segunda-feira, 7 de março de 2011

HERÓI

Leia em sua Bíblia: Gálatas 5.16-26

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé (2Tm 4.7).

Hoje é o aniversário de falecimento de um herói da fé, nosso conhecido. Para aqueles que o conheceram, é dispensável mencionar seu nome; para os que não o conheceram, o nome não faz diferença - faz diferença a descrição desse herói.
Trata-se de alguém que viveu a sua vida na integridade da fé cristã. Fiel aos preceitos de Deus. Fruto desse comportamento foi sua integridade moral. Sua fidelidade à família e à sua igreja foi inquestionável. Profissionalmente demonstrou sempre honestidade, probidade, zelo.
De certa forma, humanamente somos sempre levados a honrar e a enaltecer pessoas que assim se comportaram. Assim, como ao admirar um quadro, enaltecemos a força da arte expressa pelas formas e cores e esquecemos que estas nada mais são que a materialização do dom de seu criador, o artista.
No nosso caso, somos rapidamente levados a enaltecer essa pessoa e a esquecer o Criador.
Foi Deus quem o criou, o formou. Foi Jesus quem o salvou por meio de seu sacrifício na cruz, e foi o Espírito Santo quem lhe foi companheiro durante toda a vida (“pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que deverão dizer” Lc 12.12), dando a ele os seus frutos como lemos em Gálatas 5.22-23 “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Coube ao nosso herói manifestá-los.
Apesar de todas essas virtudes e, porque não dizer, como fruto delas, aprouve a Deus resgatá-lo desta vida num piscar de olhos. Em questão de pouquíssimos minutos, Deus o levou para a eternidade. Choque para os que ficam, uma glória para quem vai. Seguramente Deus, com seu imenso amor, quis poupá-lo de maiores sofrimentos eventualmente vividos com a fraqueza da senilidade, a dor da doença, a solidão com o passamento de seus queridos. A Deus, autor da história, toda honra e toda a glória. O homem planeja, mas Deus executa.
.....................................................
Reflexão de Erleu Fernandes
.....................................................
Colaboração: O Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário