CONOSCO, IRMÃOS!!!
Nos tirou das misérias oferecidas pelo mundo e nos colocou na condição de FILHOS DE DEUS. Se voltarmos pra lá é opção única e exclusiva nossa, pois somos livres pra escolhermos entre o bem e o mal.

*Irmãos o apóstolo Pedro tem uma palavra mais dura ainda para aqueles salvos que voltam ao pecado.
*2Pe 3:8 Quem volta ao pecado “é semelhante ao cão que volta a comer do próprio vômito, e a porca lavada que volta ao espojadouro de lama”.

*1Tm 6:20 “ Guarda o depósito que te foi confiado”. S A L V A Ç Ã O! ! ! ! !

**Tomemos cuidado com tudo o que seja desagradável aos olhos de Deus, como vemos em Cl 3:8 “Mas agora, (salvos no Senhor) despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, e das palavras torpes que saem de vossas bocas”.

LIBERDADE.

***Somos de Deus. Nascemos de novo no nosso batismo e existimos para o louvor de Deus. Comparemos o mundo uma grande casa cheia de cômodos, móveis, objetos e pessoas. Fomos mandados vir pra cá pra passarmos um tempo por aqui e um dia voltarmos pra casa do pai novamente. Somos livres enquanto aqui estivermos. Podemos fazer tudo o que quisermos. As câmeras dos olhos de Deus nos filmam 24 horas por dia como a um Big Broder. O prêmio para o vencedor não é dois milhões de reais, mas a SALVAÇÃO DE NOSSAS ALMAS. Há! Não é um só vencedor, mas todos o que cumprirem direitinho todas as dez regras (Mandamentos) que o Pai do céu escreveu.

** Muitos conquistarão esse prêmio. Mas só com as forças dadas pelo Espírito Santo conseguiremos discernir o que é vontade do Pai. Existem por aqui frutos bons e frutos maus. Os frutos bons são frutos do Espírito e os frutos maus são os frutos que o mundo oferece.
*Gl 5:22 -  Frutos do Espírito. (São: Amor, Alegria, Paz, longanimidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio próprio.
*Gl 5:19-21 – Frutos da Carne. ( São: Prostituição, Impureza, Lascívia, Idolatria, Feitiçarias, Inimizades,  Porfias, Ciúmes, Iras, Discórdias, Dissensões, Invejas, Bebedices, Glutonarias e coisas semelhantes.

**Não podemos nos esquecer que o Pai nos resgatou de um profundo abismo em que estávamos, onde sofríamos sem alegrias, sem forças e sem paz, e nos deu vida feliz. Nem podemos chamar de vida as condições em que vivíamos longe de Deus. Não tem como avaliarmos esta nova vida que Deus nos concedeu em Jesus. Na verdade fomos comprados por Jesus, por grande preço.
*1Co 6:20 “Fostes comprados por bom preço, glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, (alma) os quais pertencem a Deus”.

**Não há como avaliarmos o preço do Sangue de Jesus derramado na cruz por cada um de nós. Cuidemos, pois, para que nada nos tire da graça. Valorizemos a nossa salvação, com muitas orações, busca da palavra e participação no santuário junto dos irmãos.
*Co 7:23b “Não vos torneis escravos de homens”.

**CAPACITAR... ANUNCIAR... RENUNCIAR...

OREMOS...
...............................................
Reflexão dominical de: Erleu Fernandes
..............................................
Esta mensagem foi inspirada por deus à mim em Guaratuba - Pr.
.............................................
Já fêz sua oração hoje? Então faça agora.

0 comentários:

Postar um comentário