domingo, 5 de junho de 2016

ÁGUA DA VIDA.

ÁGUA DA VIDA

Pr. Vanderman

"Água em qualquer forma é um milagre sem o qual não podemos viver. Suas muitas maravilhas nos dão uma imagem inesquecível do que o Espírito de Cristo pode fazer na vida humana.
Nada parece mais comum para nós do que um copo d'água. Nesta era de alta tecnologia e complexa engenharia química, esta mistura de hidrogênio e oxigênio, H2O como chamamos, é a imagem da simplicidade. Mas a água é uma das substâncias mais notáveis encontradas neste planeta.
Você sabia que a vida existe na Terra em grande parte porque a água não se comporta como deveria? De fato, se esta substância clara se comportasse do modo como sua estrutura molecular sugere, a vida seria destruída por uma série de catástrofes. Nosso sangue ferveria no corpo, plantas e árvores murchariam e morreriam, o mundo se transformaria em um deserto árido.
A água desafia a convenção química. Ela é mais pesada em estado líquido do que sólido e pode subir uma colina a despeito da força da gravidade.
Vamos ver como a água realiza essas tarefas extraordinárias e como ela nos revela a maravilhosa engenhosidade do Criador. Vamos descobrir também porque a água é um símbolo tão maravilhoso da obra do nosso Criador e Recriador Jesus Cristo.
Em mais de uma ocasião Jesus usou o conceito da água para criar uma imagem de Si mesmo. Uma vez Ele estava no templo em Jerusalém, no último dia da Festa dos Tabernáculos. Cristo quis apresentar-Se de modo claro e receptivo ao povo. Assim, Ele ergueu a voz e proclamou estas palavras: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." João 7:38.
E aí João explica no versículo 39: "Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem..."
Jesus prometeu que Seu Espírito habitaria naqueles que depositassem a sua fé nele. E ele descreve seu espírito como "rios de água viva".
Você não gosta disso? O Salvador opera dentro de nós como o fluxo de água viva. O que isso quer dizer? Podemos obter alguma pista da natureza da água comum?
Vamos observar uma coisa chamada "ação capilar", ou seja, a capacidade de a água subir dentro de tubos, desafiando a gravidade.
Veja com atenção a água em um tubo e você verá que a sua borda se curva levemente para o alto. Isto acontece porque o hidrogênio na água é capaz de unir-se às moléculas de oxigênio no material sólido e com isso, empurra-se para o alto através desta atração. Quando isto acontece num tubo mais estreito, ocorre uma espécie de ação de subida. As bordas são empurradas para cima criando uma leve superfície curva. Aí, as moléculas de água unem-se umas às outras em quase todas as direções. Elas criam uma superfície de tensão que empurra a superfície curva endireitando-a e achatando-a. Então, as bordas são empurradas novamente para cima e o processo continua. Quanto mais fino o tubo, mais rápido a água consegue subir.
A ação capilar é que mantém vivas todas as plantas. Veja uma planta alta, por exemplo. Água e nutrientes do solo devem de algum modo chegar até as folhas lá em cima para mantê-las vivas. Como é que elas fluem contra a gravidade? Pela ação capilar. A água sobe por minúsculos tubos dentro dessas árvores. Sem essa ação, sem a incrível habilidade de unir-se a outras substâncias, todo o verde que você vê, simplesmente desapareceria.
Agora sabemos como a água flui através das raízes e caules para nutrir a planta, a frase de Cristo "rios de água viva" assume outro sentido. A água, sem dúvida, tem uma qualidade vivificante e isso nos dá uma pista da obra do Espírito de Cristo dentro de nós. Esta obra possui uma qualidade ativa, vivificante, nutritiva.
Jesus disse em João 4:14: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."
Água que salta para a vida eterna. Que imagem maravilhosa em vista do que sabemos sobre a ação capilar. O Espírito de Cristo nos impulsiona para cima, desafia a força de nossa natureza pecaminosa assim como a água nas plantas desafia a força da gravidade. Sim, o Espírito de Jesus dá energia às pessoas e, às vezes, de maneira um tanto dramática.
Charles Finney passou uma vez algum tempo em intensa oração buscando a Deus de todo o coração. Ele havia encontrado essa água da vida. Finney teve uma experiência da plenitude do Espírito Santo. Ele disse: "Pareceu vir em ondas de amor líquido. Nenhuma palavra pode expressar o maravilhoso amor que tomou conta do meu coração. Eu chorei bem alto com alegria e amor."
Bem, Charles Finney recebeu a energia que eleva, a água da vida subindo dentro dele. Ele seguiu e tornou-se o maior evangelista nas terras americanas.
Vamos observar mais uma propriedade única do H2O e o que ele sugere a respeito do Espírito de Cristo.
