domingo, 20 de maio de 2018

UMA IGREJA DIVORCIADA - 1ª PARTE

UMA IGREJA DIVORCIADA – 1ª PARTE.
Pastor: Josué Brandão.
Fonte inicial: Apocalipse 2

      Carta que Jesus envia pela visão de João à igreja de Éfeso. Esta é uma das sete cartas de exortação que o Senhor envia às principais igrejas da  Ásia Menor. E a partir delas Ele se comunica com todas as igrejas a Sua história.
      Éfeso era uma das principais cidades da Ásia Menor, que, atualmente fica no território da Turquia, ela, ficava entre Mileto e Ibiza, e era uma cidade portuária apenas a cinco quilômetros do mar. A cidade de Éfeso disputava com as outras cidades, como Alexandria e Antioquia por título de cidade primeira da região do Mediterrâneo. Era uma cidade importante tanto na sua grandeza como pela sua porção artística, intelectual bem como religiosa. Em Éfesos ficava, o templo de Diana, deusa dos efésios; deusa da volúpia, que era adorada por povos de regiões distantes de Éfeso, que viajavam por centenas de quilômetros para adorar a Diana dos efésios e celebrarem a sua divindade.
      Quando Paulo chega em Éfeso, em Atos 19, a pregação de Paulo causou uma agitação extraordinária. Porquanto a Bíblia diz que até aqueles que praticavam artes mágicas, os magos e feiticeiros se converteram ao cristianismo pela pregação de Paulo. De tal modo irmãos, podemos ver no versículo 18 e 19 que eles trazem para a praça principal de Éfeso imagens de escultura, livros de artes mágicas e queimam, destruindo os seus símbolos de paganismo, de ocultismo, de proselitismo e declarando sua fé no Senhor Jesus Cristo.
      A partir daí, nasce uma Igreja da qual Jesus nesta carta, referiu-se se declarando de que ela é uma Igreja laboriosa. Uma Igreja fiel. A primeira Igreja perseverantes  que guardava a sã doutrina. Basta ler os versículos 2 e 3 “Conheço as tuas obras, o teu trabalho, a tua perseverança, não suportas os homens maus, põe-se à prova aqueles que se declaram apóstolos e não são”.
      Vocês percebem? Uma igreja que não estava recebendo formação apostólica e pastoral, de qualquer maneira estava pondo à prova os ensinamentos que ela recebia, de fato procedia dos principais fundamentos da fé cristã. E o Senhor diz: “Ès perseverante e por causa do meu nome sofrestes, mas não desfalecestes. Trata-se de uma Igreja a padecer pelo nome do Senhor, Trata-se de uma Igreja a não negar o nome do Senhor. Mas Cristo tem uma queixa conta a Igreja de Éfeso “Tenho porém conta ti que abandonastes o teu primeiro amor”. Em algumas traduções é: deixastes. E, a expressão grega para essa expressão de não ser ou deixar, é repudiar ou divorciar. O senhor está dizendo assim: “Tenho porém contra ti que repudiastes o teu primeiro amor. Uma igreja que a essa altura, estava se afastando dos pilares da fé. Se divorciando, é o termo dos primeiros ensinos fundamental da fé apostólica. Negociando os seus posicionamentos em troca de posições. Vou repetir, a igreja corre o risco de, em nome da posição, abrir mão de um de seus posicionamentos. Em nome de vantagens, do reconhecimento, da presença na política, na economia, na indústria, na sociedade, negociar valores que são inegociáveis.
      É essa a queixa de Jesus contra a igreja de Éfeso. Vocês se apartaram das primeiras obras. Abandonaram os princípios e a fé. Com essa colocação Jesus, então, começa a orientar aquela igreja, que ela deveria arrepender-se, verso 5, voltar as primeiras obras. E o Senhor diz: “Que do contrário eu removerei do meio de ti a minha lamparina, o meu castiçal, a minha presença. Não há tragédia semelhante para uma igreja, semelhante a perda da presença de Deus em si. Uma igreja sem a presença de Deus, pode ter boa música, ter boa pregação, ter boas acomodações, ter bom som, mas não há transformação real, não há mudança real, não há arrependimento real, não há santificação real, não há vida cristã real, tudo nela é fantasia.
      Somos ou estamos incorrendo no perigo, de tornarmos  assim enquanto igreja. E, eu gostaria de partilhar com vocês, nesta pregação, sobre algumas alianças que nós quebramos com Deus e com os princípios fundamentais  da fé. A igreja brasileira que recebeu de Deus a graça de ser a maior igreja pentecostal do mundo, que recebeu de Deus a graça de ter na sua lista, ou entre a lista dos maiores ou melhores pregadores do mundo, alguns nomes. A igreja brasileira que teve a oportunidade de ter os maiores templos do mundo, nas duas últimas eleições nos tivemos candidatos evangélicos a presidência, dois ou três. Temos na comarca federal cerca de cem deputados evangélicos, sem contar no legislativo, câmaras municipais, estamos nos principais postos e posições do país. Mas, estamos nos divorciando de Deus, enquanto igreja.
