domingo, 29 de julho de 2012


VOLTE AMANHÔ
Leitura Bíblica: Tiago 2.14-17

“Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje” (Pv 3.28).

Em certa ocasião observei um pequeno aviso em uma mercearia que dizia o seguinte: "Fiado só amanhã". Aviso simples, bem-humorado, até educado, inteligente e revelador. Naquele estabelecimento não se vendia a crédito, pois sempre que o cliente lá voltasse encontraria a mesma mensagem: "Fiado só amanhã" - o dia que nunca chega.

Certamente o proprietário tinha bons motivos para colocar aquele aviso. É mais do que provável que ele, como pequeno comerciante, já tivesse enfrentado a dura situação de vender fiado esperando receber no dia ajustado e tenha perdido a mercadoria e o cliente. Isso é muito comum no comércio de bairro, onde todos se conhecem e, por causa dos maus pagadores que agem de má-fé, outros, necessitados de fato, também perdem o crédito.

Até entendo o motivo que levou aquele comerciante a suspender o crédito. Diante de um mundo cheio de enganadores é sempre bom estar atento para não ser mais uma vítima. Mas quero alertar para o perigo de fecharmos o nosso coração indiscriminadamente e tratarmos a todos como prováveis enganadores, e de utilizarmos o famoso
"volte amanhã", semelhante ao conteúdo daquele aviso na mercearia, para nos esquivarmos da obrigação cristã de ajudar o verdadeiro necessitado.

Este problema é atual, mas não é novo - a Bíblia nos alerta há milênios sobre esta questão (veja o versículo em destaque). Muitas vezes, o necessitado não pode esperar até o outro dia. Lembre-se, por exemplo, que uma criança com fome hoje precisa de alimento hoje, não amanhã ou na semana que vem. Aquele que está tremendo de frio no inverno precisa de nossa ajuda naquela estação e não quando o verão chegar. Percebendo a real necessidade de seu próximo, e estando ao seu alcance ajudá-lo, nunca diga
"volte amanhã"- ajude hoje!
.........................................................
Reflexão do Blog: jerusalemeaqui.blogspot.com.
.............................................................
Está com problemas? Fale comigo.
.............................................................
“Para o necessitado de hoje a ajuda amanhã pode chegar muito tarde”!
---------------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário