terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ALÍVIO

Leia em sua Bíblia: Salmo 17.1-15

Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair (Sl 55.22).

Por que temos tanta dificuldade em entregar a Deus nossas preocupações? Sabemos que ele pode aliviar-nos do peso que elas provocam, conforme lemos no versículo de hoje, mas insistimos em mantê-las conosco. Talvez pela crença de que “tudo que seguramos, dominamos”. A literatura de auto-ajuda trabalha muito com o conceito “eu posso, você pode”. Então, a idéia de “entrega” pode significar fragilidade para alguns, feridos em seu “amor próprio”. Certamente há outras explicações, mas o fato é que insistimos em absorver as preocupações, mesmo sabendo que há casos em que nada podemos fazer.
A oração de Davi no Salmo 17 tem seu contexto nos dias em que fugia do rei Saul. Este desejava matá-lo por acreditar que Davi havia praticado o mal contra ele. Dentro de uma caverna, Davi teve a oportunidade de matar Saul, mas não o fez por saber que era o escolhido do Senhor para ser rei; não se atreveria a levantar sua mão contra o rei, mesmo sabendo que Saul estava enganado a seu respeito e queria sua morte. Antes de tal desfecho, Davi clama por socorro e coloca sua integridade diante de Deus, certo de que jamais desejou o mal para Saul. A questão termina em reconciliação, com Saul pedindo a Davi que, quando este fosse rei de Israel, não eliminasse seus descendentes da História (1Sm 23).
Dois fatores ajudaram Davi a entregar a Deus suas preocupações: a confiança na justiça de Deus e o reconhecimento de suas limitações como ser humano. Além disso, Davi tomou decisões corretas: escondeu-se em cavernas para evitar o pior e não matou Saul quando teve a oportunidade fazê-lo. Se o fizesse, o ato seria “legal” diante dos homens, mas não diante de Deus. Davi cultivou uma consciência limpa. Os méritos não são de Davi, mas, no que dependeu dele, acertou. Será que podemos aprender alguma coisa com seu exemplo? A fé em Cristo nos livra das preocupações, mas não das responsabilidades.
............................
Reflexão de Erleu Fernandes
............................
Fonte: O Pão Diário

1 comentários:

Erleu disse...

A todos os amigos e amigas, aos irmãos e irmãs na fé e aos visitantes ocasionais deste simples, mas significativo bloguer, venho, de coração aberto, com profunda sinceridade, desejar a cada um, FELIZ NATAL. Que nesta festa cristã, na qual comemoramos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, possa haver em sua casa, na sua vida e nos seus relacionamentos, muita páz, muita alegria, muita saúde e grande prenúncio de prosperidades, no Ano Novo que já se desponta dentro de alguns dias. Suplico a Deus que derrame bênçãos copiosas sobre a vida de cada um dos seguidores do meu bloguer "jerusalemeaqui", muito obrigado pela sua amizade. FELIZ NATAL!!!

Postar um comentário