domingo, 22 de maio de 2016

CINCO PONTOS PARA SAIR DA CEGUEIRA.


CINCO PONTOS PARA SAIR DA CEGUEIRA
                                Marcos 10:46 – 58
                             Sentado na beira da estrada.
          Quem, que literalmente, está sentado à beira da estrada? Aqueles que perderam a expectativa ou esperam algo acontecer. Outros, que até perderam a vontade de viver.
          Naquele tempo, quem ficava à beira da estrada, sofria com a poeira, com o forte sol e com o barulho que faziam os pés dos animais que passavam correndo. Mas, pra que tomemos posições em nossa meditação, vamos trabalhar em cima de cinco palavras importantes. Fiquem de pé, por favor. ESPECTATIVA, INICIATIVA, DETERMINAÇÃO, CORAGEM E FÉ. Repitam comigo.
Expectativa: Bartimeu, o cego do texto, tinha uma expectativa. Ele sabia, ele cria, ele esperava, que um dia Jesus iria passar por ali. Algo dizia isso dentro dele. As pessoas, como a Bartimeu, devem ter uma expectativa, uma crença, uma esperança, de que um dia a situação que elas vivem vai mudar pra uma melhor.  Seja por uma promoção no trabalho, um aumento de salário, ou por um filho que venceu numa profissão de Jogador de futebol, de ator ou profissional de uma grande e rendosa profissão, enfim... Essas pessoas esperam, crêem que algo bom vai acontecer para eles e para suas famílias poderem comer melhor, vestir melhor, viver melhor.
Assim era o caso de Bartimeu. Ele nutria uma expectativa, de que um dia ele nem precisaria mais pedir esmolas. Sabem por quê? Porque ele ouviu falar de um homem, Jesus de Nazaré, que tinha o poder de Deus em si, e que curava até os cegos, aleijados e loucos. Soube também que um dia, Jesus passaria por ali. E ele esperava...
Der repente, alguém diz: Jesus está passando! Ah! Bartimeu começa a gritar. Ele dizia pra si mesmo. Eu não vejo, mas eu sei que ele me escuta. E grita bem alto: “JESUS, FILHO DE DAVI, TENHA COMPAIXÃO DE MIM”!
Ele gritava, e o povo o repreendia! Cale-se! Aí, ele gritava mais forte ainda: “JESUS, FILHO DE DAVI, TENHA COMPAIXÃO DE MIM”!
Recordemos as cinco palavras do estudo: EXPECTAIVA, INICIATIVA, DETERMINAÇÃO, CORAGEM E FÉ.
Observemos bem, amados, quando alguém decide por Jesus, muitos ficam o induzindo a voltar à vidinha anterior. Chegam até a dizer: “Sai dessa. Isso não é pra você. Você gosta de muitas coisas que a religião não permite. Você não vai conseguir”!
INICIATIVA, sim é isso que precisam ter as pessoas que aceitam caminhar em Jesus. Porque a iniciativa é o começo de uma prosperidade.
Tem muita gente que não possui iniciativa, é uma “Maria vai com as outras”. Onde as pessoas dizem ser a melhor, é nessa que ele vai. Hoje está aqui numa igreja, amanhã está em outra e depois já pulou pra terceira, e vai assim, feito crente passarinho. Nunca está no mesmo galho. Já observaram que há pessoas que com menos de quarenta anos já possui três carteiras profissionais cheias de assinaturas de empresas?  Nunca passaram muitos anos numa só. São dois anos nesta, seis meses naquela, três meses numa outra, mais dois meses naquela outra e assim vai. Não possui iniciativa.
Mas o cego Bartimeu teve iniciativa e não se calou. Gritou, gritou, gritou, insistiu tanto que Jesus o mandou chamar. Não é o que vemos em Lc 11:10? “Porque, qualquer que pede recebe; quem busca acha; e quem bate abrir-se-vos-á”. E parece que o cego conhecia a palavra, pois insistiu.
DETERMINAÇÃO isso ele teve. Das cinco mencionadas é a nossa terceira palavra. Pois ter determinação é dizer pra si mesmo, eu quero, eu sou capaz, eu posso fazer isso. Ele se auto-determinou. Há pessoas que tem expectativa, iniciativa, mas na hora de se auto-determinar, fica cheio de dúvidas. “Será que isso é pra mim”?  “Será que vai dar certo”? “Será que eu devo fazer esse concurso”? “Tem tanta gente querendo essa vaga”! Sai de cima do muro e vai à luta, deixe o resto com Deus. Ora, confia e creia! (Diabo e Jesus: os de cima do muro são meus, Jesus diz).
A dúvida tem sido outro grande fator negativo nas vidas de muitas pessoas. A dúvida acaba se tornando um inimigo terrível no plano das decisões. Mas quando Bartimeu ouviu alguém dizer: “Jesus está te chamando”, ele deu um pulo e se levantou.  Já observaram que já andamos em três pontos dos cinco mencionados?  EXPECTATIVA, INICIATIVA E DETERMINAÇÃO.
CORAGEM: Passemos a gora para o 4º ponto. O cego Bartimeu se levantou de um salto. Vejamos o que nos diz a parte “b” do versículo 49: “Tenha bom ânimo Ele te chama”. Qual foi a primeira atitude de Bartimeu depois do salto? Lançou pra fora de si à capa e foi ter com Jesus. Aleluia! Quem está com Jesus não precisa levar mais nada.
O quê que aprendemos com este gesto do cego? A capa é o símbolo do apego a tantas coisas, a tantos bens e a tantas pessoas!  Tem gente que quando aceita a Jesus não quer se desfazer de coisas, de vícios, de bens, de pessoas. A capa é tudo o que carregamos em nós. A capa é para muitoS um pesado fardo.  Não vemos isso em Mt 11:28?  “Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”. Quando nós deixamos, Jesus nos aliviar dos fardos que trazemos atados nas nossas capas seremos, com certeza, crentes convictos, cheios de fé e confiança.
