domingo, 1 de maio de 2016

ORAI E VIGIAI...


ORAI E VIGIAI

1. Jesus começou a dizer a seus discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
2. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido.
3. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados.
4. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer.
5. Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-los digo: temei a este.
6. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus.
7. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais.

     Eu vos saúdo com paz de Jesus. Que o Senhor ilumine meus olhos, minha mente, meus ouvidos e o meu coração, para que eu possa ser instrumento de levar até às todos as mensagens que podem nos tornar mais adultos na fé e no conhecimento de Deus. Amem.
      Esse primeiro versículo irmãos e amigos, Jesus nos diz: “Acautelai-vos do fermente dos fariseus, que é a hipocrisia”. E a gente fica triste em dizer isso, mas a hipocrisia tem sido uma atitude muito próxima de muita gente. Seja até no âmbito familiar quanto nos meios diversos; seja na igreja, na rua, nos setores de trabalho, há muita gente fingindo algo que não é só para nos agradar ou tirar algo de nós. Só que, no juízo, tudo será levado à luz. Muitos se achegarão a Deus e se achando bonzinhos, mas serão julgados pelo que fez de errado ou pelo que podiam fazer de bom e não fizeram. Diante de Deus toda hipocrisia será mostrada, serão  então desmascarados.
       Nada que há de encoberto que não venha a ser revelado. Como bem vemos no salmo 139, que Deus nos conhece, sabe tudo de nós, mesmo que a gente se esconda dele. Daí, o que quer que façamos  tomemos ciência de que Deus está vendo. É como disse um pensador cristãos: “Quando fizerem algo e acha que ninguém esta vendo, olhe para cima; porque Deus está vendo e, se for errado, no teu julgamento no juízo final, estará anotado no livro celeste. Nos tempos antigos, faziam-se buracos nas paredes internas de uma casa, não nas externas, para guardar tesouros para ficar livres dos ladrões, hoje, são cofres que ficam  nas paredes por traz de quadros ou de móveis, para os ladrões não os encontrem. Mas, tudo que há de encoberto dos olhos humanos estão claramente vistos nos olhos de Deus.
      Tomemos, pois, cuidado com as nossas transgressões dos mandamentos de Deus. O versículo quatro nos diz: “Digo-vos,  pois, não temais os que matam e corpo e, depois disso nada mais podem fazer”.  Verso cinco: “...vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos a esse deveis temer.
      Observemos que “esse que devemos temer” irmão é a pessoa divina de nosso amado Deus. Só Deus tem esse poder. De dar e tirar a vida, de absolver ou condenar, de salvar e de libertar. Aqui, a palavra inferno é traduzida por Gehenna. Imaginemos levar uma vida toda servindo a Deus, sendo fiel aos seus mandamentos e, lá bem à frente, cometermos um grande delito (pecado) contra os mandamentos e sermos jogados na Gehenna (inferno)? Não joguemos fora um presente tão bonito dado por Deus, que é a nossa salvação. É por isso que Jesus diz “Orai e vigiai” (Mt 26:41) para não cairdes em tentação, pois o espírito está preparado, mas a carne é fraca”. E a tentação irmãos e amigos é algo que não é pecado. Pecado é quando dermos vazão à tentação e cometemos o que foi criado dentro de nossas mentes. Não deixeis vossas mentes ficarem vazias de Deus e entreis em tentação acompanhada de pecado. Uma pessoa sem Deus é como que tivesse uma mente oca. Com bem diz um ditado do povo paranaense: “Ficar fora da casinha”; o que quer dizer, agir fora da razão.
      Observemos, pois, o versículo seis: ali nos diz: “Não se vendem cinco pardais por dois asses? No entanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus”. NB. No tempo de Jesus sobre a terra, antes de sua morte e ressurreição, um dia de serviço entre os judeus era equivalente a um denário, e Jesus diz neste verso “não se vendem cinco pardais por dois “asses”, o que equivaleria a dois dias de salário. No entanto, nem os cinco pardais, vendidos pelo valor de uma hora de serviço assalariado,  mesmo por ser uma ave sem valor, podem ser vendidos por esse preço, no entanto os cinco pardais e o vendedor (explorador) não estarão no esquecimento diante de Deus.
      Irmãos, novamente vos digo, tomeis cuidado com as formas de vida que querem levar, pois Deus tem os olhos voltados para toda criatura, e, isso ao mesmo tempo, sabem por que? Porque Deus é Onisciente, Ele sabe de todas as coisas que ocorrem tanto aqui na América do Sul quanto em qualquer outro lugar deste enorme planeta Terra.
      Comecemos com grande gosto pela oração. Pois a oração deve ser a nossa conversa espontânea com Deus; seja, para lhe pedir o que for, seja para lhe confessar os nossos pecados, seja para lhe agradecer por tudo o que temos e somos e ainda seremos, seja para ouvir o que Ele nos diz. Só em Deus deve estar a nossa força, a nossa segurança, a nossa esperança e a nossa salvação.
      Os anjos de Deus estarão velando sobre a pessoas que é temente e obediente a Ele e constante buscador de Sua Palavra na Bíblia. Não é isso que vemos no salmo 34:7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os salva”.
      Irmãos outros dias hão de vir, e muitas outras meditações da Palavra, ainda teremos. Fiquem na paz  de Jesus; estejamos sempre alertas na maneira de amar e servir a Deus em nossos dia a dia. Amem? 
......................................
Blog do Erleu Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário