domingo, 13 de maio de 2018

ACREDITAR EM MILAGRES?

ACREDITAR EM MILAGRES?

Fonte Bíblica: Marcos 8:22-26.

      Oração: Senhor, olhai para este vosso servo que quer falar aqui de algo peculiar de Vos, que são os Milagres. Já que, milagres é somente o Senhor que faz a todo instante com os tantos moradores da Terra. Eu vos oro em nome de Jesus. Amem.
      Irmão, busquemos nas Sagradas Escrituras, mas precisamente em Marcos 8:22-26. Veremos ali, um homem que nunca enxergara. Isto é, desde que nascera, é claro. Seus pais pedem a Jesus que toque em seus olhos para que ele venha a enxergar, pedem a Jesus que realize nele um milagre. Aí, nós vemos que Jesus não queria sensacionalismo. Pega o rapaz pela mão e o leva para fora da Aldeia de Betzaida, e, somente ali, junto de seus pais e seus discípulos, Ele começa o processo de realização da cura do cego. Com a Sua saliva, dá uma cuspida nos olhos do rapaz, que começa logo a enxergar. Jesus impõe as mãos nos ombros do rapaz e pergunta: “O que você está vendo?” Jesus queria que ele falace o que via naquele momento. E o rapaz responde: “Vejo os homens como árvores que andam.” Vejam bem irmãos, talvez, os pais deste cego falaram para o cego que os homens eram como árvores que andam. Jesus manda que ele acompanhe seus pais e volte para sua casa.
      Irmão, o que devemos observar neste relato do livro de Marcos, que este cego, que Jesus realizou um milagre nele, lhe dando a visão, não tem nome. Por que isso? É, para que saibamos que, este cego, é cada um que Jesus abre a visão da Palavra que salva, para uma nova vida com Ele. Jesus abriu-nos os olhos desde o momento que o aceitamos como nosso Senhor e Salvador. O ver do cego os homens como árvores que andam é o fato de que, mesmo que nos convertamos para a nova vida com Cristo, mas, ainda precisamos de um  treinamento com irmãos já convertidos e bem instruídos na fé e no conhecimento da Palavra. Somos adestrados com formadores que nos mostrarão como doravante podemos conhecer a vontade de Deus para que o sirvamos.
      Na igreja Católica esta primeira formação é chamada de Catecumenato. Outras igrejas chamam de apostolado ou discipulado. Isto é necessário, para que o novo convertido tome consciência que deverá passar pelo batismo nas águas, e chegar à condição de um novo membro da igreja que ele(a) está congregado.
      Voltemos, porém, no assunto que dá titulo a esta explanação. Os Milagres. Milagres são acontecimentos realizados por Deus na vida dos crentes, até dos que não são crentes. Estes fatos milagrosos fogem do entendimento e do conhecimento humanos que acham impossíveis de acontecer mas, que, somente Deus tem poder de realizá-los. Há “milagres” ou “curas”, que acontecem dentro de uma igreja que nos deixam dúvidas se são “verdadeiros” ou não. Vemos, sabemos, ou vemos pela televisão muitos “milagres e curas” feitos em um mesmo dia em algumas igrejas, que nos leva a usar uma expressão de alguns católicos que dizem: “Quando a esmola é muito grande até o santo desconfia”.
      O que vemos, pela TV? Há pastores que fazem como que Deus fosse um empregado deles, pois ordenam a Deus que realize este ou aquele milagre. Agora, eu lhe pergunto: Alguém pode exigir que Deus faça isso ou aquilo? Entendamos bem isso: o que opera os milagres é a nossa fé em Deus. Deus é Onipotente por Si mesmo e não porque alguém lhe ordenou que o fizesse.
      Pois bem: Existem três pequenos equívocos muito comum no meio religioso quando, o assunto é milagre. Veremos três erros que enfraquecem a fé.
1º. Quando orarem para buscar uma cura, um milagre de Deus, que não seja uma só pessoa, mas duas ou mais pessoas intercedendo junto a Deus. Recordo-me até de um ensinamento que participei uma vez, que, se uma só pessoa estiver orando e esta mesma pessoa estiver em estado de pecado, pode ser que a cura não venha; mas, tendo mais pessoas orando, Deus vai agir por intermédio daquela que esta em estado de graça. Logo, cremos, que somos canais por onde flui a graça de Deus até aquele pelo qual oramos. De uma torneira entupida não pode sair água.
2º. Para alguém ser curado é preciso que ele, ou ela, tenha fé, que creia no poder de Deus. O que vemos na TV são pastores que dizem: “Venham, mesmo que você não tenha fé eu te empresto a minha fé.” Isso está errado! O que Jesus disse para aquela mulher no evangelho, que a doze anos sofria com um fluxo de sangue (hemorragia constante), que lhe tocou as vestes no meio daquela multidão que o comprimia? “Quem me tocou?” “Vá, a tua fé lhe salvou”. Para buscar um milagre de Jesus é preciso que haja fé!
3º. Acreditemos nisso: Se a salvação é para todos (que aceitarem a Jesus como teu Salvador), logo, a cura é para todos (que tiverem fé).
      Irmãos, todo milagre é uma ação de Deus. É Deus quem opera a cura e não um ser humano. É como eu já lhes disse: o ser humano tem que ser um canal desobstruído, que, ao impor as mãos sobre alguém que precisa de um milagre; ele, é como em uma tubulação, onde, Deus possa passar sobre ele e realizar o milagre. Não foi ele que realizou, mas Deus através dele. Daí ninguém pode determinar que Deus faça algo, quando o assunto é milagre. Devemos sim, crer que Deus está no controle de todas as coisas e de toda a nossa vida.
      Deus, irmãos, esta acima de tudo e de todos e Ele sabe como deve proceder em cada caso que a ele buscamos solução.
