sábado, 6 de fevereiro de 2016

PERSEVERANÇA DE PAULO E A VIDA DE ORAÇÃO.

A PERSEVERANÇA DE PAULO E A VIDA DE ORAÇÃO.

     Atos 16:16-23.
     "E aconteceu, que Paulo e Silas, na macedônia, iam à oração. Sai-lhes ao encontro uma jovem que possuía em si, um espírito de adivinhação, a qual, dizendo: “Estes homens, que nos anunciam o caminho da Salvação, são servos do Deus Altíssimo”. E por muitos dias, essa jovem, caminhava atrás de Paulo e Silas, junto com os demais, repetindo a as mesmas palavras. Paulo, perturbado, (sabendo que ela falava pela voz do diabo), disse ao espírito (diabólico) que estava nela: “Em nome de Jesus Cristo, eu te mando que saia dela. E na mesma hora o espírito (diabólico) dela saiu. E, vendo seus senhores, aqueles que se beneficiavam com as adivinhações (que o diabo falava nela), os que tinham seus lucros, agora perdidos, prenderam a Paulo e a Silas, e os levaram à praça, na presença dos magistrados. Apresentando-os ao magistrado, eles disseram: “Estes homens sendo judeus, perturbaram a nossa cidade. Eles nos apresentam costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos”. E a multidão se levantou em brados contra Paulo e Silas; e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram acoitá-los com varas. E, deram ordens ao carcereiro que os guardasse com segurança".