Você já parou para pensar por que o gelo flutua? É uma ocorrência tão normal que achamos fato comum, mas o gelo não deveria flutuar, meu amigo, ele é sólido. As moléculas dos sólidos são muito mais unidas do que as moléculas dos líquidos. Assim, quase todas as substâncias são mais pesadas no estado sólido. Mas não a água. Ela parece seguir uma lei toda dela. A princípio, quando a água é congelada, ela segue o padrão usual, ela se contrai, fica mais pesada e mais densa. Mas quando ela esfria abaixo de quatro graus centígrados, de repente começa a se expandir, ficar mais leve e menos densa. A razão reside na natureza especial dos laços do hidrogênio fazem esse processo e ajustam as moléculas próximas em cristais de gelo bem leves.
O fato de a água flutuar quando congela, faz uma diferença enorme no planeta. Se o gelo fosse mais pesado do que a água, ele desceria para o fundo de um lago durante a estação do gelo. Os raios do sol não chegariam até lá e ele não derreteria, assim, lentamente, o gelo aumentaria e encheria todo o lago, matando toda vida ali existente.
Os rios e os lagos do mundo e mesmo os oceanos, ficariam todos congelados. Mas graças à engenhosidade do nosso Criador, a água não se comporta como deveria, quimicamente falando. O gelo sólido flutua em cima dos corpos de água durante a estação do gelo e como resultado ele forma uma camada de isolamento que impede que a água em baixo se congele e assim os peixes e outros animais são protegidos durante o inverno.
O gelo nos fala do cuidado do nosso Criador. Será que ele também ilumina as palavras de Cristo sobre a água da vida, sobre o Seu Espírito dentro de nós? Eu acredito que sim, afinal a água congelada não afunda: ela fica boiando como gelo. Ela vem para o topo onde pode fazer algum bem. O Espírito de Cristo opera do mesmo modo: Ele fica flutuando dentro de nós, levantando-nos e impedindo-nos de descer para o fundo. Vemos isso especialmente durante os momentos de provação e depressão. Quando os problemas nos empurram para baixo, de acordo com as leis da natureza humana, deveríamos afundar logo. O Espírito de Cristo, porém, nos capacita a nos comportar de modo inesperado.
A apóstolo Paulo escreveu sobre isto aos irmãos: "Tendo recebido a palavra posto que em meio de muita tribulação, com alegria pode nos levantar mesmo em meio ao sofrimento." I Tessalonicenses 1:6.
o próprio Paulo experimentou isso. Ouça seu conselho entusiástico aos Filipenses 4:4: "Alegrai-vos sempre no Senhor: outra vez vos digo, alegrai-vos."
Quando Paulo escreveu estas palavras encorajadoras, ele estava acorrentado em um calabouço. Era prisioneiro dos romanos.
Eu visitei essa cela do calabouço da prisão mamertina em Roma onde Paulo ficou durante meses sem fim. Eu senti a umidade fria; eu senti a terrível escuridão lá embaixo. Amigo, as palavras "alegrai-vos sempre no Senhor" ecoam com muito mais força naquele calabouço. São palavras de um homem que não estava se comportando como dita a natureza humana. Ele estava flutuando na superfície, porque tinha em si aquela Água Viva, o Espírito de Cristo dentro dele.
O Espírito de Cristo, a Água da Vida, impede que as pessoas afundem no frio e na escuridão.
Há mais uma coisa notável a respeito da água que podemos aprender, mais uma evidência da engenhosidade do Criador e esta é a capacidade da água em absorver uma enorme quantidade de calor sem ferver. Quando examinamos componentes quimicamente similares à água, descobrimos que seus pontos de fervura são na verdade, próximos ou bem abaixo de zero grau centígrado. Pense nisso. O ponto de fervura é perto ou abaixo de zero.
Como regra, quanto mais leve o componente, mais baixo é o ponto de fervura. Se H2O que está entre os mais leves se comportasse como deveria, ferveria a 53 graus negativos. Imagine! Ferver a 53 graus abaixo de zero! Isso significaria que mesmo o gelo no Polo Norte ferveria. De fato, toda a água deste planeta iria ferver; o sangue em nossas veias ferveria também. Felizmente, porém, a água se comporta de modo único. Tem ponto de fervura extremamente alto: 100 graus centígrados acima de zero. Vemos isso todos os dias quanto esquentamos água no fogão. A panela começa a fazer ruído com o calor muito antes de a água sequer parecer quente. Para que a água ferva, seus laços de hidrogênio devem primeiro se soltar e em virtude desses laços serem mais fortes entre as moléculas, é preciso grande quantidade de energia para conseguir isso. É por isso que a água pode ser usada como agente resfriador no motor do seu carro; ela absorve tremenda quantidade de calor sem ferver. Devido a essa notável propriedade, a água pode agir para moderar o clima da Terra.
Grandes quantidades de água e umidade na atmosfera regulam os extremos da temperatura. Mesmo em um dia muito quente no Rio de Janeiro, com o sol brilhando intensamente, a brisa que é soprada do oceano pode nos refrescar, podemos sentir que é mais fria do que o ar ao nosso redor.
A água pode absorver o calor nos dias quentes e emitir calor nos dias frios e por causa disso a vida nesse planeta é muito mais agradável. Por causa disso, na realidade, a vida neste planeta torna-se possível. Sim, podemos agradecer a Deus pelo modo engenhoso como Ele fez a simples, mas extraordinária molécula da água.