1º. Vejamos, o que a Bíblia nos diz, pela voz de Paulo em Colossenses 1:17 “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele.”
2º. Deus criou todas as coisas, como vemos em Colossenses 1:16 “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na Terra, tantos as visíveis como as invisíveis [...] tudo foi criado por ele.”
3º. “Deus sustenta todas as coisas, pela palavra de Seu poder.” Hebreus 1;3c
4º. Deus sabe todas as coisas e faz o que está na sua vontade, como vemos em Isaias 46:10b “O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.” Por isso, que Jesus nos ensina no Evangelho, quando nos dá a oração do Pai Nosso: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”
5º. Deus pode todas as coisas, nada é impossível para Ele. Por isso que afirmamos que, Deus é Onipotente. Mateus 19:26 “Disse Jesus: Aos homens é isso impossível, mas para Deus tudo é possível.”
      Ainda falando da Onipotência de Deus, podemos esclarecer que: antes de precisarmos de qualquer coisa, Deus já sabe disso. Antes de clamarmos, Ele está presente. Deus não se esquece de nenhum de nós. Não é isso que vemos em Isaias 65:24? “Antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O quê que a gente lê no Salmo 139:2? “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar: de longe entendes o meu pensamento.”
      Irmãos, o milagre acontece e aconteceu sempre. Só na gente acordar em cada manhã, ainda donos de nossas vidas, já é um milagre. Pessoas querem milagrões e esquecem ou não percebem que milagrinhos acontecem sempre e a cada dia, em todos os momentos em que vivemos. Deus faz os milagres nas pessoas? Faz! Nem sempre depois do milagre as pessoas se portam ou realizam as coisas do jeito de Deus. Por exemplo: De que vale um cego enxergar se depois disso vier a perde a vida eterna? Não ter salvação! De que vale um aleijado passar a andar naturalmente se perder a oportunidade da vida eterna; sem ter a salvação de sua alma? De que vale um neném recém-nascido, ser resgatado dentro de um saco de lixo, crescer, viver e perder a vida eterna, sem se converter a Jesus como seu Salvador? Esta vida que vivemos neste nosso corpo humano não é tudo. A Palavra de Deus garante a eternidade a quem receber Jesus como seu único Senhor e Salvador.
      Jesus promete a vida eterna se crermos nisso. Assim, se você não receber o milagre que tanto quer e espera, confie em Deus e tenha certeza de que Ele garante a você o maior de todos os milagres: a Vida Eterna. Não há algo melhor que a Vida Eterna junto de Deus e de Seus anjos!
      Não esqueçamos nunca desta afirmativa de Jesus, em Mateus 19:26 (Vamos só repeti-la): “Isso é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.”
      Os milagres, irmãos, são reais, são testemunhados por crentes e descrentes em todos os tempos, inclusive em nossos dias. Até a Bíblia é reconhecida por seus milagres. O escritor Marcos De Benedicto afirma em seu livro: O Fascínio dos Milagres (página 28), em 4 frases:
1º. Se Deus é inteligente, há possibilidade de Ele agir.
2º. Se Deus é poderoso, existe meios de Ele agir.
3º. Se Deus é amor, existe probabilidade de Ele agir.
4º. Deus, é 1, 2 e 3. Logo, a ação/intervenção divina é possível, factível e até provável. Sabemos irmãos, que milagres são bíblicos, possíveis, prováveis e reais.
      Como podemos, amados, descrever o caráter de Jesus? Ele, Jesus, não fez bem para alguns e mal para outros. Se você quer ver os frutos do Espírito Santo na vida de uma pessoa; então, observe o seu caráter. Veja os resultados éticos e moral da presença e da atuação do Espírito Santo nela; no seu modo de pensar, de falar e de agir no seu dia a dia, dentro e fora da igreja na qual ela congrega. Pois, somente uma pessoa convertida pode apresentar em si os frutos do Espírito Santo. Podemos até, irmos lá em nossa Bíblia e refletirmos em Mateus 7:22,23: “Muitos, naquele dia, (na vinda de Jesus), haverão de dizer: Senhor, Senhor! Por ventura nós temos profetizado e fizemos muitos milagres? Em Teu nome expulsamos demônios! Então, eu lhes direi explicitamente, nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade (as coisas erradas, iludindo as pessoas, enriquecendo-se às custas delas).
      O que vos digo, amados irmãos, é que, não devemos nos impressionar com os milagres e curas. O que conta mesmo, é o caráter transformador, com os frutos do Espírito.
      Vou encerrar essa meditação escrita, advertindo a cada um com essa palavra. Cuidado! É nosso dever investigar, mediante a Bíblia, se as coisas que vemos são de fato obras de Deus ou, se os milagres que a mídia nos mostra são milagres pré-fabricados por oportunistas. O Deus da Verdade e o Deus dos milagres, quer que confiemos nEle. Não precisamos de mediadores (“santos” das imagens) para alcançar o favor divino. Nosso único intercessor é Jesus Cristo. Amem?
................................................................
NB: Estas palavras aqui transcritas teve a colaboração do livro: “A VERDADE QUE LIBERTA”, do autor Ivan Saraiva.
...........................................................
E, a vocês, nobres mulheres, que se tornaram mães, que geraram seus filhos e filhas, hoje, 13 de maio de 2018, é comemorado como "O DIA DAS MÃES". Parabéns pelo vossa maternidade. Sejam felizes, mesmo que pobres, pois hoje é o vosso dia. 

0 comentários:

Postar um comentário