     Amigos e irmãos, vejamos quem foi Paulo e como ele foi transformado. Paulo, era um homem muito inteligente, formado em altas escolas com ensinamentos de professores renomados; dentre deles o grande Gamaliel. Pois bem: Como os romanos odiavam os cristãos, Paulo sendo o comandante de uma tropa de soldados romana, foi designado a perseguir e matar todos os seguidores de Jesus Cristo. Podemos lembrar que o primeiro a ser morto, foi o Diácono Estêvão, que no momento em que era apedrejado até a morte, suas vestes ficaram no chão na frente de Saulo (que mais tarde passou a ser chamado de Paulo. (Atos 6:8-16).
     Saulo, perseguia e matava quem se declarasse cristão. Um dia, ele e sua tropa seguiam para Damasco à fim de trucidar muitos dos que se diziam cristãos ali. Mas, no caminho, eles,  em seus cavalos, eis que Saulo teve uma visão de uma grande luz. Nesta visão ele caiu do cavalo, e, uma voz lhe dizia” (Atos 9:3-6) “Saulo, Saulo, porque me persegue”. E Saulo, cego totalmente, por causa da visão da grade luz, perguntou: “Quem és tu”. E Ele disse: “Eu sou Jesus a quem você me persegue”.
      Vejam meus irmãos, Jesus (na visão de Saulo) o manda ir até Damasco a uma rua chamada Direita à casa de um discípulo chamado Judas. (Atos 9:6).
     Ananias, em oração, recebe uma revelação do Senhor, que o Chama pelo nome e ele responde: “Eis-me aqui Senhor”. Levanta-te e vai à Rua chamada Direita, e pergunte em casa de Judas por um homem chamado Saulo, pois ele está orando. (At 9:11)
     Imagine você, qual devia a ser a oração de Saulo? Possivelmente reconhecia que Jesus o deixara cego para lhe provar seu poder. Ele devia estar orando, pedindo perdão, já.
     Saulo, não conhecia Ananias, mas já teve uma revelação que de um homem que se chegava a ele na casa de Judas, e se chamava Ananias e que colocava as mãos sobre sua cabeça para que ele voltasse a ver. (At 9:12).
      Ananias, como todo ser humano, mesmo sendo discípulo de Jesus, temeu e disse: “Mas, Senhor, esse homem é um sanguinário assassino, que está pronto a matar quem se revela cristão”! Mas, o Senhor lhe diz (na sua visão) “Vai. Porque este homem é para mim um instrumento escolhido, para levar o meu nome a todos os gentios, aos reis e aos filhos de Israel.
      E, na casa de Judas, logo que Ananias lhes impôs as mãos sobre a cabeça de Saulo, caíram-lhe como que escamas dos olhos e ele voltou a ver. (At 9:13-18).
     Voltemos ao texto inicial. Saulo, depois daquela visão se converteu a Jesus vivo e ressuscitado e passou a ser mais um do seus apóstolo. Tanto, que Jesus lhe diz: “Não mais se chamarás Saulo, mas Paulo”. (Atos 13:9). Voltemos ao texto.
      Daí, Paulo e Silas são presos, depois de açoitados (chicoteados) e postos nos fundos escuros de uma prisão, com os pés presos sobre cepos de madeira. Já à noite alta, por volta de meia noite, Paulo e Silas mesmo sofrendo com suas costas lanhadas pelas chicotadas, puseram-se a cantar louvores a Deus. (Atos 16:25).
     Aconteceu naquele momento algo terrível. Um forte estrondo, como que fosse um grande terremoto, que as paredes e alicerces do prédio se fenderam (abriram), e logo, as portas todas se abriram, os cepos foram abertos e os presos todos, além de Paulo e de Silas, ficaram livres dentro da prisão. (Atos 16:26).
      O carcereiro vendo que todos estavam soltos, tirou a espada e  se preparou para suicidar-se. Mas, Paulo gritou: “Não faça tal coisa, pois todos estamos aqui”. E ele, pálido, pegando uma luz entrou e se prostrou diante de Paulo e Silas. (At 16:27-29).
     Daí, o carcereiro tirando-os para fora, disse: “Senhores, o quê que eu faço para me salvar”? E Paulo lhe disse: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. E Paulo, lhe pregando a Palavra; ele e todos os de sua casa se converteram e foram batizados, naquela mesma noite. (At 16:30-32).
      Vejamos irmãos, a única coisa que temos que fazer (eu já fiz) é aceitar Jesus como nosso único Senhor Salvador. Assim como “quem bater a porta se abrirá” (Mt 7:7). Assim se dará com Jesus em nossas vidas. Jesus bate à nossa porta, (no nosso coração) se a gente abrir, Ele, (Jesus) entrará (em nosso coração) e fará morada, em quem lhe abriu a porta (e o aceitou como Salvador). (Apocalipse 3:20).
Os milagres acontecem com quem crê na oração, e confia nas promessas do Senhor. O quê que temos de fazer? É sermos perseverantes na oração, como vemos em Paulo e Silas, em Pedro, em Estêvão, nos demais apóstolos e nos profetas. Orar. Mas orar com fé, crendo que Deus está ouvindo a nossa oração. Aí, você me dirá como muitos já disseram: “Como que terei certeza que Deus irá me ouvir, se são mais de 7 bilhões de pessoas no Planeta Terra? Como que Ele pode ouvir a todos os que falam com ele em todas as línguas no mesmo momento?
