domingo, 17 de junho de 2018

O TRIPÉ DE NOSSA VIDA



O TRIPÉ DE NOSSA  VIDA.
Texto: 1 Coríntios 13:1-8.13.

      Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos (oração em línguas), e não tivesse o amor (caridade), seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Ainda que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse o amor, de nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse o amor, nada disso me aproveitaria. 4 A caridade (amor) é sofredor, é benigno: o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 O amor não se porta com indecência, não busca seus interesses, o amor não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor nunca falha. 13 Mas agora, pois, permanecem a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR. E estas três (virtudes, a maior delas é o AMOR.
      Irmãos e irmãs, tentaremos meditar nesta nossa publicação com estas três virtudes, que as chamamos de Virtudes Teologais, a Fé, a Esperança e o Amor. Mas antes, iremos mostrar algo que nos levará a entender melhor o nosso assunto. O Tripé do lambe-lambe (retratista de praças) e o Tripé do agrimensor. Ambos, estes profissionais, tanto o retratista que utiliza uma tripé para manter a sua máquina equilibra e nivelada de forma que não caia, bem como o agrimensor para manter o seu instrumento de medir distância e nivelação de superfície (o teodolito) de modo que não caia e nem saia de seu nível, sobre este tripé.
      Por isso que o versículo 13 de nossa leitura de 1ª Coríntios 13, o apóstolo São Paulo diz que as três únicas coisas que nos mantem de pé nesta caminhada rumo ao céu, nossa almejada Jerusalém Celeste, são: a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR. A Bíblia enfatiza bem em diversos pontos de seu conteúdo destas três virtudes teologais. Vamos procurar falar aqui, nesta publicação, de muitas citações de cada uma delas.
      Em primeiro momento vamos falar do que a Bíblia fala sobre FÉ. Em atos 48:26; ”A fim de recebermos a remissão dos pecados e a sorte entre os santificados em Jesus, desde que estejamos com os olhos abertos e nos convertamos à Luz (Jesus Cristo)”. Observemos bem que a fé é um atributo aos convertidos ao senhorio de Jesus. Mais à frente, em Romanos 3:28 “O homem (pessoa humana), é justificado pela fé sem as obras da lei”. Logo, se temos fé, acreditamos que Deus é Onipotente (pode tudo), e Onisciente (sabe todas as coisas), é Onipresente (está em todo e qualquer lugar) E, que Jesus Cristo morreu por você, por mim, por nós, unicamente para nos livrar do inferno e da morte de nossa alma; e estarmos crentes convictos de que seremos salvos. Mais uma vez vemos em Efésios 2:8 que “é pela fé em Jesus Cristo que somos salvos, isso não vem de nós, é dom de Deus”. Vejamos como esse tripé funciona. É a fé uma grande sustentação para que nos aproximemos do Pai do céu.
      Vejamos em Hebreus 11:1 o que Paulo nos diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”. Vejam irmãos, quando Paulo afirma isso; a gente pode analisar diversas coisas na natureza que nossos olhos não veem, mas a gente crê que existem. Nós não vemos o vento, mas sabemos que ele existe, nós não vemos o perfume das flores, mas cremos e até destacamos estas ou aquelas, de acordo com seus perfumes; nós não vemos a Deus, mas cremos na Sua Onipotência, na Sua Onisciência e na Sua Onipresença, mediante a natureza que Ele criou, na geração de uma criança no ventre materno, no canto das aves, etc...
      Poderíamos apresentar muitas outras citações bíblicas sobre a fé. Porém enfatizaremos somente mais uma em Apocalipse 14:12 “Aqui está a paciência dos santos (os salvos em Jesus): aqueles que guardaram os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. Estes salvos, irmãos, são os crentes em Jesus que não deixaram manchar as suas vestes, (vestes não do corpo, mas as vestes da alma), com os vícios, as baboseiras, com as futilidades, que o mundo diariamente oferece a todas as pessoas, e até aos crentes em Jesus Cristo.
      Meditaremos agora, no segundo pé do tripé da nossa segurança de salvação. Iremos meditar sobre as Esperança.