A capa do cego era ao mesmo tempo proteção contra o frio, e a sua coberta; e com certeza fedia, pois era suja e empoeirada. Não diferente da capa que muita gente abstratamente carrega sobre si, que se for possível sentir seu cheiro, também fede com certeza. Porque ha coisas que quando estávamos lá no mundo as fazendo, nos daria com certeza um cheiro desagradável se elas ainda estivessem em nós.
Da pena de dizer, mas há muitas pessoas, mesmo crentes, que ainda não tiveram coragem de lançar fora totalmente a sua capa.  Pois nelas ainda estão as suas atitudes erradas, seus vícios, seus maus costumes, suas iras, suas invejas, seus ódios. Do mesmo jeito que agiu o cego Bartimeu, lançando fora a sua capa, deverá agir o novo convertido. Quando Jesus passar na beira da estrada de sua vida, e você, cego do conhecimento do evangelho, sentir a verdade revelada por Jesus, tome uma decisão, lance fora essa sua capa fedida, empoeirada, cheia de coisas desagradável e torne uma nova pessoa, com Jesus em seu coração e em sua vida. Mas, deixe Jesus dirigir o seu pensar, o seu falar e o seu agir.
Vejamos uma ilustração: “Havia um homem, fazendeiro, que atentamente ouvia um pregador pregando numa igreja. E quando o pregador falou que devemos devolver para Deus dez por cento de tudo o que ele nos dá como salário, ele discordou. O pregador lhe diz que, mesmo ele discordando, ele está errado. Pois quem não devolve dez por cento para Deus está roubando a Deus. No final do culto o fazendeiro, já fora da igreja, continua discordando do pregador a ponto de enfurecido puxar de uma garrucha e atirar no pregador, só que lhe acerta o braço. O pregador lhe pergunta: Mas o senhor não é um crente? Ele diz: - Sou. Mas a minha garrucha não é”.
É isso que acontece irmãos, com quem não se converte totalmente. Recordemos os cinco itens: Expectativa, Iniciativa, Determinação, Coragem e Fé.
Enquanto a gente não tomar a coragem de lançar fora de nós a capa, onde nela carregamos todas as velharias anteriores da nossa conversão, vamos ter relutâncias em aceitar o que a Palavra de Deus nos diz.  Muitos converteram o coração, mas não converteram o bolso, a carteira. Outros converteram o coração, mas não converteram a sexualidade. Chegam até, a falar dele, dizendo: “Ele antes de se converter, tinha três amantes e a esposa, agora tem só uma amante e a esposa”. Outro diz: “ele fumava três carteiras de cigarro por dia, agora ta fumando só uma”. Outro diz: “ele tomava todas das nº 1 a 51, agora ele só toma umas vinte cervejas por semana”. Outro diz: “Ele sai bem vestido, com a bíblia na mão e vai pra igreja todos os domingos; mas quando ele volta pra casa, os gritos, os palavrões, as brigas dentro de casa continuam como era antes dele passar a freqüentar a igreja”.
Irmão não existe meio crente. Ou é ou não é. Assim como não existe pecadinhos e pesadões. Existe pecado. Transgrediu a lei e os mandamentos, pecou. Coragem! Você tem determinação e coragem. Uns dizem: “A partir de hoje vou fazer uma hora de caminhada por dia”! Faz um mês, dois meses, três meses... Seis meses depois você encontra com ele e pergunta: “Como que está indo a sua caminhada”? Ele cabeça baixa responde: “Parei, só caminhei três meses”.
Olhe bem, irmãos. Pegue estas cinco palavras e coloque-as na porta de sua geladeira. Utilize-as para tudo. Seja no comprar, no gastar, no relacionar, no aconselhar, no trabalho, na igreja e no dia a dia. Não afrouxe o teu zelo, naquilo que tu determinaste fazer. Ore ao Senhor antes de começar qualquer coisa. Não é isso que aprendemos em Lucas 14:28?  Não é preciso calcular as despesas, antes de começar uma obra, pra verificar se tem meios pra levar a obra até o final?
FÉ Observemos a palavra nº 5. Pra termos o que,  queremos é preciso que tenhamos fé. É com muita determinação e coragem que vamos rompendo em fé, como diz o hino, Rompendo em Fé. Não é assim que nos mostra o Salmo 91 verso 7? “Caiam mil ao teu lado; e dez mil a tua direita; tu não serás atingido”.
Isto é fé. Exercite a sua fé, irmão. Alimente a sua fé com orações, jejuns, vigílias, busca constantes da palavra, participação ativa na igreja onde você é membro, na prática dos dízimos e das ofertas e além de tudo isso dar mostras de sua fé na rua, no convívio diário com as pessoas, seja no banco, com os vizinhos e principalmente dentro de sua casa com a sua família. Todos precisam saber que você é uma pessoa diferente pra melhor.
Amar muito. Amar ao extremo, todas e qualquer pessoa. Falar com mansidão. Não usar palavras ásperas e nem tons rudes e exaustivos. Esse negócio de dizer: eu nasci assim, cresci assim e vou morrer assim, é mentira. (caso do afro descendente)
Ser grosso, ser pavio curto, ser ignorante, isso não é caso de se aceitar e dizer que ele é assim mesmo. Nada disso, isso é falta de educação.
Com certeza, Jesus pode te mudar e fazer de você uma nova criatura. Creia nele, no seu evangelho e se deixe guiar por ele. Amem?
...............................
Curve a sua cabeça.
..............................
Apelo: Há alguém que queira se decidir por Jesus a partir de hoje?
............................
Oremos ao Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário