sexta-feira, 24 de outubro de 2014

GUERRA DE PALAVRAS

Bom dia amados deste blog. Bem sabeis, que as pessoas, em sua maioria, são temperamentais; não deixam por menos, revidam, dão sempre "o troco". Mas não deve ser assim. A mansidão é uma regra de vida que leva as pessoas até a viver mais do que a não mansas. Ser manso é o mesmo que se tiver recebendo uma ofensa, responde com mansidão (com humildade, com temperança), tenta controlar a situação. Não é bem assim que se ouve sempre o ditado popular "quando um não quer, dois não brigam"?
.................................

GUERRA DE PALAVRAS

Leitura: Provérbios 15:1-23 
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". —Provérbios 15:1


Em 28 de julho de 1914 o império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em resposta ao assassinato do arquiduque Francisco Fernando e sua esposa, a duquesa Sofia. No período de 90 dias, outros países europeus tomaram partido para honrar suas alianças militares e buscar suas próprias ambições. Um único evento culminou na Primeira Guerra Mundial, um dos conflitos militares mais destrutivos da história moderna. 
A tragédia da guerra é assombrosa, no entanto, nossos relacionamentos e famílias podem começar a ruir com apenas algumas poucas palavras odiosas. Tiago escreveu: “…Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!” (Tiago 3:5). Uma chave para evitar o conflito verbal está em Provérbios: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (15:1). 
Um pequeno comentário pode provocar uma grande discussão. Quando, pela graça de Deus, escolhemos não retaliar com nossas palavras, honramos Jesus, nosso Salvador. Quando Ele foi injuriado e insultado, cumpriu as palavras proféticas de Isaías, “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca…” (Isaías 53:7). 
O livro de Provérbios nos incita a falar a verdade e buscar paz por meio de nossas palavras. “A língua serena é árvore de vida […] e a palavra, a seu tempo, quão boa é!” (15:4,23). Senhor faça de mim um instrumento de Sua paz. Onde houver ódio, que eu leve amor.
...........................................................
Blog: Jerusalém é Aqui

0 comentários:

Postar um comentário