segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DRACMA PERDIDA

DRACMA PERDIDA.

Texto: Lucas 15:8-9

O texto onde se encontra essa narrativa é em Lucas 15:8-9. Quero transcrevê-la como está em minha Bíblia “Qual é a mulher que, tendo 10 dracmas, se perder uma dracma, não acende uma candeia (lâmpada), varre a casa, e busca com diligência até achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida”.

Observemos as nossas mãos, são perfeitas, elas tem 10 dedos. Os mandamentos são 10. As 10 virgens, são mostradas como 5 virgem diligentes e 5 nécias (cabeças ocas). As 10 pragas do Egito...

Vemos aí neste texto, que essa perca de uma dracma dentro de uma casa pode nos fazer referir, que dentro de uma casa, mesmo sendo uma família pode haver divisões, afastamentos, rezingas ou desentendimentos. E alguém, estar vivendo meio a toda família, porém, totalmente desligado dos demais. 
Cabisbaixo, triste, semblante fechado. O Pai (aqui a mãe) se preocupa em buscar aquele filho, que mesmo sendo da família, vive alijado, sem relacionar, sem sorrir, sem razão pra estar aí. E ela, acende a luz da sua lamparina, varre a sua casa, para iluminar, onde achar, onde possa estar a sua dracma, que está perdida, desolada. Essa luz, que ela acende é a busca da Palavra. Não é isso que a gente vê lá em Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a sua Palavra e luz para o meu caminho”. Logo irmãos, vemos aqui, que o pastor (o diretor espiritual) de um rebanho (igreja) ele se põe em duas maneiras de amar e conduzir as suas ovelhas: Como Pai e como Mãe.

Mas voltemos ao texto. Varrer a casa é procurar, tirar tudo o que é sujeira de dentro da casa. Acabar com as reclamações e murmurações contra esse ou contra aquele, acabar com as panelinhas, que existem demais nas igrejas; formam um grupo de dez ou de quinze e ali só eles fazem tudo, ninguém com aptidões de pregar, de ensinar, de cantar, é dado-lhe uma oportunidade.
Porém, saltando para a aplicação do crente em Jesus. Estar diligente, fazer-se diligente, é ser um crente zeloso, sem descuidar da oração, da busca da Palavra, de vigiar seus modos de falar e de agir. Ser cuidadoso, irmãos, é o mesmo que tomar bom conhecimento de suas atividades, para poder fazer tudo do jeito de Deus e não do nosso jeito. E fazer tudo com pressa sem preguiça. O crente não é aquele que deve estar sempre em prontidão? Não foi isso que Jesus falou como deve estar o servo esperando a volta do seu Senhor? Vemos isso em Lucas 12:35-37: “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias. Sede semelhantes a homens que esperam (com diligência) o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lhe abram.
....................................
Blog. Jerusalém É Aqui.

0 comentários:

Postar um comentário