Podemos vem em Jó 5:16 “Ainda há esperança para o pobre”. O pobre irmãos, é aquele que é rico na graça de Deus e é pobre das insignificâncias e futilidades do mundo. Quando Jesus diz no sermão das bem-aventuranças, “Bem aventurados os pobres em espírito”, Ele não se referiu aos miseráveis desprovidos de bens, de vestes e de alimentos. Ele se referia àqueles que não se envolvem com o que é imundo, podres, desprezíveis da sociedade e do mundo. Anda em Jó 27:8 ele fala: “Porque qual será a recompensa do hipócrita, havendo sido ladrão, quando Deus lhe arrancar a sua alma”. O hipócrita, avarento, ladrão, que só pensa no seu lucro e ter vantagem em tudo. Este é claro que não tem a esperança (e nem salvação, imagino).
      Vemos, também, em Salmos 146:5 “Bem-aventurado aquele que o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor teu Deus”. Nossa esperança, amados, tem que estar em Deus, e não no dinheiro, nas loterias, no jogo do bicho, nas tele-senas; mas sim, em Deus nosso Senhor e Pai do céu. Cada um deve se contentar com aquilo que Deus lhe deu de inteligência, de profissão, e de seu trabalho.
      Ficamos, por fim, sobre a Esperança nesta afirmativa de Paulo em Atos 28:20: “Por esta causa vos chamei, para vos ver e vos falar, porque pela esperança de Israel estou com essa cadeia. ”.A esperança de Paulo era, que os israelitas, remanescentes dos salvos pelo mar vermelho, com Moisés, libertos da escravidão do Egito, não perdessem a sua fé.
      Passemos agora,  para o terceiro pé do tripé de sustentação de nossa caminha rumo a Jerusalém celeste. Meditemos sobre o Amor. Em Ezequiel 20:14 Deus diz: “o que fiz, porém fiz por amor de meu nome”. Deus é amor e só age por amor. Já em Oseias 6:4 o profeta diz: “Divino Deus, o vosso amor é como o orvalho da manhã”. Um amor suave, aconchegante e cheio de carinho pela humanidade que ele próprio construiu desde Adão, na Sua imagem e semelhança. Veremos a seguir em João 15:13 “Ninguém tem maior amor do que este; de dar a alguém a própria vida em favor de seus amigos”. Vemos aqui que Jesus fala de si mesmo, quando diz que amar é isso, dar a vida para que outro seja salvo. Foi isso mesmo que Ele fez; deu-se na cruz a sua vida, por amor à nós, para que fôssemos salvos, no teu sangue. Na poesia de Paulo, como texto inicial em 1ª Coríntios 13:1:’”Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tenho amor; serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”. Uma pessoa que não ama, pode ser belo, inteligente, rico, cheio de boas profissões e de muito dinheiro; mas sem amor, se torna uma criatura sem graça, miserável, cheia de inimigos e intolerável. O amor, irmãos, é o cartão de visitas aceitável por qualquer pessoa.
      Já vimos e veremos novamente em 1ª Coríntios 13:13 é o fechamento desta poesia de Paulo, que ele enfatiza as virtudes teologais, que bem nos lembra o tripé de sustentação da máquina do fotógrafo lambe lambe, que bate fotografias extantaneas. A Fé, a Esperança e o Amor. Mas, o apóstolo reafirma que entre as três virtudes a mais importante é o amor. Ainda vemos Jesus nos falando em Apocalipse  2:4: “Tenho porém contra ti que abandonastes o teu primeiro amor”. Irmãos, o primeiro amor que Jesus se refere, e João escreve, é o amor a Deus e ao próximo, bem como toda aquela alegria do tempo da conversão e, depois foi esfriando, esfriando até voltar ao mundo e suas ofertas. Porém, muitos de nós, cristãos mesmos, acabamos deixando Deus em segundo ou terceiro plano e preferimos voltar a amar o mundo e as suas ofertas baratas.
      Podemos fechar essa meditação escrita indo lá em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
      Amemos, mas amemos a Deus e as pessoas, os animais, as plantas, e todos os seres vivos, mesmo que que não sejamos amados. Mas amemos descaradamente, porque o amor vem de Deus. Porém sem esquecer dos outros dois pés do tripé, que é a Esperança e a Fé. Pois, sem Fé e Esperança ninguém consegue amar a Deus. Deixo com você o meu amor fraterno e a minha oração. Que Deus te abençoe, te guarde, mostre para você a Sua face e lhe dê a Sua paz. Amem?

0 comentários:

Postar um comentário