A água age para modificar os extremos na temperatura. Eu creio que o Espírito de Cristo age também dentro de nós para modificar os extremos. Seu Espírito tem um efeito maravilhoso de equilíbrio e estabilização em nossa vida.
Logo após Jesus dizer aos discípulos que enviaria o Espírito Santo a eles como Mestre e Conselheiro, Ele disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27.
Quando o Espírito de Cristo vem a nós, a Sua paz vem também. Isso não é ótimo? É algo diferente da paz que com aumento conseguimos neste mundo. Não é apenas uma paz que vem quando o sol está brilhando e os pássaros estão cantando e nossa vida está toda nos trilhos. Não! A paz de Cristo é especial, tão única quanto a Água da Vida. Ela traz estabilidade às vidas que estão se esfacelando; acalma as tempestades dentro de nós; cria ordem dentro do caos.
Vejo isso claramente na experiência de uma mulher chamada Treena Kerr.
Nos anos setenta ela se encontra desmoronando-se emocionalmente. Ela vinha caindo há anos e a certa altura dessa queda, Treena foi julgada totalmente incapacitada de manejar sua vida e foi aconselhada a ir para uma instituição de doenças mentais por um período indeterminado. Apenas uma grande dose diária de "valium" a mantinha lutando. Mas felizmente, a família Kerr havia contratado uma empregada cristã, Ruthie Turner.
Ruthie contou tudo aos cristãos em sua pequena igreja e eles começaram a orar por Treena. Ruthie sabia que tudo o mais havia falhado para aquela mulher. Seu marido, Graham Kerr, de um conhecido programa de TV, ganhava um milhão de dólares por ano, mas a vida particular deles era um desastre. Tinham acabado de fazer um cruzeiro ao redor do mundo em um belíssimo iate e voltaram para casa mais infelizes ainda.
Um dia, após três meses de oração, Ruthie encontrou a senhora Kerr deitada em sua cama, gritando em desespero. Ela teve coragem suficiente para sugerir: "Por que não entrega os seus problemas a Deus?"
Treena pensou por um momento e então aceitou o desafio meio contrariada. Ela disse gritando: "Está bem, Deus. Se você é tão sábio, resolva tudo isto, porque eu não consigo."
Alguns dias mais tarde, ela acabou indo à igreja de Ruthie. Saxofones e tambores abriram o culto. O culto entre aquelas pessoas negras não era exatamente o que ela esperava, mas de repente, Treena ajoelhou-se e começou a orar: "Sinto muito, Jesus", ela começou a orar de modo simples, "perdoe-me, Jesus!"
Aqueles cristãos aceitaram Treena em sua comunhão. Sim, a mulher da mansão colonial saiu daquele igreja sentindo que Deus a havia tocado. Ela começou a beber daquela Água da Vida. Em casa ela começou um plano de leitura da Bíblia que Ruthie havia lhe dado. Tarde da noite, Treena foi pegar seus comprimidos para dormir, mas uma voz interior disse: "Você não precisa mais disso". Assim, ela pegou todos os remédios e os jogou na pia do banheiro. Muitas pessoas podem não parar com uma dosagem alta de "valium" de repente, mas Treena dormiu profundamente e acordou descansada, revigorada, olhos límpidos.
Uma semana depois, o marido voltou de viagem e encontrou sua esposa transformada. Ele pensou que sua paz e bondade deviam ter algo a ver com a ocasião, pois era época de Natal. Mas durou muito além das festas. Durante as semanas seguintes Graham continuou analisando sua esposa. Ele a conhecia desde os onze anos de idade. Ele a tinha visto destruir-se lentamente através dos anos. Mas agora, ele disse: "Ela estava totalmente recuperada; muito melhor e mais amorosa do que qualquer outra época em que eu me lembro."
A mulher que se desmoronava agarrou-se firme em algo sólido, uma paz que ficou firme com ela, um Espírito que modificou e equilibrou suas emoções loucas e caóticas.
Até mesmo o médico de Treena confirmou a presença da Água da Vida. Ele disse a Graham Kerr, com lágrimas nos olhos: "A sua esposa é um milagre."
Graças a Deus, meu amigo, pelo milagre do Espírito precioso de Cristo que transforma a experiência humana, que muda vidas. Sabe, o convite final da Bíblia, no último capítulo de Apocalipse, é um dos maiores: "E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." Apocalpse 22:17.
Isso é maravilhoso. Essa incrível substância, essa Água da Vida, vem até nós grátis como a chuva do céu, imerecida, não a conquistamos, ela simplesmente vem.
Amigo, Cristo oferece a Si mesmo e Seu Espírito a nós gratuitamente. Ele quer nos dar a Água da Vida que dá energia. Seu Espírito simplesmente nos mantém flutuando quando os problemas nos pressionam para baixo. Seu Espírito nos dá estabilidade. podemos ter paz em meio às tempestades da vida.
Você está com sede? Aceite o Senhor Jesus Cristo e seu convite para aceitar a Água da Vida. Você está sobrecarregado de culpa? Por favor, aceite a Água da Vida dessa fonte profunda que nos purifica.
..............................

Blog Jerusalém É Aqui.

0 comentários:

Postar um comentário