domingo, 20 de setembro de 2015

ABRA OS OLHOS

ABRA OS OLHOS.

Leia em sua Bíblia: dois Reis 6.8-23.

Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu" (2ª Reis 6.17).

Alguém disse com razão que as angústias e as aflições da terra são uma disciplina do céu. Contudo, são mais do que uma simples disciplina: são os ministros de Deus trabalhando para levar nossas almas à vitória. As aflições estão longe de parecerem carros de triunfo. Elas vêm sob a forma de sofrimento, provações, desenganos, vexames, desgostos, que se apresentam - de um momento para outro - como um rolo compressor. São ocasiões inoportunas, que não esperávamos. Foi assim quando o rei da Síria marchou contra Israel com carros e cavalos a perder de vista. Mas Deus estava ali com seus exércitos, como diz o Salmo 103.20: “Vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra” e somente os olhos da fé de Eliseu, o profeta, podiam perceber. Seu criado, vendo apenas o que era visível aos olhos humanos, exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos? O profeta respondeu: Não tenha medo. “Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles” (v.15,16). Foi então que Eliseu orou e Deus abriu os olhos de Geazi para que ele visse o seu livramento: o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. Eis a oração que temos de fazer com urgência por nós mesmos e pelos outros: “Senhor, abre os olhos do nosso nosso coração para que vejamos a tua obra”. Como Eliseu naquele tempo, estamos cercados de todos os lados; as forças do mal estão cegando muitas pessoas com relação às obras de Jesus no meio da Igreja. Já estamos no ano de 2015, e o que é que temos feito para que as pessoas conheçam a Cristo? Não fiquemos acomodados, enquanto o tempo passa!
É necessário haver um clamor para que Deus abra os nossos olhos, nossos sentimentos, a nossa vida enfim, para enfrentarmos os grandes desafios desta missão. Como estão os seus olhos espirituais?  Sim irmãos, ver com os olhos da carne e desvendar, por conhecimentos ou não, o que a imagem nos mostra. Mas, ver com os olhos espirituais, é sentir Deus presente nos acontecimentos visuais carnais e discerni-los com os olhos do teu espírito. Pois, é através do nosso espírito, que Deus nos revela as verdades. Por isso, que o compositor cristão, pelos olhos do seu espírito compôs o hino “Abra os olhos do meu coração”. E é por aí mesmo, irmãos; é pelos olhos do coração (pelo espírito de cada um) que Deus nos revela verdades dantes ocultas aos olhos da carne. E para que tenhamos essa aptidão, esse gosto, esse dom, é preciso que nos adestremos diariamente, ininterruptamente, enquanto tivermos vida, visão e razão (mente sã), lendo a Palavra de Deus e buscando nela o que Deus nos fala. Só assim, é que conseguiremos mais facilmente as revelações de Deus pelo dom do discernimento. Não é isso que a gente vê no Salmo 19:7,8 ? “A lei do Senhor é perfeita, refrigera a alma; o testemunho do Senhor é verdadeiro, dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos”. Então irmãos, como estaremos tomando conhecimentos dessas verdades de Deus? Lendo a Sua Palavra (a Bíblia)! Não somente os salmos, mas toda a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse. Ler a Bíblia inteira é como que sairmos caminhando diversos quilômetros pelas estrada da vida e irmos acumulando em nós momentos alegres, revelações importantes, que nos darão alegres conhecimentos, como belas histórias verídicas que contaremos às pessoas que vamos encontrando neste percurso desta estrada (tempo de vida). A isso costumamos chamar de evangelizar. Nada mais é, do que levar aos outros as belas revelações de Deus; que Ele, o Pai, nos vai ensinando.
Pergunta: Você já leu a Bíblia de Gênesis até o Apocalipse quantas vezes? Sim, eu perguntei quantas vezes! Pois, que eu me recordo, já li a Bíblia inteira três vezes. Agora, estou na quarta vez. Dentre os livros já lidos, terminei, dia 14/02/2015, o livro do evangelista Mateus. Isso parece cansativo? Até parece! Mas, no entanto, é gratificante. Pois vamos armazenando em nosso consciente as verdades de Deus.
O quê que Jesus nos diz a Palavra em Mateus 26:41?  “Vigiai e Orai para não cairdes em tentação: na verdade o espírito está preparado, mas a carne é fraca”.
Vemos aí, irmãos. Que vigiar é abrir os olhos do entendimento. E, como saber se algo é mal ou prejudicial à vida de nossas almas, se não tivermos conhecimentos do que o Pai do céu nos ensina em sua Palavra? Podemos até ir a um ensinamento dos displicentes na vida, como são as ovelhas. Elas nunca se preocupam com o que poderá vir acontecer lá na frente, e vão pastando, cabeças baixas, alegres, totalmente distraídas, como as cinco virgens loucas, na parábola das dez virgens em Mateus 25:1-13.
Mas, quando sem qualquer cuidado caem nas garras do predador (leão ou outro bicho carnívoro) ou caem no despenhadeiro ficam gritando, pedindo por socorro. Se tivessem conhecimentos da Palavra de Deus e de seus mandamentos, com certeza seriam mais prudentes. Já observamos, que os habitantes do mundo, os não cristãos, ou os desgarrados da vida de fé em Deus, caem em desespero, quando surgem as “tempestades” ao seu redor? Porque isso? Falta de conhecimento da Palavra de Deus.
Vejamos agora outra ação da palavra que meditamos: “vigiai e orai”. ORAÇÃO.
Primeiro falemos de nossas almas, essas, é que desfrutarão ou não, das delícias eternas, após esta nossa vida humana aqui na Terra e vivem dentro de nós. Elas não fazem nada, só dependem de nossas ações. Comparemos nossa alma com um disco rígido, o HD de nosso corpo. Ela, é que vai armazenando em si todos os nossos atos, bons e maus, alegres ou tristes. Ninguém apagará nada dela, que não seja o próprio Deus. É nela que Deus buscará o que ela traz de bom e perfeito para que entre nas alegrias do céu. As únicas ações que farão Deus apagar do HD de nossas almas, os pecados e maus costumes, chamam-se ORAÇÃO!
Quando você ora agradecendo a Deus em espírito, através de sua inteligência, sua alma rejuvenesce. Quando você ora, arrependido pedindo perdão de atos cometidos contra Deus, por sua carne, sua alma se revigora. E, é nesse constante viver em oração de perdão, súplicas, agradecimentos, busca da Palavra, vida em comunidade (igreja), ajuda aos que necessitam, que nossas almas estarão aptas para morar eternamente no céu.
Poderia ainda, falar de muitas outras comparações do que é Abrir os olhos. Mas, que Deus nos abençoe e nos mostre mais e mais maneiras de ser obedientes à Sua Palavra e mantenhamos puros e merecedores do céu.
Amem amados?
Oremos ao Senhor... Pai der amor, Deus eterno e Todo Poderoso, aqui estão Senhor, estes teus filhos, estas tuas filhas, esperançosos por um afago, um perdão, uma graça vossa. Toca Senhor, em cada uma das pessoas que leram ou mesmo ouviram esta palestra (pregação). Abra-lhe os olhos do coração, para que o busque em espírito e verdade. Que Jesus possa ser o único Senhor e Salvador destas almas. Eu vos oro em nome de Jesus. Amem.
BLOG JERUSALÉM É AQUI – DO ERLEU.

0 comentários:

Postar um comentário