sábado, 5 de maio de 2018

AS DIFICULDADES DA CAMINHADA.


AS DIFICULDADES DA CAMINHADA
Fonte:  1ª Samuel 1:2.
Autor da mensagem: Pr Claudio Duarte

      Elcana tinha duas mulheres. Uma se chamava Penina e a outra Ana. Penina tinha filhos, porém Ana não tinha. Tem pessoas que tem muitas dificuldades para entender e para achar qual será a maneira com que Deus vai usá-las nos propósitos que Ele tem.
      Quando nos deparamos com a caminhada cristã, também nos deparamos com alguns modelos. Nos deparamos com algumas maneiras de ser usados, de estar inserido, de ser espiritual, e, quando olhamos às vezes para essas maneiras, para essas formas, nem sempre nos encaixamos nelas. E, quando não nos encaixamos, parece que estamos destruídos. O texto que estamos usando nos fala de algo muito comum. Duas mulheres, uma tinha filhos e a outra não. Meu Deus, por que que será isso? Por que que uma delas não tem? Pare e pense, o que que essa mulher fez de errado pra não ter filhos? O fato é bem claro, a outra tinha, é um caso normal. Aliás, na maioria delas é quase uma unanimidade uma mulher casar e não engravidar, não ter filhos. Por que será? O texto é bem claro, Ana não tem filhos, já que o normal é ter.
      Como que vai ser na vida dela? Vai ser diferente? Se todas tem filhos, esse é um processo normal. Meditemos bem isso, se a menina nasce, cresce, fica boba (apaixonada), casa, e depois engravida. A maioria é assim. Essa é a configuração padrão. Daí eu pergunto a você, e quando a configuração muda? E quando as coisas acontecem justamente em sua vida, no seu ministério, na sua família, na sua história, de uma forma diferente? Ela sobressai da configuração pré-estabelecida. Deus não muda princípios, mas muda a configuração. E quando a configuração muda, nós temos as tendências de nos atrapalhar. Então, preste bem a sua atenção. Não se coloca Deus numa caixa e determina como Ele deve fazer. Não! Ninguém estabelece um padrão para Deus agir, para Ele usar, para ele fazer. Os padrões que você tem observado não são teus, porque não se discute os projetos de Deus, simplesmente você tem que entender e buscar sua experiência pessoal com Deus.
      Se você buscar padrão ou padrões pré-estabelecidos, sem os dois, pode não achar o seu. Isso digo eu, com conhecimento de causa. Porque o padrão (diz pr. Cláudio) não é pregar na maneira que eu prego. Minha maneira de pregar é o padrão? Não! Aliás, não há espiritualidade nenhuma na minha maneira de pregar. Porque ela não está dentro do padrão pré-estabelecido. Será que sou tentado a ser assim por influências externas? Não creio! Porque o inimigo, o diabo, nunca vai pedir alguém para aceitar Jesus com Seu Salvador. Ou ele está mudado. Trocou de lado.
      Irmãos, todas as vezes que a configuração muda as pessoas se atrapalham. Eu creio que Deus tinha um filho para Ana. Você crê nisso? Porém, a maneira que Deus iria dar filhos para Ana não era simplesmente com um ato sexual, mas era com uma fidelidade dela. Era por oração de busca dEle. Nesse caso nenhuma mulher teria filhos sem ter orado a Deus? Então é só orar a Deus e Ele dá filhos? Não é bem assim. Para Ana, seria uma configuração diferente. Isso não significa que ela nunca iria ter filhos. Mas, que eu creio que a história dela era diferente de todas, lá isso eu creio. Irmãos, Deus age do jeito que Ele quiser.
      O que Deus está falando irmãos, é que a sua história não vai ser diferente como a história de todos. Dá licença de Deus te usar de uma forma exclusiva? Será que você daria licença para Deus te falar de forma exclusiva? Será que você daria liberdade para Deus te falar do jeito que Ele quer? Deus é dono do poder e decide como as coisas vão ser feitas. Então, a gente olha aqui o quadro, que, para Ana ter filhos é a coisas mais normal desse mundo. Aliás, o marido dela tinha filhos com a Penina, mas não fazia filhos nela. Mesmo se relacionando com Ana do mesmo que com Penina. Por que para com ela seria diferente! Não se pode ditar regras para Deus. Deus nunca vai seguir os seus padrões, mas, vai seguir os padrões dEle.
      Não é isso que vemos, lá na frente no 1º Livro de Samuel, no Capítulo 16; que ele vai, ordenado por Deus, ungir um dos filhos de Jessé, para ser rei no lugar de Saul? Quando Samuel chega com a botijinhas de azeite, ele imagina que o ungido será o filho mais velho de Jessé. Ele é o mais forte, é o mais belo, é o de melhor porte. Mas, por cada filho ali presente, Deus não escolhe nenhum. Qual que Deus escolheu? O menor, o mais simples, louro, belo, o mais humilde. Escolheu a Davi, pequeno na estatura, mas belo e corajoso. Houve aí, uma mudança na configuração no entender de Samuel.
     O grande problema de hoje, é que muitas pessoas não se encontram nesse projeto em que você está inserido, que tem espaço para você, que Deus está procurando te usar e ainda não te usou. Sabe por quê? Porque você quer ser usado do jeito que fulanos foi usado.
      Quanta pessoas são usadas por Deus que estão em determinado lugar, que Deus coloca uma imagem diante de seus olhos? Essas pessoas, conseguem ter um discernimento de que Deus quer realizar uma coisa forte por estas imagens. Nem todo mundo é do mesmo jeito.
      Irmão, você está na vida não é para imitar o jeito desse ou daquele pastor. O que você tem é deixar o Espírito Santo te usar na hora que Ele quiser, do jeito que Ele quiser, como Ele quer e onde Ele quiser! Comece a prestar mais atenção do que Deus está plantando em você. Esse homem esposa, essa mulher marido, que Deus colocou do seu lado não foi de propósito? Foi sim! Deus utiliza de pessoas para santificar outras pessoas. Você não precisa questionar o por que. A glória não é tua, a glória é de Deus! Quantas pessoas já foram usadas por Deus sem nem saber que foram? E até hoje elas não o sabem. Mas foram usadas. O propósito de Deus é diferente do nosso. Encontre a maneira que Deus quer te usar. Do jeito que Ele quiser. Deixa Deus te usar!
      Note bem, o jeito que Deus te usou e ainda vai te usar nunca passou e nem vai passar prela sua cabeça.
      Voltemos lá em Ana e Penina, mulheres de Elcana. Ana não tinha filhos com Elcana, mas Penina tinha uma penca. Daí, Ana foi ao templo, onde la estava o sacerdote Eli. Confira isso em 1ª Samuel 1:1-19. Ana entrou em oração diante de Deus, e era uma oração balbuciada; que Eli, imaginou que ela estivesse bêbada. No entanto, ao ser questionada por Eli, ela disse: “Nunca bebi e nem bebo bebidas fortes”. Na sua oração Ana pediu a Deus a graça de ter um filho. E, se o tivesse o deixaria no templo a serviço de Deus.
      Deus aceitou a oração de Ana. Ela teve um filho e deu-lhe o nome de Samuel, que foi um grande profeta de Deus. Creiam, confiem e deixem-se usar por Deus, mas do jeito dele. Com certeza que Deus vai te usar e será tu um grande instrumento nas mãos do Pai do céu. Que Deus te abençoe e te guarde. Amem? Tenha tu, junto com os bem amados de tua casa um belo domingo.

0 comentários:

Postar um comentário