terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BALADA

Leia em sua Bíblia: Provérbios 23.22-35

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Timóteo 2.22).

Balada em São Paulo. Night no Rio. Festa no Sul. Em cada lugar do Brasil se dá um nome para o tempo em que alguns jovens passam bebendo, fumando, dançando, namorando em um bar ou danceteria. É o que se chama diversão.

Esta mensagem é para você, jovem, que curte uma diversão dessas de vez em quando. E para você, pai do jovem, que não vê mal nenhum nisso.

Bom, a idéia aqui não é ser moralista, nem um ditador de usos e costumes. A idéia é, primeiramente, mostrar que ser “rebelde” e “curtir a noite” não são idéias novas. Lendo os conselhos de Salomão em Provérbios 23, fiquei surpreso de ver que a descrição que ele faz parece ter sido tirada da observação de nossos fins de semana. Gente sem rumo, em busca de prazer passageiro, tentando encontrar na bebida a alegria para chegar ao fim da noite.

Não são novas também as conseqüências para quem escolhe viver assim. E gosto da sinceridade de Salomão. Ele não diz que a sensação é ruim. Ele fala da bebida atraente, que resplandece no copo e “desce redondo”. Mas depois fala de alucinações, tontura, corpo doído. Ele fala com conhecimento de causa e nos recomenda a evitarmos passar por isso.

Sim, é difícil resistir. É difícil não se deixar levar pela pressão e ser diferente. É difícil resistir à curiosidade. E realmente a Bíblia não nos ensina a resistir a tudo isso. Paulo diz a Timóteo que ele tem de fugir desses ambientes, porque ele sabia que tentar resistir é inútil.

Deus se agrada quando fugimos deste tipo de luta. Ele nos dá forças para correr mais do que achávamos que éramos capazes. E nos recompensa dando-nos a verdadeira felicidade.

Jesus promete dar “vida abundante”. Isto significa Vida com “V” maiúsculo, que aproveita o que verdadeiramente há de melhor na criação e faz entender que a vida faz sentido. - IAO
......................................................
Reflexão de Erleu Fernandes
......................................................
Fonte: O Pão Diário.



0 comentários:

Postar um comentário