sábado, 22 de agosto de 2015

NINGUÉM PERDE POR DAR AMOR

NINGUÉM PERDE POR DAR AMOR
       Esboço - Erleu Fernandes (23/04/2013)

Leitura: Jo 15:12-14.17 

“12. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
17. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.
Amar. É uma palavra que está muito em uso por todos os seguimentos. Mas, será que as pessoas sabem amar do jeito que Jesus diz no V.17? Amar! Esse sentimento que faz as pessoas se aproximarem uma das outras e dar-lhes atenção, cuidado, amparo, companheirismo. Amar é querer bem.
Como que você está amando as pessoas? Porque dizer que eu amo a quem me quer bem e me é simpáticos é muito fácil; mas, querer bem a todas as pessoas isso é muito difícil. Já experimentou amar aquela pessoa que lhe causou mal? Que tentou denegrir seu nome e sua moral?
Observemos em 1Co 13: 1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que não soa, ou como o címbalo que não retine.
2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, não sou nada. 3. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada valeria!
4. O amor é paciente, o amor é bondoso. O amor não tem inveja. 0 amor não é orgulhoso. Não é arrogante.
5. Nem escandalisa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
6. O amor não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
7. O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8. A amor jamais acabará.

Vemos 1Co 13:1 que se eu não tiver amor serei como um bronze que não ressoa e como um sino rachado, sem serventia alguma.
Como bem vemos em 1Jo 4:7 João está nos dizendo que devemos amar uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Nos dando assim o entender de que o cristão convertido, renascido pela água e pelo Espírito e, que conhece a Deus, e que sabe, que se tornou um filho de Deus, gosta e tem alegria em amar, independente de quem quer que seja.
Em 1ª João 4:8 diz que: “quem não ama é porque não conhece a Deus, pois Deus é amor”.
O nome Deus se traduz por amor. Só não ama aquele que não conhece a Deus. Não é o que nos testemunha Jesus em Jo 3:16? “Que Deus amou o  mundo de tal maneira que nos deu o seu Filho Unigênito para todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna”?
Ainda sobre o amor João nos fala em 1Jo 4:19 “Nós amamos porque Ele (Deus) nos amou primeiro”.
Amamos porque o gesto de Jesus na cruz, nos diz, que devemos amar e, por mais que amemos nunca chegaremos a igualar o seu gesto, já que Ele deu a sua vida na Cruz, por amor, para que fôssemos salvos nEle e por Ele.
Em 1ª João 4:20b nos diz que: “Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê como pode dizer que ama a Deus, a quem não vê”? Quem fala assim é mentiroso
João nos diz nessa sua primeira carta no Capítulo 5:2 que: “Nisso conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos”.
Em João 15:13 que: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida em favor dos seus amigos”.
Enfatizamos aqui que: DAR VIDA POR SEUS AMIGOS é uma forma de amar, se desprendendo de tudo (que seja tempo, disponibilidade, doação de bens, sem medir valores ou impossibilidades).
Amar é querer bem sem se importar a quem.
Vemos em 1Co 13:4 “O amor não é arrogante. O amor é benigno, o amor não arde em ciúme, não se envaidece e não não se ensoberbece”.
É como já vos disse: quem ama é cheio de bondade, só sente completo depois que o outro tenha o mesmo que a si. Não quer ver o outro passando dificuldades. Quem ama quer ajudar.
Quem ama não se escandaliza com algumas atitudes do outro como nos mostra 1Co 13:5.
Quem ama, irmãos, não se alegra com a injustiça, mas está sempre alegre com a verdade.
Recordemos que Deus ama a qualquer pecador por mais atolado que esteja no lamaçal do pecado. Deus ama o pecador, mesmo odiando o pecado.
A frase "Deus odeia o pecado, mas ama ao pecador", entretanto, por mais que seja proferida e repetida, é uma forma simples de expressar uma situação complexa. Pois realmente é impossível separar o pecado do pecador, como se o pecado fosse uma entidade com vida independente, que apenas se utiliza do corpo e da mente do praticante.
Só pra gente encerrar irmãos: O Verso 7 de 1Co 13 nos diz “Que o amor tudo sofre”, nos dizendo que quem ama sofre o que for de ultrajes, maldades, difamações sem odiar. “Que quem ama, crê em tudo e em todos”. Quem ama, “espera com paciência” e não fica aborrecido murmurando e reclamando. Que quem ama “tudo suporta”, mesmo em grande dor, em sofrimentos, se desprezado por alguém suporta, perdoando.
Quais foram as palavras de amor que Jesus pronunciou na Cruz em seus últimos instantes? “Perdoai-lhes, Senhor, porque não sabem o que fazem”. Isso é amor. Isso é amar sem reservas.
Amemos irmãos. Mas amemos como Jesus nos amou. Pois só quem ama, conhece a Deus, e é de fato Filho de Deus. Amem, irmãos?

0 comentários:

Postar um comentário