      E, eu lhes digo: Deus tem três atribuições que só a ele pertencem. Deus é: ONIPOTENTE (porque tem poder para realizar tudo, mesmo aquilo que achamos impossível). Deus é ONICIENTE (Sabe tudo o que falamos com Ele, até mesmo antes da gente LHE falar). Deus é ONIPRESENTE (isto é, Ele está presente em todo e qualquer lugar ou país e conhece todas as língua, Ele sabe tudo). A ninguém mais, Deus atribuiu este dom da onipresença; nem aos vivos e tão pouco aos mortos, e aqueles tidos como santos ou santas. Logo, pecamos e somos iludidos por doutrinas a pedir intercessão de “santos” ou de “santas”. Eles, (ou elas) se estão no céu, não podem nos ouvir (isso é atribuído somente a Deus (O Pai, o Filho e o Espírito Santo). Nem tão pouco, eles poderão estar em vários lugares ao mesmo tempo (Onipresença é atribuição de Deus).                Não recordemos o que disse Maria mãe de Jesus na bodas de Caná, em João 2:5? “Fazei tudo o que Ele vos disser”. (menor evangelho da Bíblia. Evangelho de Maria. Com as 7 palavras de Maria de Nazaré).
      Querem confiar em Maria, mãe de Jesus? Façam o que ela lhes continua pedindo, ainda hoje, nas suas 7 palavras de João 2:5) Leiam os evangelhos, e façam o que Jesus lhes disser. (Recado de Maria mãe de Jesus em seu evangelho de 7 palavras).
      Ou esquecemos, do que nos disse Jesus em João 14:13 “Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho”. Daí, não podemos pedir em oração coisas algumas que não sejam a Deus Pai em nome de Jesus Cristo (nunca pedir a nenhum santo ou santa). Na Bíblia não há nenhuma passagem que diz que um morto (alma) que está (ou não) no céu, possa nos ouvir e fazer-nos alguma coisa. Isso, só Deus em nome de Jesus Cristo. (ou então, isso é coisa de espíritas). Perseverem na oração e no louvor a Deus. E Deus nos atenderá com certeza. Não no nosso tempo, mas no tempo dEle. No tempo de Deus.
     Quero aqui, ainda vos alertar que a salvação que Deus nos deu em Jesus Cristo, não foi por nossos méritos ou obras realizadas, mas, exclusivamente por sua soberana vontade. Cabe à nós conserva-la bem guardada em nós, pois mesmo que alguns irmãos não concordem, nós podemos perde-la. Não é isso que vemos em 2 Coríntios 4:7? “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.
     Nossa salvação é como que uma grande propriedade que tenhamos ganho, e precisamos percorrer um vasto caminho para dela tomarmos posse. Esse tempo, podemos medir desde à nossa conversão à Jesus. “Quem perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13). Vemos aí uma última afirmativa do versículo “até o fim”. Esse até o fim se subentende desde a conversão a Jesus + o batismo e o último dia de vida corporal. Daí, não podemos deixar que as ilusões da vida, como festas pagãs, carnaval, diversões, bebedeiras e outros tipos de aceitações mundanas, venham nos desviar deste trilhar em busca da conquista definitiva de nossa salvação.
      Deus nos deixa livres para buscarmos o que bem querermos. Nada nos é proibido, “tudo nos é permitido, mas, nem tudo me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. (1 Coríntios 6:12).
      Vejamos a importância de sermos batizados com idade da razão (já adultos). Pois ninguém pode responder por nós em caso de salvação. Você, eu, nós, é que tenhamos que professar a nossa fé, dizendo: “Eu creio, eu aceito Jesus, eu quero ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para me tornar mais um na família de Deus”.
     Vejamos o que a Palavra nos fala sobre o batismo: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. Palavras duras de Jesus. Como que um pai pode crer pelo filho ainda sem o uso da razão? Jesus é bem claro: “quem crer”. E você crê, amigo? E você crê irmão?
      Já lhe falaram da leitura constante da Palavra de Deus (A Bíblia)? Pois é, e eu lhe reafirmo; a Palavra buscada diariamente é como o alimento que buscamos em cada dia para alimentar o nosso corpo físico. Assim como o alimento nos fortifica, dá sustância para o nosso corpo, a Palavra é um alimento que fortifica e dá sustância a nossa alma.
     Vejamos o que nos diz a Bíblia com relação à Palavra diária: Podemos ir, lá, em Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”.
     Por quê lâmpada: porque ela (a Palavra) ilumina (alumia) à frente dos olhos do nosso entendimento o que nos correto e o que não é, o que devemos fazer ou não fazer, o que devemos falar ou não...
     Por quê “luz para o meu caminho”? Porque ela nos mostra onde podemos andar (ir), o que devemos ou não falar e a quem devemos escolher para sermos amigo...
     É com lágrimas que vos digo; não deixem que a vossa salvação se perca, ou fique manchada, com os malefício do mundo. Orem a Deus em nome de Jesus. Peça a Deus, o que for, em nome de Jesus, confesse a Deus, diretamente, vossos pecados, em nome de Jesus e agradece a Ele pelo perdão concedido, em nome de Jesus, com certeza.
     Amigos, eu vos deixo as minhas orações e a minha amizade.
     Confiemos em Deus e no mais Ele tudo nos fará.
.................................................................
Blog Jerusalém É Aqui
Pregação: Erleu Fernandes. (7/2/2016)

0 comentários:

Postar um comentário