terça-feira, 22 de março de 2011

A VIAGEM



Tenho e sempre tive a convicção de que estas vida aqui é uma estação de uma longa viagem de origem e destinos desconhecidos. Mas todas as vidas, a minha, a sua e de todos, passam pelos mesmos caminhos que levam ao crescimento humano e espiritual. Tem quem queira prosseguir a viagem. Tem quem queira prosseguir voando pela estrada. Tem quem queira interrompê-la abruptamente. Tem quem passe alheio a tudo, até mesmo à vida. Este último aí, não vive na verdade, passa o tempo todo da viagem sentado à beira do caminho, sem aprender, sem progredir, sem crescer. Não viaja, nem vive, só sobrevive. Para alguns a viagem é curta, nem chegam a desembarcarem, embarcam e voltam. Para outros a viagem é loooooooonga demais! Há quem leva na bagagem experiências ruins e aprende com elas. N’outras bagagens as experiências ruins se transformam em pesos. Pesam tanto que viram mágoas e se transformam em doenças. Na minha bagagem, as experiências ruins transformo-as em aprendizado. Isso as tornam leves. Na minha estrada observo cada pedrinha do caminho, o sol, a chuva, as flores, as plantas, os animais. Sou feliz por viver, por respirar, por andar, por enxergar, por poder falar, ter corpo prefeito, cérebro que funciona e mente que trabalha. Quando meu “eu” quer reclamar de algumas situações que passo, olho ao meu redor e observo que há outras tantas pessoas passando por situações patológicas muito piores que eu. Observo, especialmente o ser humano e suas diversas vestes. Não as vestes do corpo, porque são relevantes. Mas as da alma. A veste da cultura pode encobrir uma personagem bronca, rude, vazia e egoísta. O ouro, a riqueza, podem encobrir a pobreza extrema do espírito. Em contrapartida a veste da simplicidade pode encobrir um espírito de um estado de nobreza irretocável. Todo final de ano, principalmente, é tempo da gente repensar, sobre tudo o que fizemos ou deixamos de fazer na ano que termina. Réveillon é um tempo de reflexão. Ano novo é hora de novos sonhos, novas auto-propostas. Não adianta sonhar, ter réveillon maravilhoso, se não houver um réveillon íntimo. Roupas não vão vestir nem o meu e nem o seu futuro. Não importa se vou passear de branco, de prata, numa festa de família, vendo a queima de fogos, com champanhe, num lugar chiquérrimo, na montanha, a beira da praia ou num pobre barraquinho. Nem o cenário, nem o figurino são essenciais. Isso, são meros detalhes. Não importa de se vou virar o ano acordado ou dormindo. Só não posso dormir por mais um ano. Fechar os olhos aos meus objetivos, às minhas metas, ao meu melhoramento. Se eu fizer isso não será mais um ano novo. Não será nada além de ”mais um ano velho”. Fecho cada ano, cada mês e cada dia agradecendo. Agradeço a chance de existir, de respirar, andar, enxergar. Ter tido o privilégio de ser trazido a este planeta terra pelo casal de anjos, o papai e a mamãe. Ter uma família especial, ter tido uma infância de sonhos e oportunidades de aprendizado de vida, de valor imensurável. Oportunidade de ter saúde bastante para dar vida à outra vida. Oportunidade de trabalho, sobre todos os ângulos. Agradeço a Deus pela oportunidade de poder levantar e andar. Agradeço pelos tantos enganos que me ajudaram a me aprimorar e escolher o certo. Agradeço pelas tentativas constantes e incansáveis de manter minhas mãos e o meu coração limpos. Agradeço também pela presença ao meu lado de pessoas que me amam e a quem eu também amo. E o presente de amigos “presentes’, os mais distantes, os de sempre e os que chegam de surpresa. Estou pronto para me revisar e me reavaliar. Estou com as malas prontas. A hora que o Pai do céu quiser me chamar, estou pronto. Só peço a Ele algo muito próprio dEle; que antes, Ele me dê um banho de perdão e de pureza de minha alma. Pois quero chegar na presença dEle “alvo como a neve”. Faça as suas malas também, para viajar a uma vida melhor, com Deus, ainda por aqui. Pois viver é muito bom. E vivos podemos, ainda, ser úteis a muitas outras pessoas. Só te alerto de uma coisa. Seja melhor a partir de hoje, o máximo que tu puder. Melhore o seu jeito de amar, de olhar, de relacionar com pessoas, de agir e interagir com o mundo e com você mesmo(a). Siga em frente e uma boa viagem. Abraços deste amigo que o que unicamente quer é ter ver nos braços afetuosos do Pai do céu.
....................................
Reflexão de: Erleu Fernandes
....................................
Colaboração de: Verinha - Campos RJ.

0 comentários:

Postar um comentário