      Ano passado, quando estive em Nova Jersey, nos Estados Unidos, o pastor norte americano que é presidente do concílio naquele estado, da convenção norte americana naquele estado; me disse assim o pastor Josué, nos Estados Unidos, o evangelho se popularizou e depois se banalizou. E ele disse assim: “Vocês do Brasil estão caminhando na mesma direção.
      Estamos confundindo o nosso espaço na mídia televisiva, rádio; estamos confundindo as posições, como acabei de dizer, com a aprovação de Deus, a nós. E posição social nunca foi sinal de aprovação de Deus para a nossa e o nosso estilo. Pelo contrário, a Igreja verdadeira e genuína já foi primada de posições sociais para manter a sua comunhão com o Noivo. “Tenho, porém contra ti que repudiastes o teu primeiro amor”. Vamos observar rapidinho algumas dessas mudanças que nós estamos promovendo e que nós chamamos de modernidades teológicas. Nós estamos nos divorciando do poder de Deus.    
     A Igreja atual repudia o poder de Deus. O irmão vai observar em Êxodo 29; quando Moisés desce do Monte Sinai, a presença de glória de Deus no rosto dele é tão real, que a Bíblia diz que Moisés tinha que colocar um (véu) lenço   no teu rosto, porque o povo não conseguia contemplar a glória de Deus em sua face. Você lembra disso, ou já leu em tua Bíblia? Depois, Paulo veio nos informar em sua 2ª Carta aos Coríntios Capítulo 3, que chegou um dado momento que Moisés continuou a usar o mesmo lenço (Véu) não mais por causa da glória de Deus, porque agora a glória tinha ido embora, se esvaiu.  Então Paulo diz, que o coração do Hebreus ficou entenebrecido, ficou sem glória, endurecido, porque Museu usou de um artifício para esconder a perda da glória e Deus. O que está acontecendo com a Igreja deste pais é isto: Esta Igreja nasceu no poder, ela cresceu no poder. O movimento pentecostal no Brasil incendiou todo o nosso território. Mas o poder se Deus ficou pouco para nós. E nós começamos a inventar artifícios para substituir o poder de Deus. Somos uma Igreja de uma geração de pregadores que apelam para cursos de teatro para manipular esta Igreja. Somos a geração de uma Igreja de pastores que fazem curso de neurolinguística não para uso técnico e sensato e coerentes, mas para manipular, mudar as mentes das pessoas. Somos uma Igreja que não quer mais o poder genuíno de Deus e fica inventando uma série de barbaridade para tornar o evangelho mais rápido, mais simples, mais extraordinário e sem essência qualquer.  Em Lucas 24:49 Jesus diz: “Ficai em Jerusalém até que do alto sejam revestidos de poder”. Em Atos capítulo 1 Jesus olha para os discípulos e diz assim: “Não vos ausenteis de Jerusalém, até que do céu se cumpra a promessa do Pai que de mim ouvistes”. E, em Atos, capítulo 2, estavam todos reunidos no cenáculo, num mesmo lugar, e de repente veio do céu um barulho, como de um grande vendaval, e encheu toda a casa onde estavam sentados, e foram visto línguas de fogo que pousavam sobre cada um deles, e todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em várias línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
      O novo é encontrado na autoridade dessa Igreja no período apostólico e é tão extraordinária, que em Atos 4:33 a Bíblia diz que por meio deles se faziam sinais e prodígios. E no verso 31 diz: “Que eles tendo orado estremeceu tremeu o lugar onde estavam reunidos. Isso sim, era poder! Em Atos 8:15 a seguir, “A Igreja de Jerusalém envia Pedro à Samaria, que o Espírito havia se derramado lá. Em Atos 10 Pedro chega na casa de Cornélio, o poder de Deus cai, versículo 44 a 46, enquanto Pedro ainda pregava. Em Atos 29, vinte anos depois de Pentecostes, Paulo prega em Éfeso, e pergunta: “vocês já receberam o Espírito Santo? E eles dizem: “Nós nem sabemos o que é Espírito Santo”! E Paulo começa a explicar para eles como é o poder do Espírito Santo, e no versículo 6 a Bíblia diz que eles começaram imediatamente a falar em línguas e a profetizarem, movidos pelo Espírito Santo.
      A Igreja do nosso tempo ganhou espaço social, político, mas perdeu a capacidade de experimentar o poder de Deus. Nós precisamos substituir, arrumar rejeitos, porque  não há mais autoridade espiritual no corpo eclesiástico. Porque, para nós demonstrarmos poder nós precisamos criar situações. Inventar milagres. Somos de uma geração que inventa milagres para fazer o povo dar glórias a Deus.
.................................

NB: A 2ª parte desta pregação virá no dia 27/5.

0 comentários:

Postar um comentário